TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Desenvolvimento Econômico

Por:   •  11/10/2016  •  Resenha  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Abordaremos a globalização como tema central e outras pautas que ela pode trazer interligada em si. Já sabemos que ela tem como um dos sinônimos que é a integração.Veremos seu conceito , origem, características e suas definições, e como trouxe o termo “outsourcing “ .

Descobriremos o que significa o “tal termo”, e porque está com tanta evidencia no mundo hoje.

Abordaremos um estudo de caso para maior reflexão e entendimento sobre todos as pautas discutidas. E finalmente uma breve reflexão sobre todas as ligações os efeitos econômicos, sociais e pessoas que coisas tão grandes e abrangentes acabam nos afetando.

Descrição das definições de globalização

Por si só já se diz, é um nome quase que auto descritivo; globalização.

O termo globalização surgiu após a Guerra Fria , e como muitas guerras, ironicamente trazem um avanço : o avanço técnológico.Que deu um grande salto na maneira de comunicação, deixando o mundo mais ‘’pequeno’’, mais unificado, ou melhor : globalizado.

É o fato de globalizar, unificar, integrar,conectar, etc...ser ágil e rápido com as informações...Seja em todos os aspectos: sociais, culturais, emocionais, econômicos, etc.

Mas falando de um modo específico no qual também se encaixa a globalização, a economia.

Ela tem a capacidade de unir pessoas e empresas, realizarem transações, facilitar na relação “empresa - cliente” (se feita de maneira correta).A partir disso o mercado economico se tornou mais unificado, mais ágil também, pelo menos com um grande anseio de “rapidez”, ainda mais depois com grandes avanços tecnológicos (esses deixando para trás a “novidades vinda da guerra, ou, pós guerra”).

Uma das empresas que se utilizou, se adaptou e obeteve sucesso com a globalização foi a Coca Cola.

Com a economia em fase ruim ,no país e no exterior, as vendas às Forças Armadas americanas constituíam a única forma de expandir o mercado da companhia. Afim de alcançar os pracinhas americanos em países estrangeiros, teria de construir fábricas nos lugares onde se lutava.

Os EUA na Segunda Guerra Mundial, enviando milhares de pessoas para as frentes de combate. A Coca-Cola acompanhou esses combatentes pois o presidente da companhia Woodruff determina que seja vendida a US$ 0,05 para todo combatente norte-americano onde quer que esteja - em qualquer parte do mundo! -, não importando o quanto isso custe à empresa. Durante a guerra os europeus experimentam a bebida. Quando a paz volta a reinar, a Coca-Cola já tem muitos negócios fora de seu território. De meados da década de 40 até 1960, praticamente dobra o número de países com operação de envasamento.

A empresa pressionou os engarrafadores para ceder o equipamento pesado necessário e conseguiu reunir suprimentos de xarope, gás carbônico e outros materiais. Usando como mão-de-obra prisioneiros de guerra italianos,a empresa montou e pôs fábricas em diversas cidades,da Argélia ao Marrocos. Os soldados passaram a dizer que queriam de casa quatro coisas: cartas,cigarros,chiclete e Coke.

A guerra possibilitou que a Coca-Cola possuísse 63 engarrafadoras no exterior,em locais como Egito, Islândia, Irã e África Ocidental. No Brasil, a Base Aérea de Natal,utilizada por forças norte-americanas, trouxe a primeira fábrica de Coca-Cola para o país. Woodruff previa que, em 15 anos, as vendas no exterior superariam as do EUA.

O período pós-guerra nos Estados Unidos é marcado pelo otimismo e a prosperidade. A Coca-Cola é parte de um estilo de vida alegre, despojado. E as imagens de suas propagandas - casais felizes, mães despreocupadas dirigindo carros conversíveis - são um bom exemplo do espírito da época.

Definição de outsourcing

Para entender o que é “outsourcing”, vamos começar entendendo o termo: “é uma expressão em inglês normalmente traduzida para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa.”, segundo a definição do Google. Ou seja, nada mais é que a sub-contratação de serviços através de uma parceria de empresas no funcionamento do processo produtivo.

Outsourcing ajuda na agilidade da produção de uma empresa (o que aumenta a produtividade, e consequentemente aumenta também a lucratividade), reduz gastos , e a tranferência de responsabilidade quando ocorre um problema.A contra ponto, pode acontecer de não atingir os objetivos da empresa, aumentar a depêndencia da contratante à empresas externas, além da falta de controle do gestor da empresa principal. Mas é claro que para se fazer um outsourcing “de sucesso”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com