TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE INDIVIDUAL

Por:   •  4/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Transformação Digital

Módulo:

Aluno: Sandro Botelho

Turma: 0721-1_4

Tarefa: Atividade Individual

INTRODUÇÃO

Apresente as suas considerações iniciais sobre a empresa escolhida.

Elsevier – Uma tradicional editora que iniciou as suas atividades em meados de 1580 com a família Elzevier, com publicações de livros, como, por exemplo, Galileu, Ptolomeu, René Descartes entre outros.

Foi a primeira empresa a estruturar o seu conteúdo a ponto de conseguir disponibilizar à comunidade científica com velocidade e precisão.

Hoje é detentora de 25% de todo conteúdo científico gerado no mundo e disponibiliza toda essa informação através de materiais impressos: livros, periódicos, artigos, e também por vias digitais, como plataformas de conteúdo.

NOME DA ORGANIZAÇÃO

Apresente a organização escolhida e informe se é brasileira ou estrangeira.

Elsevier: Empresa Holandesa com filial no Brasil

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Informe área de atuação, tempo de existência, resumo do processo de transformação digital e a sua forma de implementação.

Empresa que atua na área de Ciencia e Tecnologia, presente no mercado há pouco mais de 440 anos, é uma das maiores geradoras de conteúdo científico da atualidade. Até aproximadamente 15 anos atrás, disponibilizava os conteúdos somente através de materiais impressos. Com a necessidade de atender melhor a demanda do mercado, e aprimorar a busca por informação e conhecimento e suportar toda a geração e atualização de conteúdo, iniciou o desenvolvimento de plataformas digitais, e hoje disponibiliza todo conteúdo através de materiais impressos, e plataformas digitais.

Com isso é possível encontrar informações precisas com muito mais velocidade, ao invés de ter que encontrar um livro e encontrar a informação dentro (livros científicos geralmente tem mais de 1500 páginas e várias edições atualizadas).

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS AOS PROCESSOS INTERNOS

Informe se a organização escolhida é uma nova empresa e indique as tecnologias-chave utilizadas para a transformação digital.

Foi criado um ciberespaço onde é promovida a colaboração entre todas as regiões, o que acontece diariamente, através dos serviços de intranet, mensagem instantânea, videochamadas, drive na nuvem etc.

As principais tecnologias chave adotadas foram:

- Vídeo conferência e mensagem instantânea: a empresa opera no modelo home office com sucesso há mais de 10 anos. Uma equipe pode ter pessoas em todos os continentes e continuar sendo uma equipe de performance.

- Skype na época

- Zoom e Teams hoje em dia

- Whatsapp

- Globalização do Analytics com Oracle Obiee

- Suite Microsoft

- Intranet

BENEFÍCIOS E VANTAGENS

Informe os benefícios e as vantagens identificados no novo modelo de negócio. Caso seja uma nova empresa, apresente as vantagens em relação à indústria em que atua.

  • Maior foco no cliente
  • Maior compreensão sobre o que o cliente valoriza
  • Alcance global dos produtos
  • Menos necessidade de mão de obra, pois com processos digitalizados e sistemas inteligentes, somente áreas essenciais são mantidas
  • Aumento de receita
  • Diminuição do custo
  • Padronização do processo em todas as regiões
  • Maior adesão do usuário final
  • Fortaleza em relação aos concorrentes
  • Possibilidade de localização para várias localidades com muito mais velocidade
  • Muito mais poder de atualização dos conteúdos e disponibilização deles, praticamente em tempo real
  • Big data

CULTURA ORGANIZACIONAL

Informe, de modo sucinto, os aspectos relacionados à inovação e às práticas ágeis de gestão.

Os departamentos estão cada vez mais horizontais e colaborativos. As pessoas têm voz e são o centro.

A Colaboração é fomentada diariamente em reuniões diárias com o time e através do uso de tecnologias.

O desenvolvimento de novas habilidades é produto de todos os projetos e é parte das lições aprendidas.

A busca pelos resultados é unificada e incorporada pelo time e individualmente.

A missão da empresa é a missão de cada um.

TRANSFORMAÇÕES NO CORPO GERENCIAL

Apresente alterações como novo perfil de pessoas, novo modelo de liderança, estratégias e ações modificadas. Caso se trate de uma nova organização, informe os modelos de liderança, as ações e as estratégias utilizadas.

