TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Planejamento GNV

Por:   •  15/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO DE PLANEJAMENTO – Prof. Aléssia Franco

NOMES:

Daniel Passos
Gabriel Rehfeld Avelar
Matheus Henrique Fernandes Machado
Matheus Pinto Dias Barbosa

As informações abaixo são sobre o Clube Atlético Mineiro a e foram coletadas no site da organização. Com base no texto respondam as questões que se seguem.

O Clube Atlético Mineiro é uma tradicional agremiação esportiva brasileira, sediada em Belo Horizonte/MG. Fundado em 25 de março de 1908, o time conta com mais de nove milhões de torcedores e acumula títulos continentais, nacionais e estaduais, constituindo uma história que o torna um dos maiores e mais tradicionais clubes de futebol mundiais. Seu centro de treinamento e concentração é tido como um dos melhores do país e a Cidade do Galo faz do Atlético uma referência em estrutura para futebol profissional e de base. A paixão move o negócio cujo símbolo mais popular é o Galo, mascote oficial desde o final da década de 1930. A experiência única proporcionada por uma partida de futebol, tem atraído grandes marcas no patrocínio do CAM: MRV, BMG, Brahma, Supermercados BH, entre outras. Além do time, das lojas conceituais, do centro de treinamento, os fãs ainda contam com o Clube e com as escolinhas esportivas, além do programa de fidelização “Galo na Veia”.

  1. Qual a estratégia corporativa do Clube Atlético Mineiro? Por quê?

A estratégia corporativa do Clube Atlético Mineiro é a estratégia de terceirização pois, mesmo o produto principal sendo o futebol do clube Atlético Mineiro, a associação lucra de forma similar ou até maior, com os produtos e serviços licenciados com a marca. Seja um bar, hotel, transmissão dos jogos de futebol, equipes de e-sports, time de futebol americano, lojas do Galo. Todos estes operados por outras empresas, sob a marca Galo.

  1. E a estratégia competitiva, diferenciação ou custos? Se diferenciação identificar a ênfase (produto, serviço, pessoas ou imagem).

A estratégia competitiva do Clube Atlético Mineiro é a estratégia de diferenciação porque programas de relacionamento, como os de sócio-torcedor, representam um canal financeiro importante para o clube, mas servem ainda para estreitar vínculos entre a instituição e seus torcedores. Quando percebem os atributos simbólicos e sensoriais que envolvem o futebol e a torcida, os clubes tendem a criar estratégias e definir conceitos que explorem esses atributos.

  1. A empresa pode ser considerada orientada para vendas, produto ou mercado? Justifique.

O clube é orientado para as três coisas. Orientado para vendas, pois com a força das vendas e estratégias promocionais, como o “Galo na Veia”, o clube atingirá uma diferente forma de fidelizar seus torcedores fanáticos, proporcionando assim, um valor para a empresa e para seus torcedores. Orientado para produto, pois com esta orientação, o clube do Atlético acredita que os consumidores buscam o melhor. Neste sentido, o clube concentra-se em desenvolver produtos com qualidade e desempenho superior dos demais clubes. Orientado para mercado, pois com a preocupação constante de identificar os desejos dos seus torcedores, mudam seus produtos, como por exemplo, as camisas do clube, e também, alteram seus serviços oferecidos para alcançar seus torcedores, como por exemplo mudanças promocionais para torcedores fanáticos, como uma visita à Cidade do Galo por exemplo, e assim, o clube se adapta às suas necessidades e às dos torcedores, buscando formas para poder atender cada vez melhor.

  1. O negócio é b2b ou b2c? Esse posicionamento leva a empresa a uma abordagem de publicidade e propaganda de pulling ou pushing? (Cite exemplos de 3 possíveis abordagens de comunicação da empresa seja no pushing ou pulling).

O clube Atlético mineiro se enquadra no negócio B2C pois está diretamente ligado ao grande desafio de conquistar de verdade o torcedor, proporcionando toda sua estratégia de marketing para a cativação do seu público, abordando contudo a estratégia pulling envolvendo  a promoção de esforços de marketing para o consumidor final, uma estratégia na qual os clientes exigem produtos da empresa de vendedores, com objetivo de encorajar o cliente a procurar o produto oferecido pelo clube usando publicidade, promoção e outras formas de comunicação dando ênfase sempre em expansividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com