TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA TAXA DE CÂMBIO NAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS: ESTUDO DE CASO DA EXPORTAÇÃO DA SOJA

Por:   •  15/11/2019  •  Artigo  •  4.239 Palavras (17 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 17

 AREA DE PESQUISA: ECONOMIA, POLITICA E FINANÇAS INTERNACIONAIS 

O PAPEL DA TAXA DE CÂMBIO NAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS: ESTUDO DE CASO DA EXPORTAÇÃO DA SOJA

ERIKA MADEO TEOTÔNIO (erikamadeo@hotmail.com)

Fatec Zona Leste

LUCAS PITTER MONTEIRO CARVALHO (pitter.monteiro@gmail.com)

Fatec Zona Leste

RESUMO

O presente artigo tem como principal objetivo analisar o papel da taxa de câmbio nas exportações brasileiras e os efeitos gerados no comércio internacional. A metodologia utilizada foi bibliográfica, tais como livros, revistas, sites e artigos científicos. Para atender o objetivo proposto, o trabalho foi dividido em três partes: a primeira parte apresenta os conceitos e tipos de taxa de câmbio; a segunda o panorama das exportações brasileiras e a influência da taxa de câmbio brasileira; e, por último um estudo de caso sobre exportação brasileira de soja.  O resultado encontrado reforça a ideia de que os efeitos gerados nas exportações estão diretamente ligados à taxa de câmbio.

PALAVRAS-CHAVE: Exportações; Taxa de Câmbio; soja; Brasil.

ABSTRACT

This article aims to analyze the role of the exchange rate of Brazilian exports and the effects generated in international trade. The methodology used was literature, such as books, magazines, websites and scientific articles. To meet the proposed objective, the work was divided into three parts: the first part presents the concepts and types of exchange rate; the second the panorama of Brazilian exports and the influence of the Brazilian exchange rate; and finally a case study of Brazilian soybean exports. The result found reinforces the idea that the effects generated by exports are directly linked to the exchange rate.

KEYWORDS: Exports; Exchange Rate; Soy; Brazil.

  1. INTRODUÇÃO

A taxa de câmbio é um dos valores relativos mais importantes de uma economia. Gera Influência em quase todos os setores, como no governo, nas empresas e no poder de compra das famílias. Por essas razões é interessante que todos conheçam um pouco sobre esse assunto, já que afeta diretamente o bolso de todos.

A pesquisa busca também medir o efeito da taxa de câmbio nas exportações brasileiras e os efeitos produzidos no comércio internacional, tendo em vista o seu papel fundamental.

Em setembro de 2015, as exportações regrediram em comparação com o mesmo período do último ano. Em compensação, o governo está buscando estimular as vendas externas com o Plano Nacional de Exportações, criado em 2015.

A indústria é um dos setores mais afetados pela variação cambial, quando o dólar fica apreciado, reduz o real poder de compra dos salários, que em longo prazo, gera uma piora na distribuição de rendas.

A soja é o produto agrícola que mais cresceu nas últimas décadas, e de acordo com o Ministério da Agricultura, corresponde a 49% de área plantada em grãos no país. O Brasil lidera o ranking de vendas externas do complexo de soja (grão, farelo e óleo), sendo o principal gerador de divisas cambiais.

A pesquisa visa explicar como o papel da taxa de câmbio gera influências nas exportações brasileiras e há um estudo de caso da exportação de soja. De inicio, explica-se o conceito das taxas de câmbio e como elas são determinadas pela oferta e a procura. Em seguida, a tipologia citando as vantagens e desvantagens de cada. Na sequência, os conceitos de exportação, o panorama brasileiro e a influência gerada pela taxa de câmbio no Brasil. Por último, é apresentado um estudo de caso da exportação brasileira da soja.

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA

A taxa de câmbio tem impacto negativo nas exportações de soja no Brasil?

  1. OBJETIVOS

Objetivos Gerais

Verificar se a taxa de câmbio tem impacto sobre as exportações brasileiras.

Objetivos Específicos

  1. A influência da taxa de câmbio no poder de compra da população
  2. Os impactos positivos da taxa de câmbio nas exportações de soja no Brasil
  3. Os interesses políticos e empresariais influenciam a taxa de câmbio

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Segundo Demo (1996, p.5)

A proposta atual da metodologia tem como pressuposto crucial a convicção de que o aprendizado pela pesquisa é a especialização mais própria da educação escolar e acadêmica e da necessidade de fazer da pesquisa atitude cotidiana para professor e aluno.

A pesquisa tem, para Rummuel (1972, p.30), “Dois significados: em sentido amplo, engloba todas as investigações especializadas e completas; em sentido restrito, abrange os vários tipos de estudos e de investigações mais aprofundados”.

Para realizar uma pesquisa é necessário determinar o seu tema, conferir as informações coletadas e o conhecimento teórico. Trata-se de agregar um novo saber. Esse conhecimento é continuação do que já foi produzido por quem já trabalhou o tema.

“Indução é um processo mental, por intermédio do qual, partindo de dados particularmente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal não contida nas partes examinadas” (LEHFELD, 2008, p. 76).

Considera-se que o conhecimento é baseado na experiência, e após considerar um número suficiente de casos, chega-se a uma verdade geral.

Inicialmente, utiliza-se o método histórico que “consiste em investigar os acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar a sua influência na sociedade de hoje” (ANDRADE, 2010, p. 121).

        Desse modo busca-se entender os reflexos de escolhas do passado nas exportações brasileiras atualmente e estudar o que já ocorreu para aprimoramento.

        E por fim, o uso do método comparativo que realiza comparações com a finalidade de verificar semelhanças e explicar divergências, sejam elas em qualquer âmbito.

        De acordo com Vergara (2007), os tipos de pesquisa podem ser definidas por dois critérios básicos: quanto aos fins e quanto aos meios.

        Descreve como a pesquisa será realizada, é a partir dos objetivos que se define o tipo de pesquisa mais adequada, isso determinará a postura que será adotada ao longo da mesma.

Esta é uma pesquisa explicativa, onde se procura agregar novos conhecimentos, explicar o porquê de certas escolhas econômicas e as consequências para o comércio exterior brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (259.6 Kb)   docx (120.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com