TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Qual o pensamento dos sofistas da Grécia antiga?

A preocupação da então incipiente especulação filosófica para os problemas humanos, os sofistas, que vamos encontrar os primeiros antepassados diretos de um tratamento empírico do direito em termos a prenunciar uma sociologia jurídica. Em que pese a categoria intelectual desses pensadores extraordinários, o seu pensamento a tantos títulos inovador, que em grande parte só pode ser compreendido a partir das coordenadas de seu peculiar enquadramento sócio-cultural.

2 - Fale sobre a crise do sistema jurídico sofista?

Houve uma dupla crise. Sendo uma imanente a evolução do pensamento Pre-socrático, e, outra, cuja origem se prende mais diretamente as substanciais alterações da vida social. Como crise imanente ao pensamento. Os sofistas tinham uma desconfiança na razão. Essa desconfiança pela multiplicidade e da contrariedade das várias respostas que a questão outologica havia proporcionado a filosofia pre-socrática. Aos olhos dos sofistas, essa multiplicidade e contrariedade, desmoralizava a pretensão de uma verdade universal. De que a filosofia e em particular a pre-socrática sempre participou, como não se podia atribuir a culpa, pelo desacerto para aqueles então sábios Sofis. Impugnaram o instrumento por eles utilizados, a razão, e passaram a história do pensamento como, expressão inicial do ceticismo e do relativismo. A outra crise era a do sistema social de vida helênico, que poderia resumir na cidade-estado. A vida grega, por influência do extraordinário esforço da guerra, experimentava a transição critica, entre o tradicional sistema aristocrático de vida e o nascente sistema democrático. O esforço de guerra empregado para barrar o imperialismo persa determinou a disseminação pela massa quanto ao privilégio aristocrático quanto ao uso de armas no nobres. Com isso os plebeus começaram a se ver na mesma classe social que os outros que se determinavam nobres

3 - conceitue o racionalismo da antiguidade e depois apresente as ideias de Sócrates que combatiam o relativismo sofista.

O racionalismo, que por influxo socrático, iria suceder aos sofistas em vitoriosa polemica com eles, não seria um terreno fértil para um tratamento realístico do direito, em termos a fazer avançar o processo de formação de uma sociologia jurídica.

Sócrates combatendo o relativismo sofistico concentrou seu interesse teórico numa gnosiologia intelectualista que deságua numa ética também intelectualista e numa política aristocrática que Platão levaria a sua cabal conclusão na formulação utópica da República, onde confiando excessivamente no poder da educação como meio de conformação das classes sociais, e no ritmo perfeito, o filosofarei, desleixou a cogitação das normas jurídicas, certamente consideradas como recursos supérfluos por quem contava com a perfeição utópica da República ideal.

4 - Explique o processo de formação da Sociologia Jurídica e a influência dos antigos filósofos, destacando seus principais precursores.

O processo de formação de uma sociologia jurídica, ficaria apenas a lição que o gênio platônico hauriu nos duros fatos: a presença do direito e fatal na sociedade humana.

Aristóteles, por tantos títulos precursor da sociologia, podemos encontrar em numerosos aspectos de sua obra, traços reveladores de um empirismo realístico no tratamento das leis da organização do governo, que se recomendam ao reconhecimento dos estudiosos atuais da sociologia jurídica.

S. Tomaz e Suarez, que admitem uma relativização dos mandatos supremos do direito natural tendo em vista as circunstâncias históricas e as necessidades sociais.

O pragmatismo amoralista de Machiavelli, separando moral e política deu um passo decisivo no terreno próximo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com