Alguns momentos traumáticos que empresas com capital aberto passam, de divisão de segmentos. Foram trazidos gestores e profissionais em diversas áreas, incluindo vendas, com expertise digital ao invés de expertise em negociação de impressão na China e distribuição logística, foram criadas áreas de TI e criação de conteúdo digital para que os dados pudessem ser estruturados e disponibilizados através de plataformas com interface própria ou integradas aos sistemas de instituições de pesquisa ou hospitais através de APIs customizadas. Áreas de dados, Analytics, desenvolvimento de sistemas, BI, foram incorporadas à organização com a finalidade de entender o comportamento da audiência e, com big data, foi possível:


- Aprimorar o fornecimento de conteúdo;

- Processo de criação de conteúdo mais inteligente, baseada em dados;

- Aprimoramento do processo de criação de conteúdo com base em dados. De acordo com a busca e comportamento de busca dos usuários, foi criado um sistema preditivo que sugere novos conteúdos a serem criados.

- Abordagem no processo todo de vendas e pós vendas personalizadas;

- Baseado nas informações extraídas das instituições que utilizam as plataformas, é possível entender a necessidade do mercado e fornecer melhores soluções e informações, garantindo vendas mais inteligentes e renovações de contratos.

- Melhorar os resultados de pacientes (no caso de hospitais) com melhores informações;

- Médicos tem que optar por usar seu tempo para se atualizar ou atender pacientes. Com a introdução de plataformas digitais, o médico pode ir direto ao ponto de interesse dele e consumir somente a informação que lhe convém e fornecer melhores atendimentos.

- Apresentar resultados customizados;

- Com time e ferramentas dedicados em coletar e apresentar dados e fazer virar informações acionáveis, foi possível aumentar o engajamento tanto da equipe interna, quanto dos clientes, pois o resultado sendo apresentável, conseguimos entender onde são os pontos de melhoria para ajustar e os pontos fortes a enaltecer.

TÉCNICAS E FERRAMENTAS

Informe as técnicas e ferramentas utilizadas no processo de implementação da transformação digital na organização.

Com a criação destes novos produtos digitais vieram as necessidades internas de aprimoramento de processos e tecnologias.

Após um processo muito longo de Design Thinking, para analisar extensivamente quais eram as grande necessidade das pessoas em realizar mudanças tão significativas, todas as ideias e processs tradicionais foram colocados à prova, mas como é uma empresa muito madura, com pessoas muito experientes, a colaboração foi um fator decisivo no processo de transformação digital e no design thinking.

A virada de chave aconteceu alguns anos depois de todo o processo, que foi conduzido globalmente, que foi o momento onde foram criados sistemas proprietários de gestão de fluxo da informação, e foram contratados sistemas terceiros para apoio da mudança cultural organizacional:

- Gestão corporativa – SAP

- Gestão de dados – Oracle

- CRM – SalesForce

- Gestão de marketing – proprietário

- Gestão editorial – Proprietário

E a “Despapelização” do processo foi um grande avanço que, inclusive foi aprimorado durante a pandemia, pois aumentou exponencialmente a velocidade de interações e dos processos, pois não era mais necessário o envio de documentos entre a central e as filiais.

Com isso iniciou-se o grande desafio: trazer as pessoas para adotarem estes sistemas. O que levou mais alguns anos para acontecer, mas depois que todas estas tecnologias e processos, a performance da empresa aumentou muito, desde a contratação de um autor para criação de conteúdos e livros, quanto para a assinatura de contrato com fornecedores e clientes. O que demorava cerca de 30 dias, passou a demorar 4 horas.

Hoje, parte da empresa já está operando num modelo ágil, principalmente áreas onde existe muita necessidade de mudança e testes, como TI, produto, marketing e conteúdo.

Isso representa uma cadeia com mais de 1200 pessoas conectadas num modelo moderno e culturalmente digital.

CONCLUSÃO

Finalize o seu texto destacando os principais pontos da sua reflexão sobre o caso escolhido.

A Elsevier é uma empresa com obstáculos que superam as barreiras de dados, ti, política, pois envolve evidências científicas e consequentemente, proteção da propriedade intelectual das informações disponibilizadas.

Felizmente nenhum obstáculo é grande o bastante que não possa ser digitalmente convertido.

Escolhi a Elsevier, pois é um retrato muito característico de uma empresa muito grande que teve que responder prontamente às mudanças do mercado e realizar uma mudança nos seus produtos que fomentaram muito e aceleraram a mudança cultural da empresa para uma empresa mais ágil, colaborativa, e que tem o cliente como foco.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://www.elsevier.com/pt-br/about/our-business/history/the-elsevier-heritage-collection

https://www.elsevier.com

Entrevistas com diretores da empresa

Apostila de transformação digital

https://transformacaodigital.com/3-exemplos-de-transformacao-digital-para-alinhar-seu-mindset/

https://www.terra.com.br/noticias/empresas-que-utilizam-a-transformacao-digital-lucram-mais-aponta-estudo-do-ga,4c3d5a7cf109e7b12b728f0beb9654e3d3w5vlq7.html

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com