TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Sociologia

Por:   •  8/10/2019  •  Dissertação  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

        

[pic 1]

[pic 2]

                           

Resumo

 De

Sociologia

Nome :  Henrique Albuquerque                                           Série : 3º C

Nº :  13                                                                   Professor :  Mara

        A obra trata das relações entre as diferentes culturas, da riqueza de formas culturais existentes no mundo e as relações de seus membros entre si. Tem a abordagem de como é a relação entre cultura e civilização.

        Cultura é um tema cheio de ambiguidades, o autor procura revelar as principais confusões que as pessoas costumam ter, ele tenta esclarecer por que as culturas mudam tanto e qual o sentido delas mudarem. A cultura sendo tudo aquilo que caracteriza uma população humana, o autor descreve duas coisas com diferentes sentidos: a primeira é a hierarquização das culturas, pode-se dizer que uma cultura é mais avançada que a outra através disso. Já na segunda, ele diz que não é bom fazer essa hierarquização, que cada cultura tem seus próprios critérios de avaliação e que para cada um tem ponto de vista diferente.

        A linha de evolução para a sociedade é ingênua de certa forma, ligada ao preconceito a discriminação racial. Discutir sobre cultura ajuda-nos a compreender a nossa própria realidade cultural, talvez faça-nos até percebermos que existem coisas das quais possamos nos posicionar contra ou coisas nas quais nos faça sentirmos superiores. Com isso, para lançar nossos olhos sobre qualquer cultura necessitamos ser nulo de qualquer julgamento de valor. Por fim, não se deve comparar realidades e culturas, mesmo sendo do mesmo país ou continente.

        Podemos entender cultura como uma dimensão do processo social e utiliza-la como um instrumento para compreender as sociedades. A cultura apresenta grandes marcas de desigualdade, não se pode esquecer e ignorar as relações dentro de uma sociedade.

        Cultura era então uma preocupação de pensadores em interpretar a história humana, em compreender a particularidade dos costumes e crenças, em entender o desenvolvimento dos povos no contexto das condições materiais em que se desenvolviam. Grandes partes dos seres humanos criaram a ideia de que a cultura europeia é bem melhor e superior do que as demais. Alguns chegam a dizer que certos indivíduos não possuem cultura, mas o que é “não ter cultura”? É preciso compreender que todos nós possuímos culturas, porém o mundo foi se diversificando.

        Cada vez mais a cultura é ligada ao poder. A cada dia o espaço para discussões a cerca do que seja cultura, tem aumentado, e não é por nada que isso acontece. Sendo sinal de poder, ela deve ser entendida para poder ser controlada. O poder capitalista tenta criar sua própria cultura, alienando a todos com propagandas pelos meios de comunicação.

        A diversidade cultural não é composta apenas pelas ideias, mas também pela maneira de se comportar na vida social, essas ações podem ser alvo de estudo, a maioria das diferenças pode ser analisada a partir disso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com