TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Crianças Invisíveis

Por:   •  29/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO A RESPEITO DO FILME “CRIANÇAS INVISIVEIS”

A produção “Crianças Invisíveis” é uma série de curtas metragens onde mostra a realidade de diversas crianças em vários locais do mundo. Os filmes exploram temas como pobreza, discriminação, exploração infantil e guerra, entre outros. As histórias são contadas através dos olhos das crianças e mostram suas realidades e desafios cotidianos. 

O primeiro curta, intitulado de “TANZA”, mostra a realidade de um grupo de meninos africanos rejeitados, sem famílias e fortemente armados. Esse grupo de crianças mostra ser muito independente ao decorrer da história, mostrando uma realidade de crianças sem infância, sem família ou qualquer orientação, sendo que tal vida que levam não é de escolha própria, mas sim o que lhe foram oportunizados. No fim do curta, mostra uma das crianças dentro de uma sala de aula, respondendo a perguntas escritas no quarto, tal imagem mostra que essa criança gostaria de ter tido uma vida diferente, mostra o seu desejo de ir à escola.

O segundo curta metragem, com o título “Ciganos”, mostra a realidade de algumas crianças e adolescentes em uma situação de reabilitação criminal, é mostrado também a dura realidade dessas crianças, muitas com famílias desestruturadas e abusivas. Também é mostrado nesse curta uma tentativa do Estado de disciplina-las através de atividades como a música, porém através de profissionais poucos preparados, truculentos e até mesmo violentos.

O terceiro curta, “crianças da américa”, alude a uma criança portadora do vírus HIV, crescendo em uma família onde os pais são dependentes químicos, residindo em bairros pobres e violentos e sofrendo bullying na escola por causa de sua condição. A realidade dessa família pode ser contextualizada também a vida do patriarca da família, um ex-combatente da guerra do Iraque, sem oportunidade de emprego e com traumas de guerra, mostrando que todas essas questões influenciam diretamente na vida da criança.

O quarto curta, “Bilú e João”, é ambientado nas periferias da cidade de São Paulo, mostrando uma realidade muito próxima da gente, onde crianças tem desde cedo a responsabilidade do sustento de suas casas, trabalhando nas ruas, juntando latinhas, fazendo o que podem parar ajudar no sustento das suas famílias. O curto é chocante ao mostrar diversas vezes uma realidade de violência das ruas que as crianças são expostas.

O quinto curta, mostra um protagonista já adulto, fotografo de guerra e com diversos traumas devido a sua profissão. Esse adulto é colocado no papel de uma criança, a história mostra a simplicidade que a vida de uma criança pode ser, mostrando brincadeiras e levando o protagonista a um breve momento de leveza, podendo dizer que aquela simplicidade o fez esquecer dos problemas que ele tinha em sua vida.

 O penúltimo curta metragem mostra a história de crianças marginalizadas, vivendo da renda de pequenos furtos, enquanto a sociedade se mostra descontente com a situação de serem frequentemente assaltadas por elas, pedindo como solução do problema a prisão dessas crianças. A situação se mostra ser uma história muito próxima a que passamos atualmente, tendo um debate bastante atualizado, onde alguns debatem que essas crianças devem ser responsabilizadas criminalmente por esses crimes, enquanto outros acreditam que tal conduta a transformariam em verdadeiros bandidos. O final da curta mostra que apesar da dura realidade das crianças, ainda há uma pouco de infância nelas, mostrando que elas ainda reservam um tempo para se divertirem em um parque de diversões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com