TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Por:   •  20/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.635 Palavras (19 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 19

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Nome do acadêmico: Alysson Pereira Da Silva

Nome do orientador: Viviane Spadaru Di Gesu

RESUMO

O comportamento do consumidor sempre foi uma área de grande interesse na esfera científica. Adequadamente, a literatura sobre esse tema tem sido o centro das atenções com várias pesquisas que buscam a compreensão sobre o comportamento do consumidor, bem como investigam outras táticas mercadológicas neste cenário. A literatura sobre o comportamento do consumidor é diversa e se estende a mudanças significativas na sociedade, economia e tecnologia e estas afetam a maneira como os consumidores se comportam. O presente estudo tem o objetivo geral de evidenciar o comportamento do consumidor e outras táticas mercadológicas. A metodologia deste estudo é qualitativa bibliográfica. Os resultados mostram que há vários elementos nas nuances de compras que podem ser empregados como táticas mercadológicas e, desta forma, pode-se obter otimização frente ao marketing de estratégia com base no comportamento do consumidor para que as organizações, de modo geral, tenham vantagens competitivas, gerando reduções de chances de más decisões e falhas de mercado.

Palavras-chave: Comportamento do Consumidor; Marketing; Tática Mercadológica

ABSTRACT

Consumer behavior has always been an area of ​​great interest in the scientific sphere. Accordingly, the literature on this topic has been the center of attention with various researches seeking to understand consumer behavior, as well as investigating other marketing tactics in this scenario. The literature on consumer behavior is diverse and extends to significant changes in society, economics and technology, and these affect the way consumers behave. This study has the general objective of highlighting consumer behavior and other marketing tactics. The methodology of this study is qualitative bibliographic. The results show that there are several elements in purchasing nuances that can be employed as marketing tactics and, thus, one can obtain optimization against strategy marketing based on consumer behavior so that organizations, in general, have advantages. competitive, leading to reduced chances of bad decisions and market failures.

Keywords: Consumer Behavior; Marketing; Market Tactics

  1. INTRODUÇÃO

Compreende-se que o termo consumidor está relacionado a qualquer pessoa que compra bens e serviços do mercado para seu uso final. Em síntese: consumidor é aquele que consome bens e serviços disponíveis no mercado (SALOMON, 2011).

Todo cliente mostra inclinação para determinados produtos e serviços. O interesse do consumidor nada mais é do que a disposição dos consumidores de comprar produtos e serviços de acordo com seu gosto, necessidade e bolso (SALOMON, 2011).

O comportamento do consumidor lida com o estudo do comportamento de compra dos consumidores. O comportamento do consumidor ajuda a entender por que um indivíduo compra bens e serviços do mercado (ALVES, 2010).

O objetivo geral do estudo é evidenciar o comportamento do consumidor e outras táticas mercadológicas.

Diante do exposto, o presente artigo levanta a seguinte problemática: Como o estudo do comportamento do consumidor auxilia na otimização das estratégias de marketing para que as organizações tomem melhores decisões?

Justifica-se tal estudo frente ao entendimento de que o comportamento do consumidor é um dos pilares para a construção de uma empresa forte. O mercado em constante mudança afeta as organizações sob uma forma de comportamento dinâmico do cliente. Novos produtos, novas crenças e em geral a psicologia da sociedade exige um exame minucioso dos segmentos de mercado e das demandas dos consumidores. Vê-se que depois de analisar comportamento do cliente, as organizações, de modo geral, realizam uma estratégia de marketing forte, flexível e eficaz que garantir vendas e lucro. Isso é alcançado com o planejamento estratégico e, portanto, o presente estudo agrega valor, tanto para os profissionais da área, quanto para a área acadêmica.

O processo metodológico deste estudo é de natureza qualitativa bibliográfica. Deste modo, buscou-se obras em base de dados, tais como Scielo, e Google Sholar. Os descritores utilizados para esta investigação foram: Comportamento do Consumidor; Marketing; Tática Mercadológica.

A estruturação do presente artigo foi secionada em 3 partes, a primeira seção evidencia o comportamento do consumidor e os fatores culturais que o afeta. Na segunda seção mostra as etapas no processo de tomada de decisão do consumidor, bem como expõe-se o marketing de estratégia com base no comportamento do consumidor. Na terceira seção evidencia o comportamento do consumidor e seu impacto na estratégia de marketing, além de mostrar fontes para que se possa realizar a coleta e dados para avaliar o comportamento do consumidor.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Comportamento do consumidor é um ramo que lida com os vários estágios pelos quais o consumidor passa antes de comprar produtos ou serviços para seu uso final (SALOMON, 2011).

Um indivíduo compra um produto por sua necessidade, por seu status social, para finalidade presente. Pode ser por temporada festiva, aniversário, casamento, outras ocasiões especiais, o fato é que existem vários fatores que influenciam a decisão de compra de um consumidor, desde psicológicos, sociais, econômicos, dentre outros (SALOMON, 2011).

O estudo do comportamento do consumidor explica como:

  • Por que e por que não um consumidor compra um produto?
  • Quando um consumidor compra um produto?
  • Como um consumidor compra um produto?

Durante o Natal, por exemplo, as tendências de compra dos consumidores aumentam em comparação com outros meses, da mesma forma, durante a semana do dia dos namorados, as pessoas geralmente são vistas comprando presentes para seus parceiros. As flutuações nos mercados financeiros e a recessão diminuem a capacidade de compra dos indivíduos.

Na linguagem de um leigo, o comportamento do consumidor lida com o comportamento de compra dos indivíduos e o principal catalisador que desencadeia a decisão de compra de um indivíduo é a necessidade de um determinado produto ou serviço (GUIMARÃES, 2017). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (215.5 Kb)   docx (68.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com