TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Antígona

Por:   •  13/11/2020  •  Resenha  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA – TRILOGIA TEBANA - ANTÍGONA

Antígona é uma peça grega escrita por Sófocles, onde se trata de questões não só jurídicas mas de problemas da convivência humana, tal como o embate jurídico do direito positivo e do direito natural e do ponto de vista das relações interpessoais tem a  questão do justo e injusto.

Para entender essa peça, é necessário relembrar a história de Édipo rei, que precede a história de Antígona. A história de Édipo começa com ele saindo da cidade de Corinto, devido ao fato de ter recebido uma profecia onde ele ia matar seu pai e casar-se com sua mãe. Ao caminho de Tebas, ele acaba encontrando uma comitiva com algumas pessoas e os mata, com isso ao chegar na cidade, ele desvenda um dos enigmas de uma esfinge e se torna rei, casando com a atual rainha Jocasta e com ela ele tem quatro filhos. No decorrer da história ele acaba descobrindo que a esposa era na verdade sua real mãe, na qual a mesma acaba se matando e Édipo acaba furando o próprio olho.

Diante de todo esses acontecimentos, dois dos filhos de Édipo disputam seu trono, onde Polinices e Etéocles também acabam morrendo fazendo com Creonte seu tio assuma o poder, Creonte declara que Etéocles seria sepultado dignamente e Polinices serviria de pasto para as aves e os cães. Antígona não aceita a condenação de seu irmão e vai contra a sua ordem enterrando dignamente seu irmão, sendo então punida com a morte.

A justificativa de Antígona por desobedecer a ordem do rei, baseou-se no direito natural, que é o costume do povo, que no caso naquela época iria além e seria também a vontade/lei dos deuses, nas quais segundo ela eram muito mais fortes e antigas que a lei positiva do próprio rei. Há também base no que hoje conhecemos como direito individual, pois ao sepultar seu irmão Antígona também estava realizando seu direito  e respeitando as relações familiares e os hábitos pessoais, já que toda família tinha o compromisso de enterrar seus parentes.

Outro ponto importante de se destacar era a influência das leis divinas, uma vez que ao condenar Antígona, os moradores de Tebas acabam recebendo em suas portas os restos mortais de Polinices, no qual foi aderido a justificativa que os deuses não estavam felizes com o condenamento feito à Antígona. Há de se lembrar que em muitos momentos na história, as leis divinas serviram para limitar os poderes dos governantes, para que os mesmo não se tornarem tiranos.

Isto posto, Antígona revela-se atual por apresentar o embate entre o direito natural e o direito positivo, além de apresentar o direito subjetivo e individual, portanto, há muito presente a diferença entre as norma morais e as leis, mostrando que nem sempre a legalidade está prevista apenas nas leis e que as normas morais são tão importantes quanto as normas positivas na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (22.5 Kb)   docx (144.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com