TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Como eu era antes de você

Por:   •  9/6/2017  •  Resenha  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 5

O filme retrata a história de um jovem rico e bem sucedido, Will Traynor leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo, para a preocupação de seus pais. É neste contexto que Louisa Clark é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will.

Após ter sofrido um acidente e ter ficado tetraplégico, que traz muitas mudanças para vida e a maneira como ele passa a lidar com sua nova realidade, durante o filme Will se mostra em estado de choque, pois está com uma das limitações físicas mais severas, que ocorre a perda em maior ou menor grau, do movimento dos braços e pernas.

Caracterizado por uma vulnerabilidade normatizada para realizar as tarefas do cotidiano, não respondendo adequadamente a demanda social diante as expectativas depositadas nele, e conseqüentemente, ao se perceber inferiorizado, tendo maior parte do corpo comprometido causado pela deficiência secundária.

Demonstrando, incapacidades desvantagem das emoções acompanhada pelo o luto e de alguns fatores determinantes na interação com outro, estando em processo de adaptação perante deficiência.

Will demonstra ser inflexível com as pessoas que tenta ajudá-lo, depender o tempo todo dos outros é estressante e constrangedor para ele. Apresenta traços de ser uma pessoa orgulhosa, nunca aceitou sua condição como tetraplégico, se mostrava em uma fase de negação marcada por um isolamento do contexto social ficando penas em um quarto, que por sinal era apto, já que sua deficiência trazia dificuldades para se locomover.

A instabilidade emocional é constante, há também uma ambivalência em relação aos sentimentos, isso se dá pela hegemonia emocional, que são varias emoções como medo, raiva, tristeza e alivio. A reação emocional é muito singular, cada individuo vai reagir de uma forma diferente.

Influenciado negativamente por aspectos sociais em diferentes partes, tanto nas características físicas, psicológicas, e culturais, já que tinha imagens muito diferente, que por sua vez se tornou carregada de emoção e impregnada das vivências ou não, a sua nova realidade estava cheia de estigma por parte do contexto social.

Will não perdeu apenas os movimentos de seu corpo, ele perdeu toda a sua rotina agitada e ativa, não podia mais praticar esportes que ele tanto gostava, perdeu a namorada, ele se isolou do seu círculo de amigos, tomando uma postura retraída. O fato de estar naquela situação incomodava muito, ele se tornou uma pessoa um tanto quanto amarga e áspera.

A princípio Will se recusa se colocar em atividade, onde teve estimulação de Louise que traça um plano tentando provar à Will que ele ainda é capaz de ser feliz, porém, sem o menor sinal de empolgação, seu organismo revela o quanto sua saúde é frágil. Ele não teve uma aceitação ativa, pois não supera o ódio pela deficiência, e as tentativas de compensação e adequação ao padrão de normalidade estabelecido. Para aceitação da deficiência é necessário que ela se torne visível para que o indivíduo consiga enfrenta-la, em sua maioria ele se fechou, evitando sair e se relacionar com seus amigos, não suportando ver a vida de outra perspectiva.

Apesar de suas limitações ainda conseguia ter algum tipo de independência, demonstrando um equilíbrio do desenvolvimento diante da deficiência resignado da compensação social das limitações orgânicas e funcionais impostas por essa condição.

A perspectiva histórico-cultural permite uma visão emancipada, que participa na organização de sua própria história sendo uma pessoa que ao longo do convívio com a deficiência se tornou ativo, deixando de lado o rótulo recebido passando a demonstrar sua essência, como quando foi a festa de casamento de sua ex namorada, estando presentes as pessoas que antes era do circulo de convivência.

Os pais de Will sempre estiveram ao seu lado, deram todo apoio, se esforçaram ao máximo para proporcionar melhor qualidade de vida e investiram em todas as formas de tentar reparar os danos, tanto físicos quanto emocionais, porém devido ele ter a visão insuportável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com