TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme o dinheiro nunca dorme

Por:   •  3/6/2015  •  Resenha  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  2.099 Visualizações

Página 1 de 5

Em 2001, Gordon Gekko (Michael Douglas) é libertado da prisão depois de cumprir oito anos por  abuso de informação privilegiada e fraude financeiras. Sete anos depois, Gekko está promovendo seu novo livro SER GANANCIOSO É BOM?, titulo esse que agora vem com um ponto de interrogação, pois esta frase sempre foi usada por Gekko, com uma exclamação para afirmar que ganancia era uma coisa boa, esse titulo então visa uma advertência sobre a crise econômica que viria. Sua filha Winnie, que se encontra distante de Gekko, está namorando Jacob Moore um comerciante proprietário de ações da Keller Zabel Investments. Jacob tem como mentor, e sendo assim protegido  do diretor da empresa Louis Zabel, e está tentando levantar dinheiro para um projeto de pesquisa de fusão que criaria enormes quantidades de energia limpa para o mundo.

Depois que as ações da Keller Zabel perde mais de 50% do seu valor, Louis Zabel tenta organizar um resgate para KZI de outros bancos de Wall Street, mas é bloqueado por Bretton James, chefe da empresa rival Churchill Schwartz, que Louis Zabel havia recusado  socorrer oito anos antes. Na manhã seguinte, Louis Zabel se mata, saltando na frente de um trem do metrô, porque ele não consegue lidar com o estresse e constrangimento de perder sua empresa. Atormentado com a morte de seu mentor, Jacob propõe casamento a Winnie, que aceita. Mais tarde, ele se aproxima de Gordon Gekko após uma palestra. Gekko diz a Jacob que o colapso da Keller Zabel começou quando surgiram rumores que  a empresa possuia dívidas e essa informação veio a se espalhar em wall street . com isso, jacob e gekko selam um acordo, onde jacob vai tentar reaproximar winnie de gekko e gekko vai ajudar a  reunir informações para destruir a carreira de Bretton em busca de vingança pelo suicídio de Louis Zabel.

Ajudado por Gekko, Moore descobre que Bretton James lucrou com o colapso da Keller Zabel. Em vingança, ele espalha rumores sobre a nacionalização de um campo de petróleo Africano de propriedade de Churchill Schwartz. A empresa perde US $ 120 milhões, e com isso Bretton oferece um trabalho de Moore, que  aceita visando se vingar pelo suicídio de seu mentor. Em seu novo trabalho, Moore convence os investidores chineses para financiar a investigação sobre a fusão que vem a apoiar. Bretton fica impressionado com a iniciativa de Jacob e consequentemente feliz com seu novo investimento.Moore consegue um assento em um jantar beneficente para gekko no valor de US $ 10.000.

E particularmente essa é a cena central do filme, onde podemos ver o jogo de interesses em volta de wall street e dos investidores, onde nesse jantar beneficente que ocorre no metropolitan museum, lugar frequentado principalmente pela nata nova yorkina, e onde percebemos que são nesses jantares beneficentes a arena de disputa onde competem os investidores e empresários, e onde o luxo é predominante e a ganancia também, onde os investidores desafiam-se e trocam informações privilegiadas que podem levar as ações de uma empresa a subir ou despencar de uma hora pra outra.

Gekko então diz: “ se jogassem uma bomba aqui hoje á noite, não sobraria ninguém para governar o mundo” remetendo a ganacia concentrada no local.

Conversando com Gekko, Bretton indica que ele sabe o que ele fez para ele e também para Louis Zabel. Bretton então humilha gekko afirmando sua insignificância agora no mercdo de wall street, já que gekko se encontra impossibilitado de atuar no mercado financeiro. Quando Winnie vê seu pai, se chateia e sai do jantar. Gekko segue  Winnie e pergunta o porque de sua filha estar tão chateada, winnie então culpa o pai por tudo que deu errado em sua vida, Gekko responde dizendo que a filha não pode culpá-lo por tudo. Gekko então conta tudo que fez em beneficio da família para Winnie, que até então não sabia sobre as coisas boas, que o pai havia feito e com isso o perdoa.

Como a economia começa a desintegrar-se, Winnie anuncia a Moore que está grávida de um menino, e Bretton revela a Moore que o investimento chinês está indo para uma outra linha em vez de acontecer o planejado, o que perturba Moore. Gekko então propõe uma solução, usando uma conta de 100 milhões de dólares fundo fiduciário na Suíça, que Gekko abriu para Winnie na década de 1980, para financiar a investigação e salvar a empresa. Ela assina dando o dinheiro para Moore, que, em seguida, confia-a esse dinheiro para  Gekko para ele legitimar os fundos de investimento na empresa de pesquisa de fusão. No entanto, Gekko trai sua filha e Moore, deixando o país com os US $ 100 milhões. Jacob percebe que Gordon estava apenas o usando para conseguir o dinheiro da conta. Atormentado, Jacob confessa a Winnie o acordo que ele tinha feito com seu pai e  Winnie, em seguida, afirma que perdeu a confiança em jacob.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com