TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o Filme o Senhor das Moscas

Por:   •  17/10/2021  •  Resenha  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

É nítido que uma das ideias principais do filme “O Senhor das Moscas” é levar a uma reflexão aprofundada sobre a importância da civilização e sobre o perigo da perda desta, que pode levar ao estado de natureza citado por Hobbes, que se trata do estado selvagem, que evidencia a pior faceta do homem, o levando a usar, se necessário, o seu poder de violência ilimitado.

A civilização se faz presente quando os garotos escolhem Ralph como chefe, criam uma sociedade de colaboração e democracia, com delegações de tarefas para captação de alimentos, construção de acampamento e a conservação de uma fogueira para serem resgatados.

Com relação a natureza humana, Hobbes cita que é possível encontrar três principais motivos de conflitos: a competição, a desconfiança e a glória. No filme, a competição foi causada pela vontade dos garotos de ter vantagens da forma de sobrevivência, na briga por objetos e nos espaços da ilha. Houve a desconfiança entre eles sobre a possível chegada de um resgate ou não. E por fim, a glória era traduzida na imagem do “chefe da tribo”, que no início estava representada por Ralph, que usava a sua influência de uma forma harmônica e civilizada, e em seguida por Jack que obteve autoridade sobre os demais, juntamente com reputação e respeito, se utilizando da tirania.

Outro estopim que levou ao fim da civilização e ao início da guerra entre os garotos foi a diferença de opiniões e objetivos. Alguns acreditavam que seriam resgatados, outros não. A minoria queria passar os dias respeitando e colaborando uns com os outros, a maioria não. Alguns acreditam no monstro, outros não. Sobre esse último aspecto, é possível observar como a democracia pode ser manipulada para o mal, como é mais fácil as pessoas ficarem unidas contra um inimigo comum (monstro) que pelo bem comum e como as pessoas são manipuladas por suas necessidades, neste caso, a satisfação imediata da sensação de medo.

O processo de mudança que os garotos passaram é um ponto de grande importância para observar que a civilização estava se tornando uma realidade cada vez mais distante. Eles abdicaram das roupas, pintaram suas faces, passaram a utilizar lanças e se mostraram dispostos a seguir as regras de um ditador. Quanto mais garotos participavam do grupo tirano, mais os “opositores” se sentiam pressionados a acompanha-los.

O período de pós-guerra retratado pelo filme, também tem importante influência no comportamento da maioria dos garotos, já que demonstrava uma certa decepção da humanidade, e trouxe a descoberta do mal como algo normal para existência humana, sem levar em consideração a idade e o meio em que se vivia, levando justamente a um possível estado de natureza. Dentro desse contexto, pode-se dizer que Jack os garotos da sua tribo representariam os nazistas e a perseguição e extermínio de opositores.

  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (212.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com