TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme "A experiência"

Por:   •  28/5/2017  •  Resenha  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 2

TEXTO REFLEXIVO SOBRE O FILME “A EXPERIÊNCIA”

        O filme “A experiência” tem como objetivo nos levar a refletir acerca do comportamento e reações do ser humano em situações de poder e dominação do próximo e diante de imposição de regras. A experiência teve a duração de 15 dias e foi monitorada através de sistemas de vídeo por 24 horas e mostrada dia a dia.

        No começo do experimento, os homens que estavam em posição de presidiários pareciam atuar como tais, sem manter muito diálogo com os colegas, eles acreditavam que por estar naquela posição deveriam “se comportar como presidiários”. Os carcereiros tratavam-se como colegas, mantendo uma relação de amizade.

        Com o passar dos dias, na medida em que os presidiários eram submetidos à regras e humilhações e os carcereiros começavam a se sentirem donos do poder, o jogo se inverte. Os carcereiros se tornam cada vez mais arrogantes, competitivos, individualistas e egoístas com o próximo, sem se importar com o sentimento e bem estar alheio em nome do poder e autoridade. Já os presidiários ao serem humilhados em grupo, tornaram-se cada vez mais unidos e solidários uns com os outros.

Os carcereiros não foram capazes de agir com indiferença em relação aos presidiários como se estivessem em posição de trabalho/profissão e os presidiários não foram capazes de agir com indiferença em relação aos carcereiros como se fossem meros funcionários do presídio. Criaram-se disputas pessoais entre os dois grupos, fenômeno que a Psicologia chama de “processos grupais”.

Logo no quinto dia, dois “presidiários” foram hospitalizados com problemas de saúde decorrente do ambiente que foram submetidos e um entrou em depressão, o resultado de apenas cinco dias foi sentimento de desamparo, desorientação e perda de senso da realidade. Observa-se ainda que após um terço do experimento, aumentou a submissão a autoridade e diminuiu a incidência de violência entre os presos.

A situação fugiu de controle e a experiência não chegou ao fim. Era regra não haver nenhum tipo de agressão física entre os pesquisando, entretanto, houve inclusive morte e violência contra uma das pesquisadoras. A Justiça foi acionada e os mentores da experiência foram obrigados a responder judicialmente pela violação de direitos humanos e demais consequências da experiência. Conclui-se assim que não é saudável e nem possível testar os limites da mente humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com