TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia de Gestão de Pessoas

Por:   •  17/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 4

UNIJORGE

RUTE TELES DOS SANTOS

TRABALHO DA DISCIPLINA

GESTAO ESTRATEGICA DE PESSOAS

SALVADOR – BA

2020

 SITUACAO PROBLEMA

A empresa Spartaccus é uma pequena empresa familiar que atua no ramo de construção civil, tendo como colaboradores as duas filhas do dono da empresa (Arquitetas) e seu genro, Almir (Gerente Comercial). Recentemente, a empresa ganhou uma licitação para construir 110 escolas municipais e José Augusto, engenheiro e dono da empresa, chegou à conclusão que não poderá resolver tudo sozinho, precisará de gente que contribua na parte de gestão de pessoas, uma vez que o foco dele será na obra, que é sua verdadeira especialidade. A empresa terá que contratar 2 mestres de obras, 1 eletricista e 3 encanadores para atender o novo contrato com o município. Acontece que suas filhas fazem parte da geração y, não atuam 40 horas semanais como deveria, apenas “aparecem” no final da tarde e o genro faz trabalho externo.

Agora, é sua vez de ajudar o Sr. José Augusto, que tem o perfil autoritário e vive entrando em conflito com as filhas. A sua missão será ajudá-lo a selecionar os cargos acima.

Se posicione como consultor de RH. Você será responsável a ensiná-lo a gerenciar estrategicamente estas pessoas e preparar sua empresa para o futuro. Então, seu desafio será expor para o Sr. Augusto como deve deveria ser sua empresa e planejar a gestão de pessoas de forma que atenda as demandas do mercado. Ele te deu “carta branca” para organizar, contratar, avaliar e treinar.

ESTRATEGIA DE GESTAO DE PESSOAS

   Analisando s situação da empresa Spartacus, a primeira ação a ser tomada é fazer com que uma empresa que, é familiar, possa enxergar a organização com mais seriedade. Desta forma, o Sr. Jose Augusto, como presidente da empresa, cumprirá apenas este papel, definindo a missão, valores e visão da empresa, e procurando atingir este objetivo. Suas filhas, atuaram como gerentes de projeto, tendo em vista que ambas são arquitetas, e o genro, Sr. Almir permanecerá como gerente comercial.

   Como a empresa Spartacus ganhou a licitação para construção de 110 escolas municipais, será necessário novas contratações: dois mestres de obras, um eletricista, três encanadores, e um engenheiro civil, será necessário abertura de um processo seletivo para a escolha desses profissionais da maneira mais assertiva possível.

   Com tudo isso definido, temos uma estratégia de gestão de pessoas, onde o Sr. Jose Augusto atua no nível estratégico, definindo objetivos e metas de longo prazo para empresa. Suas filhas e genro atuando no nível tático, implementando ações e projetos, que neste caso atuaram gerenciando e interagindo com a construção das escolas com mais facilidade, caso necessite de algum ajuste. Os novos funcionários que serão contratados pelo processo seletivo que será realizado, fazem parte do nível operacional, pois tem como foco a execução direta da construção das escolas. Com todos os níveis definidos, a estratégia da gestão de pessoas é que todos trabalhem com um mesmo objetivo, cada um atuando em sua função, que no caso é a construção das escolas.

   A partir de agora será realizado o recrutamento e seleção para as vagas que serão preenchidas de mestre de obras, eletricista, encanadores e engenheiro civil. Este processo envolve envio de currículo para analise, e todo custo de divulgação da vaga, espaço para serem realizadas as entrevistas, ate que os profissionais sejam selecionados. Posteriormente ocorre o treinamento desses funcionários que precisam entender a missão, valores e visão da empresa para que todos os colaboradores estejam alinhados com um único objetivo. Dentro desse processo, sem duvidas há alguns fatores de riscos, como dificuldade de comunicação, resistência a mudanças, limitações de recursos, falta de comprometimento da gestão, falta de capacitação gerencial e expectativas pouco realistas e para cada um destes riscos, há ações que podem ser tomadas para minimizar os transtornos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com