TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Desenvolvimento Econômico

Por:   •  12/9/2015  •  Monografia  •  2.120 Palavras (9 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 9

           Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Desenvolvimento Econômico

Nome: Carla Lorenzza Ribeiro Nunes

RA: 9977021646

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Desenvolvimento Econômico

Tema 3: A Globalização, a Crise Econômica e o surgimento dos BRICS

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 3]

Introdução

        No mundo contemporâneo tem se presente à globalização, e a partir desta houve um enorme desenvolvimento. Foi neste momento em que houve o surgimento de grandes avanços tecnológicos, onde tudo ficou interligado através de um clique, em adição, corporações globais nasceram como também o surgimento de máquinas, equipamentos e bens de consumo em geral. Assim, a produção passou a ser manufaturado em locais diferentes devido à busca do menor custo.

        Desta forma, encontra-se aqui a Atividade de Auto Desenvolvimento da Aula Tema 3: A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS.

        Conforme o andamento desta Atividade de Auto Desenvolvimento desenvolver-se-á um relatório sobre o estudo dirigido da disciplina de Desenvolvimento Econômico da Aula Tema 3.

        Redigirá ao decorrer do desenvolvimento conceitos a respeito da globalização, do outsourcing, além do estudo da empresa Vale S.A (escolhida por mim) atrelada à globalização, terceirização, marca global e dentre outros fatores.

        A seguir, boa leitura e compreensão desta Atividade de Auto Desenvolvimento.

Globalização        

Devido à necessidade da expansão do capitalismo por volta das duas últimas décadas do século XX ocorreu o processo de expansão. Primeiramente, com o grande avanço tecnológico tudo ficou interligado através de um clique e assim houve o surgimento de grandes corporações globais, o surgimento de máquinas, equipamentos e bens de consumo em geral, tornando se em um fenômeno global. Com isto, a produção passou a ser manufaturado em locais diferentes devido à busca do menor custo – o outsourcing. A partir deste momento como se observa houve a mundialização, ou seja, a globalização da produção, do consumo e da circulação destes.

        Após a segunda mundial, deriva se o Consenso de Washington. Este fez com que a economia sofresse base nos ajustes e nas reformas macroeconômico. Só ocorreu, pois o Estado diminuiu seu papel na economia, como a redução de investimentos sociais e na infraestrutura, a livre flutuação do cambio, e a abertura para capitais estrangeiro – o Neoliberalismo.  

        Além disto, o mundo das finanças e das aplicações financeiras integraram se globalmente, tornando as em primeiro plano das transações econômicas. Entretanto, o poder dos mercados de capitais e dos grandes bancos de investimentos desenvolveu uma grande importância em investir em ações e títulos das diversas categorias representadas pela categoria da indústria, comercio e dentre outras fontes geradores de riqueza.

        Posteriormente houve também a disseminação entre os países ricos, conhecidos como a G7, o grupo dos sete países ricos mais industrializados do mundo, compostos pelos EUA, França, Inglaterra, Alemanha, Japão, Itália e Canadá.

        Em meados dos anos de 1998 até 2009, os bancos de investidores dos EUA saltaram de 13% para 40% na concentração de depósitos de recursos financeiros no interior na maior economia do mundo, e passaram a financiar diversas operações, como corporação e imóveis pelos cidadãos. Isto levou ao surgimento de grandes bolhas especulativas que mais tarde estourou e trouxe prejuízos significantes para toda a economia. Devido a este ocorrido, nasce uma das maiores crises do capitalismo, pois o efeito foi dominó, onde todos os países ricos estavam interligados, afetando os EUA e a Europa.

        Não obstante, enquanto os países sofriam com a crise financeira, os países em desenvolvimento adotaram medidas preventivas como o aumento de reservas internacionais, aproveitamento de recursos gerados pelos investimentos diretos feitos por multinacionais. Nasce então, a BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), e enquanto os países da G7 declinavam se, os países do BRIC inclinavam se; observa-se que em 2009, os BRIC aderem à África do Sul, tornando se BRICS. Hoje pode se dizer que os BRICS produzem 25% do PIB mundial.

Definição de Outsourcing

A palavra Outsourcing significa “fonte de fora”, sendo a empresa que obtém a mão de obra terceirizada.  

O Outsourcing, ou seja, a terceirização é a libertação de recursos das organizações e dos gestores que tem a sua concentração nas áreas de negocio da elevada importância estratégica convertendo que este torne um serviço externo subcontratado.

        Esta ferramenta estratégica é um processo de gestão moderno, onde gere o negócio de forma eficaz e eficiente, garantindo a possível rentabilidade. Além disto, vem contribuindo muito para o fortalecimento da competitividade.

        Entretanto, faz se presente as vantagens e as desvantagens que o outsourcing apresenta para Araújo (2001). Suas vantagens estão na redução de custos na utilização de recursos da empresa, aderência de novas tecnologias e inovações da empresa contratada, a empresa que contrata o serviço terceirizado tem significativas alavancagens, pois se concentra nas questões significativas e com isto desenvolve competência no negócio, a excelência operacional. Em adição, vale ressaltar a redução dos custos são imediatas, atrelando a desburocratização, mais qualidade ao produto final da empresa e ao produto delegado, economia de recursos humanos e materiais, valorização profissional e dentre outras benfeitorias. As desvantagens citadas pelo Araújo (2001) estão em a necessidade de rever o contrato constantemente, a perda da infraestrutura tecnológica, a falta de critérios para se avaliar o projeto de terceirização, barreiras culturais ligados à aceitação de um prestador de serviço, escassez na estrutura de controle, além de outros fatores inibidores a adoção do outsourcing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (197.1 Kb)   docx (346.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com