TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Industria de bens de consumo

Por:   •  25/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 5

O objeto de estudo do presente trabalho é a empresa “Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte S.A”.  A empresa, que se enquadra no segmento de bens de consumo, tem origem em Pernambuco e atua principalmente nos setores de limpeza doméstica e higiene pessoal.

Hoje, presente em grande parte do território nacional, possui uma fatia de mais de 30% do mercado no Norte/Nordeste, sendo assim referencia regional no que se diz a força em vendas de produtos de limpeza.

Em uma análise microeconômica, quanto aos efeitos na demanda e os possíveis fatores que ocasionam tais alterações, podemos destacar alguns pontos:

- A empresa tem como carros chefes produtos de limpeza/higiene com apelo um pouco mais “popular” apesar de qualidade incontestável, sendo esse fato associado mais a fator histórico cultural. Havendo um aumento de renda e um enriquecimento da população em geral, seria natural uma diminuição na procura pelos produtos ofertados pela indústria. Em virtude desta situação, o que a indústria está implantando nos últimos anos, é justamente a entrada de linhas premiums para combater este tipo de comportamento na alteração da demanda.

- Como já explicitado, o principal segmento da indústria são os produtos de limpeza doméstica, que podem ser considerados como bens essenciais para a população. Partindo disso, produtos carros chefes como detergentes e águas sanitárias são considerados como produtos com demanda inelástica quando se diz respeito ao produto em si. A partir do momento em que a marca é analisada, daí sim podemos considerar que uma leve alteração no preço causa uma grande alteração na demanda, já que há uma variedade de empresas fabricantes de tais produtos. O que está se buscando na Raymundo da Fonte, é um trabalho de maior identificação com a população através de ações de marketing, principalmente o nordestino, com o intuito de “criar laços” com o consumidor e tornar o produto e marca uma preferência para a família independentemente de alterações no preço da mercadoria.

- É natural, que com o aumento de impostos em qualquer que seja o setor afetado, a população sinta uma perda na renda mensal e deixe, por exemplo, que as faxinas que poderiam ser semanais, passem a ser quinzenais, ocasionando dessa forma em um menor consumo de produtos de limpeza e gerando uma queda na demanda nos produtos ofertados pela empresa. Por outro lado, mas ainda no âmbito dos impostos, a Raymundo da Fonte, foi afetada diretamente pela isenção do ISS no município onde está alocada, entre outros benefícios fiscais locais. O ganho obtido nesses casos, pode se refletir em uma maior competitividade nos preços ofertados, garantindo uma possibilidade maior de demanda.

- Quando se diz sobre a mudança na demanda no que tange as preferências, houve ao longo da pandemia, uma preferência natural por parte da população em um cuidado maior com a limpeza de seus imóveis e bens, ocasionando num aumento considerável da demanda pelos produtos produzidos pela Raymundo. Pelo fato das pessoas estarem mais em casa e terem um maior zelo em relação à higiene, foi identificada uma maior procura pelos produtos de limpeza doméstica e higiene pessoal.

- Na linha de controlar a demanda quando houver mudança de preços tanto dos bens substitutos quanto dos complementares, e justamente pelo fato de tratar com bens essenciais, a Raymundo da Fonte busca tem em seu portfolio uma gama de produtos que se completam ou se assemelham. É o caso do detergente e sabão de coco e do desinfetante e água sanitária.

A Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte S.A pode ser enquadrada em uma estrutura de mercado chamada de Mercado Competitivo. Este tipo de estrutura tem como característica um mercado onde muitas empresas vendem os mesmos tipos de produtos e serviços, criando uma alta concorrência e a uma maior dificuldade de uma única companhia influenciar os preços. No Mercado competitivo produtos possuem baixo grau de diferenciação, sendo assim os gestores precisam aplicar medidas estratégicas para conseguir vantagem competitiva para as suas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com