TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE INDIVIDUAL

Por:   •  29/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de atividade individual

Estudante: JEFFERSON HENRIQUE LEITE DO AMARAL

Disciplina Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produtos

Turma:

Desenvolvimento de produto IoT

Os veículos elétricos serão responsáveis pela maioria das vendas de automóveis novos em todo o mundo até 2040 e vão representar 33% de todos os veículos leves de passeio. Quem faz a previsão é a equipe de transportes da Bloomberg New Energy Finance, com base em tendências de reduções no preço das baterias de íon de lítio e em boas perspectivas para os outros componentes de custo em veículos elétricos e veículos com motores de combustão interna ou ICE (sigla em inglês).

Foram considerados, também, os crescentes compromissos com veículos elétricos assumidos pelas montadoras e o número de novos modelos do tipo que elas planejam lançar.

A principal descoberta da pesquisa é que a revolução dos carros elétricos vai atingir o mercado de automóveis com mais força e rapidez do que a instituição previu há um ano. A estimativa agora é que esses modelos representem 54% de todas as novas vendas de veículos leves de passeio em todo o mundo até 2040, e não os 35% de participação previstos anteriormente. Até 2040, os EVs (sigla para veículos elétricos em inglês) vão remover 8 milhões de barris de combustível de transporte por dia e adicionar 5% ao consumo global de eletricidade.

Neste sentido, a empresa mineira de energia TSEA energia, irá lançar um aplicativo que permitirá aos usuários uma nova experiência de MOBilidade. O MOB (nome dado ao projeto) tem como objetivo incentivar o uso de carros elétricos e facilitar o acesso a postos de carregamento de energia elétrica. O MOB foi desenvolvido para facilitar etapas e se tornar um aliado na busca por um futuro mais sustentável.

[pic 1]

A TSEA Energia desenvolve uma gama de produtos capaz de atender as desafiadoras necessidades do mercado de geração, transmissão e distribuição de energia. Soluções inovadoras e diversificadas que iluminam desde grandes centros urbanos a pequenas comunidades remotas.

Por meio desse aplicativo, os usuários de carros elétricos poderão encontrar um eletroposto, saber seu estado de uso, desbloquear o eletroposto e ter controle sobre o andamento da sua recarga, tudo isto em tempo real e pelo aplicativo!

Por ser uma tecnologia ainda nova, não foram identificados concorrentes diretos. Os concorrentes indiretos são os postos de gasolinas para veículos tradicionais, os aplicativos de mobilidade (carro e bicicleta).

A ideia foi desenvolvida pelo departamento de expansão de portfolio da TSEA energia. Foi considerando a crescente procura por veículos elétricos. A maioria dos consumidores brasileiros gostaria que os veículos elétricos estivessem disponíveis no mercado, mostra a pesquisa SAE Mobilidade – Edição 2021. O estudo que ouviu consumidores e executivos da indústria automotiva foi feita pela consultoria KPMG com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).[pic 2][pic 3] Segundo a pesquisa, 89,7% dos consumidores queriam que os carros elétricos fossem uma opção para compra. 

Quando você facilita de alguma forma o acesso aos recursos ligados ao carro elétrico, espera-se que crie mais demanda por energia nas cidades, com isso a empresa TSEA energia consegue fornecer mais produtos de transmissão e distribuição de energia elétrica.

Foram realizadas pesquisas qualitativas com usuários, onde os respondentes indicaram que um dos motivos que os levam a não investir em um veículo elétrico é a pouca quantidade de postos elétricos ou desconhecimento dos locais onde eles existem.

O perfil desse público foi definido considerando a segmentação demográfica, com isso o público alvo definido foi o de pessoas de 24 a 40 anos, na maioria dos casos homem, que gostam de tecnologia e se preocupam com o meio ambiente, por isso, estão dispostos a pagar mais por produtos mais sustentáveis. Outra caracteristica importante desse público alvo é o alto poder aquisitivo, visto que carros elétricos ainda são bem mais caros que os veiculos tradicionais.

Como define Kotler (1997), o posicionamento é a forma como a oferta e a imagem da empresa são projetadas, de modo a ocupar uma posição competitiva na mente dos clientes. Por isso, é fundamental conhecer os gostos e hábitos dos clientes-alvo e estar atento ao que os clientes compram, não ao que a empresa vende. Na hora de criar um item, é importante criar um posicionamento, não um produto.

Por essa razão, a TSEA energia deseja se posicionar este produto, como um aplicativo que traz mobilidade e facilidade para os usuários. Visto que o número de postos elétricos ainda é muito baixo nas cidades, tando essa informação na palma da mão os usuários ganharão tempo e ver muito valor no produto. Além de  incentivar a mobilidade elétrica em Minas Gerais e contribuir para a expansão e, consequentemente, popularização dos veículos elétricos em Belo Horizonte, por meio do uso de energia.

Benefício central: oferecer mobilidade e facilidade para usuários de carros elétricos.

Produto básico: um aplicativo, disponível para IOS e Android, onde os usuários terão mapeado onde encontrar postos de carregamento de carros elétricos.

Produto esperado: Aplicativo com interface intuitiva e que ofereça mobilidade, facilidade e praticidade.

Produto ampliado: O produto também permitirá saber se aquele posto elétrico já está sendo utilizado, desbloquear o eletroposto e ter controle sobre o andamento da sua recarga.

Produto Potencial: soma de todos os atributos anteriores, entregando valor agregado, e possibilidade melhorias/novos produtos futuros.

Já em relação à fase do ciclo de vida, o produto está na na fase de introdução, pois ainda está sendo lançado. A introdução vai desde o início das vendas até o ponto em que se atinge um crescimento constante. Essa fase também envolverá a validação, ou seja, nos certificar se vale a pena investir na ideia e qual a melhor forma de se sair bem nesse nicho.

De acordo com Irigaray (2021, p.70), “linha de produto é um grupo de produtos que guardam similaridades entre si e podem ser vendidos para os mesmos grupos de consumidores, comercializados nos mesmos tipos de ponto de venda ou, ainda, estão dentro da mesma faixa de preço”. Sendo assim, ao analisar a amplitude de linha da TSEA energia, isto é, o número de diferentes linhas de produtos, conclui-se que a empresa também pode instalar diversos carregadores elétricos da marca, para aumentar o número de locais com postos elétricos.

Referências bibliográficas

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/internet-das-coisas-ha-mais-maquinas-online-que-celulares-e-elas-tem-ate-rede-propria.ghtml, acesso em 15 de dezembro de 2022

https://www.infosistemas.com.br/o-crescimento-dos-carros-eletricos/, acesso em 16 de desembro de 2022

IRIGARAY, Hélio Arthur Reis. Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produtos. Rio de Janeiro: FGV, 2021.

KOTLER, Philip. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no

www.tseaenergia.com.br/sobre-nos/, acesso em 15 de dezembro de 2022

ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com