TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual

Por:   •  22/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Matriz de atividade individual*

Módulo: 3

Atividade:Individual

Título:

Aluno:

Disciplina: Introdução à Gerência de Projetos

Turma: T0056_0911_E10

Introdução

Com a Globalização deu-se uma integração econômica, social, cultural e política. Abrindo um grande e concorrido mercado internacional.

Diante deste cenário as empresas hoje, para acompanhar este mercado dinâmico, estão cada vez mais se internacionalizando.

Este processo de internacionalização inclui, cada vez mais, equipes multidisciplinares e multinacionais, que trazem junto além do benefício de diferentes conhecimentos as diferenças de suas organizações, regiões e de suas culturas. Estas diferenças podem influenciar de forma negativa a execução de projetos, se não muito bem gerenciadas podem levar estes projetos ao insucesso.

Aspectos críticos e caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com as distâncias e as diferenças existentes entre as organizações

A implantação de um projeto traz grandes mudanças no panorama organizacional.  Esta mudança nem sempre é bem recebida na organização, pois altera as atividades do dia-a-dia, sendo necessária uma dedicação extra de atividades para o sucesso do projeto.

As organizações têm suas culturas, uma área que segundo o PMI (2004), é onde o conhecimento do gerente de projetos deve se concentrar para que as interações entre projetos e organização sejam bem-sucedidas.

Quando se trabalha com um projeto envolvendo duas organizações, deve-se atentar não só às necessidades inerentes ao projeto, mas também para as diferentes culturas organizacionais e aos elementos que às influenciam.

Analisando algumas áreas de importante impacto, pode-se citar:

Gestão da Comunicação: é uma área de grande importância para se garantir um entendimento único e comum a todos, evitando melindres e desentendimentos necessários, que podem ocasionar em desmotivação, desgastes, aumento de custos e desperdícios de tempo. 

Gestão de Aquisições: trabalhando com duas pessoas jurídicas os contratos e aquisições devem ser claros e constar no escopo do projeto

Gestão de Riscos: atentar-se, pois um fator que para uma organização pode ser um risco para a outra pode não ser. E influências externas podem oferecer riscos de diferentes impactos para cada organização.

Gestão de Recursos Humanos: sem pessoas nada pode ser feito, e trabalhando com RH de cultura diferentes, tem que se tomar medidas diferentes o que deixa esta área mais trabalhosa, mas também mais vantajosa, pois trabalha-se com idéias diferentes e expertises que podem ser exploradas.

Estas áreas apresentam fatores que embora sejam um desafio de grandes dificuldades se bem gerenciada podem se tornar vantagens na execução do projeto.

Aspectos críticos e caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com as distâncias e as diferenças existentes entre as regiões

Assim como no caso de diferentes organizações, as entre as regiões se bem geridas podem trazer benéficos ao projeto. O planejamento deve ser muito bem feito, pois alterações são mais difíceis de serem estudadas, adaptadas e incorporadas.O cronograma deve ser estruturado levando-se em conta os feriados regionais, dimensões geográficas, administrativas, econômicas e culturais. Em contrapartida pode se ter benefícios de leis, tributos, transações alfandegárias e conhecimentos regionais.

Analisando algumas áreas de importante impacto em projetos, tem-se:

Gestão da Comunicação: Deve-se acordar o idioma a ser adotado. A comunicação pede um padrão de relatórios e distribuição/cobrança de tarefas seguindo um cronograma, para facilitar a compreensão de todos. É interessante manter o formal para evitar, rusgas ou desmotivações, padronizar regras, técnicas e valores

. Hoje a internet oferece ferramentas de comunicações com custo zero, e que facilitam muito a comunicação.

Gestão de Aquisições: Devem ser estudados os custos de matérias necessários e serviços cada região analisando o custo benefício (ex. muitas vezes uma matéria prima pode ser mais em conta em uma região, mas o custo de um equipamento para beneficiamento é maior que o gasto de exportação)

Gestão de Riscos: Os riscos podem ser políticos, econômicos, variações cambiais abruptas e de desmotivação do projeto, podem ter ser um impacto de insucesso do projeto. Embora não se podendo ser previsto, deve-se ter um plano emergencial, mesmo que muito cru, para esta possibilidade.

Gestão de Recursos Humanos: os problemas enfrentados com RH em diferentes regiões são muito parecidos com os de diferentes organizações, Há vantagem como os network diferentes dos gerentes/profissionais envolvidos no projeto.

Aspectos críticos e caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com as distâncias e as diferenças existentes entre as culturas mundiais

É fundamental para um bom relacionamento entre culturas mundiais além de conhecer o idioma, ter uma boa relação com o parceiro, entender e respeitar a sua cultura. Pois a implantação de um projeto pode acabar sendo prejudicada por pequenas “gafes” cometidas, atrapalhando meses planejamento.

O autor Minervini (2001), cita em seu livro que mais de 50% de negócios internacionais não se concretizam devido ao desconhecimento existente das diversidades culturas.

Em relação às áreas de maior impacto - Gestão da Comunicação, de Aquisições, de Riscos e de Recursos Humanos – as dificuldade não são muito diferentes, são apenas maiores que as já citadas nas diferenças regionais e devem ser muito bem trabalhadas, pois seus impactos podem ser muito maiores.

Conclusão

Um trabalho com diferenças organizacionais, regionais ou de culturas mundiais, certamente deve ser muito bem pensado desde sua fase inicial. Deve se levar em consideração todos os benefícios e trabalhos que o projeto acarretará. O projeto deve contar com um grande estudo para o desenho do planejamento que deve ser o mais detalhado possível. Sua execução deve ser feita com um rígido controle para que a finalização seja um sucesso.

Neste caminho, trabalhoso, tem-se ganhos de aprendizado e oportunidade de melhorias em cada uma das nove áreas de conhecimento

Referências bibliográficas

___________, PRESSUPOSTOS, o novo contexto e a internacionalização da industria de energia elétrica no Brasil. Diponível em <

http://moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/docs/pressupostos_novo_contexto.pdf> Acesso em 13 nov. 2011.

MAXIMIANO, A.C.A; et al. Projeto de internacionalização de empresas industriais com o uso da metodologia. Disponível em  <http://moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/docs/projeto_internacionalizacao_empresas.pdf> Acesso em 13 nov.2011

MINERVINI, N. O Exportador. 3. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2001.

ROCHA NETO, C. F.; JAMIL, G. L.; VASCONCELOS, M. C. R. Lobo de. Influências culturais na adoção da gestão de projetos: um estudo qualitativo em empresas de consultoria e desenvolvimento em TI. JISTEM,  São Paulo,  v. 6,  n. 2,   2009 .   Disponível em <http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-17752009000200003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  16  nov.  2011.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (459.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com