TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Fictício de Marketing

Por:   •  9/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

Estudantes: Jessica Gomes Alves, Maria Vitória Silva Correia, Alvacir Oliveira Silva Júnior, Flavia Regina Rocha Ribeiro, Gustavo Lucas de Souza Melo. Laís Beltrão de Castro Andrade, Thaynara Larissa Nascimento dos Santos, Adriano Santos da Silva.

Uma grande estrela do cinema nacional declarou em entrevistas que os sucos da Oxente Natura são responsáveis por sua boa forma.

Mas por trás desse sucesso de vendas está um brasileiro, o alagoano Bruce Ueyni, o homem que criou a marca há apenas três anos. Apesar do pouco tempo de existência, a companhia deseja faturar R$ 2 milhões em 2020. Há alguns dias, Ueyni deu um passo decisivo para conquistar de vez o público nacional.

Ele assinou um acordo com a Azuis Maré, além de outros distribuidores, para a distribuição dos sucos da Oxente Natura em diversas regiões do Brasil. Seus sucos chegarão às prateleiras de 50 mil supermercados.

A trajetória de Ueyni surpreende pela velocidade com que o negócio se firmou no mercado mais competitivo local. A ideia de criar a Oxente Natura surgiu em um curso de pós-graduação em empreendedorismo que fez em 2016 na Unit Alagoas. Nas aulas, os estudantes receberam um desafio: montar um plano de negócios de uma empresa exportadora de produtos brasileiros.

O projeto de Ueyni foi tão bem formatado que os professores da Unit recomendaram sua inscrição em um concurso de Startup promovido por uma instituição local. Ueyni venceu, e para tirar o projeto do papel, ele recorreu aos familiares, raspou todas as aplicações do banco e, com R $500 mil, conseguiu estruturar a empresa em Maceió.

Com a ajuda de pessoas que já trabalhavam na área de bebidas, desenhou embalagens e entrou em contato com fornecedores. Além da bebida à base de coco, Ueyni vende no mercado nacional sucos de café, açaí e acerola. O suco de coco é produzido pela LitoralCocos, empresa que foi adquirida pela Azuis Maré recentemente. Daí para o acordo de distribuição foi um passo.

Pesquisa da consultoria Beverage Digest mostra que, em 2008, as vendas de refrigerantes caíram 3%. Enquanto isso, a comercialização de bebidas energéticas, divisão em que os produtos Oxente Natura se inserem, cresceu 9%. O empreendedor alagoano também foi criativo para tornar seus sucos mais visíveis. Colocou um batalhão de mídias para distribuir o produto e conquistar consumidores em mercados locais.

Também ligou suas marcas a causas sociais como a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e Próstata. Além disso, explorou as comunidades da internet (Facebook, Instagram e Twitter) para divulgar Oxente Natura.

____________________________________________________________

ATENÇÃO, QUALQUER SEMELHANÇA NO CASO É MERA COINCIDÊNCIA.

Com base no caso acima, você foi convidado a realizar um estudo/diagnóstico para a empresa Oxente Natura baseado nas ferramentas: ANÁLISE DO MACROAMBIENTE, COMPOSTO DE MARKETING, ANÁLISE SWOT E 05 FORÇAS DE PORTER.

MEDIDA DE EFICIÊNCIA - ANÁLISE DIAGNÓSTICA: OXENTE NATURA

5 forças de Porter

Novos concorrentes: o mercado brasileiro de bebidas é um mercado que, historicamente, é bem estruturado e que possui empresas já consolidadas e reconhecidas, desde grandes players , presentes em praticamente todo o território nacional, à empresas locais de pequeno e médio porte que tem força no mercado de bebidas dentro da área geográfica em que estão inseridos. Nos últimos anos esse mercado vem mudando e absorvendo novos players devido em grande parte a mudanças nas preferências dos consumidores, assim sendo, da mesma forma que Oxente Natura, que é uma nova empresa do ramo, vem conseguindo abocanhar uma fatia desse mercado, outras empresas também podem surgir e virem a ser uma ameaça para a recém-criada Oxente.

Produtos substitutos: uma vez que sucos são produtos substitutos de refrigerantes e que os produtos da Oxente Natura estão ligados a boa forma e, por consequência, a saúde, o que faz com que a empresa faça parte da segmentação de mercado de produtos saudáveis, fitness, dietéticos e/ou baixa caloria, produtos substitutos aos sucos Oxente Natura são produtos do mesmo setor, voltados ao mesmo público, neste sentido podem ser pensados produtos como barras de cereais e outros alimentos saudáveis, fitness, dietéticos e/ou baixa caloria, bem como chá emagrecedores.

Poder de negociação dos clientes: ao se levar em consideração que a Oxente Natura está expandindo seu mercado de atuação e passará a atuar em nível nacional, o poder de negociação dos clientes, de forma individual, irá cair, já que fornecendo para mais distribuidoras e chegando a atingir mais de 50 mil supermercados, tendo mais opções de contratos e valores de venda de seus produtos, a Oxente Natura pode se negar a vender para aquelas distribuidoras ou supermercados que não se dispuserem a aceitar um valor de negócio que seja interessante para a fabricante de sucos.

Poder de negociação dos fornecedores: da mesma forma que acontece ao expandir seu mercado a mais regiões a Oxente Natura, ao expandir seu número de fornecedores é capaz de diminuir a capacidade de cada fornecedor de negociação, pois caso algum fornecedor cobre valores que a fabricante de sucos não estiver disposta a pagar, a empresa pode não comprar desse fornecedor ou comprar menos, e adquirir mais matéria prima de fornecedores que cobrem preços mais acessíveis ao plano de negócio e de custos da Oxente Natura.

Rivalidade entre os concorrentes: no que diz respeito a última força de Porter, ainda que a empresa adentre o mercado de localidades que possuam mais concorrentes, a presença massiva em território nacional compensar esse custo de oportunidade já que existem localidades com menos concorrentes. Além de que, no nível nacional, existem poucas empresas grandes, reconhecidas e bem avaliadas no setor de sucos, o que demonstra cada vez mais a importância de fazer parcerias estratégicas com influenciadores digitais que sejam capazes que aumentar cada vez mais a aceitação da marca pelos consumidores.

Análise de Swot:

Força – A empresa Oxente Natura tem grande força porque está preocupada com causas sociais como a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e Próstata e também o poder que ela tem em relação às comunidades da internet. Suas bebidas energéticas tiveram uma grande elevação nas vendas, isso por conta da grande divulgação das mídias sociais, conquistando assim os mercados locais.

Fraquezas – Como a Oxente agora estará distribuindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com