TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO QUALIDADE SUCO DE MAÇA

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA - CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 7º TERMO

DISCIPLINA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Profa Flávia R. B. Lucchesi

EXERCÍCIO - Ferramentas da Qualidade (Grupo de 5 pessoas)

OBJETIVO DO EXERCÍCIO: Resolução para o problema proposto através da aplicação de técnicas e ferramentas da qualidade: Brainstorming, Folha de Verificação, Diagrama de Causa e Efeito, Ferramenta GUT e Plano de Ação.

A EMPRESA:

A empresa Alpha é uma multimarcas tradicional que opera no mercado há mais de 80 anos. Entre suas marcas mais famosas, está a marca de sucos MARAVILHA, que sempre foi reconhecido por seus consumidores como um suco de ótima qualidade.

A empresa Alpha sempre teve ótima rentabilidade financeira e econômica com a marca MARAVILHA.

O foco estratégico da empresa sempre foi direcionar seus esforços competitivos na excelência do processo produtivo, colocando este fator como primordial para o sucesso da marca MARAVILHA.

As estratégias de Marketing da marca MARAVILHA são direcionadas para os pontos de venda.

Os funcionários da empresa Alpha sempre foram bem selecionados e treinados. Porém, recentemente, percebeu-se um descontentamento geral dos colaboradores, que reclamam do salário baixo e da falta de planos de carreira.

SITUAÇÃO:

Um lote do suco de maçã MARAVILHA foi entregue ao mercado contendo soda cáustica. Após ter sido notificada por sua Central de Atendimento ao Consumidor, a empresa iniciou uma operação para detectar o problema e elaborar estratégias para minimizar o estrago.

O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO SUCO DE MAÇÃ:

  1. As frutas utilizadas passam por uma seleção. As frutas ruins são descartadas.
  2. As frutas selecionadas são limpas com solução higienizadora.
  3. As frutas são trituradas em moinhos especiais, transformando-se em polpa (purê).
  4. Este purê sofre duas prensagens: a 1ª em prensas de cinta (manual) e a 2ª em prensas inteligentes, eletrônicas, de alta tecnologia, onde se extrai o máximo de suco possível e, ao mesmo tempo, separa-se a matéria seca em cascas e sementes.
  5. Este suco passa por processo de centrifugação, pasteurização e ultrafiltração, clarificando-o.
  6. Finalmente, o suco é concentrado.

CONTROLE DE QUALIDADE:

O Controle de qualidade atua em todas as etapas do processo produtivo, desde a avaliação da matéria-prima até o produto final. As análises do produto são realizadas por inspetores próprios e equipamentos modernos.

São monitorados parâmetros de qualidade como cor, turbidez, acidez e microbiológico.

Através de um controle rigoroso, é garantido o atendimento de requisitos de segurança alimentar e legais, tais como: Ministério da Agricultura, Ministério da Saúde, FDA (Food & Drug Administration), Codex, AIJN (Association of the Industry of Juices of European Community). 

ARMAZENAGEM, LIMPEZA DE EQUIPAMENTOS E TRANSPORTE

A armazenagem e o transporte são feitos em modernas instalações com tanques, caminhões e navios próprios, permitindo que toda produção seja transportada com segurança e qualidade.

A limpeza é realizada por operários da própria fábrica. Ao final de cada lote produzido, os equipamentos de produção são limpos com solução higienizadora e colocados para funcionar novamente.

***TRABALHO***

Vocês foram contratados como consultores em Gestão de Processos e Qualidade pela empresa Alpha para coordenar a operação de detecção do problema e elaboração de estratégias para minimizar o estrago.

Desenvolvam este processo, seguindo o seguinte roteiro:

FOLHA DE VERIFICAÇÃO:

DATA:

OBJETIVO:

RESPONSÁVEL PELA VERIFICAÇÃO:

POSSÍVEIS CAUSAS

COMO DEVE SER FEITA A VERIFICAÇÃO

ÁREA RESPONSÁVEL

GRAU DE RELEVÂNCIA

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO:

NTE[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

[pic 14]

OBJETIVOS PARA A EMPRESA NO INTUITO DE MINIMIZAR O ESTRAGO:

OBJETIVO

GRAVIDADE

URGÊNCIA

TENDÊNCIA

GxUxT

PLANO DE AÇÃO PARA A EMPRESA PARA OS PRÓXIMOS 6 MESES:

AÇÃO ESTRATÉGICA

RESULTADO ESPERADO

RESPONSÁVEL

PRAZO

(INÍCIO/FIM)

RECURSOS

ANÁLISE CRÍTICA DA SITUAÇÃO:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com