TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Civil do Estado

Por:   •  9/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

De forma branda e geral, entende-se como responsabilidade civil, o pressuposto de que todo indivíduo que viola um bem juridicamente tutelado de terceiro, por meio de um ato ilícito ou licito, tem a obrigação de repara-lo, nasce então a indenização, isto é, a reparação do dano causado por força da responsabilidade civil. Desta forma, só se pode falar em indenização quando existe dano, seja ele material ou imaterial, à exemplo do dano moral.

Conquanto comumente se fale em responsabilidade civil no âmbito das relações entre os comuns, atualmente é ordinário o entendimento pacifico, nos mais diversos ordenamentos jurídicos globalizados, de que nas relações entre Estado e cidadão, incorre a responsabilidade civil do Estado, ou seja, quando agente estatal causa dano em decorrência de sua função, por estar investido ali na forma de representante do Estado, tem este a responsabilidade de ressarcir o prejudicado.

Por isso se faz mister o estudo do instituto da Responsabilidade Civil do Estado, tema que abrange o seguinte trabalho, buscando o entendimento dessa complexa relação entre Estado e jurisdicionado.

2 A RESPONSABILIDADE CIVIL

Para se entender a responsabilidade civil do Estado, é supra o estudo do instituto da responsabilidade civil entre os comuns, pautado no brocardo romano do “neminem laedere”, isto é, ninguém tem o direito de causar prejuízo a outrem, sob pena de ser obrigado a sanar o dano causado, seja ele material ou imaterial.

Outrossim, a responsabilidade pode ser contratual ou extracontratual, também conhecida como aquilina, na primeira, a responsabilidade advém de um contrato previamente estabelecido que obriga os contratantes entre si, já a segunda, decorre da mera conduta positiva ou omissiva que infringe a lei vigente.

A responsabilidade civil, no que tange seu fundamento, também pode ser subjetiva e objetiva, a primeira, consiste na aferição de quatro elementos para constatação da existência do dever de indenizar:

a) Conduta do agente;

b) Existência do dano;

c) O nexo-causal entre conduta e dano;

d) A culpa, em sentido geral, do agente.

Enquanto na responsabilidade objetiva não é necessário o aferimento da culpa do agente, devendo somente existir os outros três elementos constituintes da responsabilidade civil: conduta, dano e nexo-causal.

No ordenamento jurídico brasileiro em regra se aceita a responsabilidade subjetiva, prevista, mais precisamente no Código Civil de 2002, em seu artigo 186, porém o artigo 927 do mesmo diploma legal, em seu parágrafo único permite a aplicação da responsabilidade objetiva nos casos previstos em lei ou quando a atividade desenvolvida pelo agente gera risco ao direito de outrem, por sua natureza.

Conforme analisaremos posteriormente, a responsabilidade civil do Estado é formada exclusivamente pela responsabilidade objetiva.

3 A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

Transpassado o entendimento da responsabilidade civil entre os jurisdicionados, adentramos o campo da Responsabilidade Civil do Estado, tema do referido trabalho,

conforme já dito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com