TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing do Varejo

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.983 Palavras (20 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 20

MARKETING DE VAREJO

Rio de Janeiro

Outubro/2016


MARKETING DE VAREJO

Rio de Janeiro

Outubro/2016


SUMÀRIO

1 INTRODUÇÃO 

2 MARKETING: CONCEITOS E ASPECTOS

2.1 Definição

2.2 Evolução do conceito de Marketing

2.3 Mix de Marketing

3 O MERCADO VAREJISTA

3.1 Conceituando o varejo

3.2 Caracteristicas e atividades do varejo

3.2.1 Principais modelos e formas de lojas varejistas

3.3 O varejo no Brasil

4 COMÉRCIO ELETRÔNICO E O MARKETING DIGITAL

4.1 e-commerce: o varejo virtual  

4.2 O Marketing do varejo digital

4.3 Estratégias e inovações do Marketing de varejo

5 ESTUDO DE CASO

5.1 A empresa – Lojas Americanas

5.2 Estrutura multicanal

5.3 Lojas Físicas

5.4 Americanas.com

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

 


1 INTRODUÇÃO

        O comércio varejista ocupa um lugar preponderante no cenário econômico. Responsável por 43% do comércio geral, responde por aproximadamente 12% do PIB brasileiro. É o maior empregador privado do Brasil: de cada quatro empregos, um é criado pelo varejo (VILELA, 2015; (DEPEC, 2016).

        Além disso, na cadeia de distribuição, o varejo, é considerado o elemento mais importante. Como último elo da cadeia de valor dos produtos, os consumidores finais se encontram mais próximos a ele. Essa posição faz do varejo um canal direto entre produção e consumo, sendo esse seu maior ativo.

O comércio varejista como um todo é um segmento bem heterogêneo, que envolve bens duráveis (eletrodomésticos e móveis etc) e não duráveis (alimentos etc). Há um enorme número de lojas espalhadas pelas cidades, em ruas, shoppings, galerias e também na Internet. Sendo possível ao consumidor encontrar diversos tipos de produtos que possam satisfazer suas necessidades e desejos.

Por ser altamente suscetível à variação da demanda e às preferências do consumidor, o comércio varejista monitoramento constante do comportamento do consumidor. Num ambiente altamente competitivo, pode-se facilmente encontrar produtos com características parecidas ou similares, com diferentes tipos de preço, diferenciando-se apenas na marca. Isso faz do varejo um setor de alta competitividade e dinamismo.

        Observa-se, assim o fenômeno da multiplicação de estratégias competitivas no mercado varejista. Em que valer-se dos recursos oferecidos pelo marketing para se diferenciar no mercado não pelo produto, mas sim pelo benefício ou valor agregado que será oferecido ao cliente, significa uma postura que pode distinguir êxito do fracasso. Pois o sucesso de uma empresa depende da sintonia que ela consegue estabelecer com seus clientes.


2 MARKETING: CONCEITOS E ASPECTOS

2.1 Definição

        A palavra marketing (do inglês market = mercado), significado de ação de mercado, “constitui uma filosofia de gestão que reconhece que o ponto focal de toda atividade da empresa está no consumidor: aquele que compra os produtos ou serviços da empresa” (CHIAVENATO, 2005, p. 2).

A American Marketing Association (AMA) (2007), define marketing como “a atividade e o conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar oferendas que tenham valor aos consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

        Para Drucker (2002) marketing é “o processo pelo qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas”.

Hingston (2001, p. 6) define marketing como o “processo de identificação de um mercado-alvo, a definição do que ele necessita e a organização de meios viáveis e lucrativos para alcançar determinado objetivo”.

        Nesse sentido Kotler (2003) refere que o marketing define, mede e quantifica a dimensão do mercado identificado e o seu potencial de lucro. Identifica com precisão quais segmentos a empresa tem competência de servir melhor, além de projetar e promover os produtos e serviços adequados.

        Percebe-se que a literatura apresenta diferentes definições que procuram explicar o que é Marketing. Contudo é possível perceber que determinados pontos, aparecem constantemente nessas definições: são atividades ou processos voltados ao mercado, deve existir coordenação entre elas, assim como uma busca por vantagem competitiva e resultado para a organização (MORICI, 2013).

        Assim, considerando a complexidade de conceitos, funções, administração e tarefas, o Marketing pode ser concebido como o trabalho de criar, promover e fornecer bens e serviços, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas (RODRIGUES et al., 2011).

Dentro desse contexto pode-se dizer que “marketing são estratégias e atividades coordenadas em uma organização, orientadas ao mercado, para maximizar seu resultado, por meio de uma vantagem competitiva sustentável”. É também um elemento imprescindível para compreender e fazer progredir não só as empresas, mas também os negócios, os diversos setores de atividade, os países, os grandes espaços econômicos entre outros setores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (838.8 Kb)   docx (880.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com