TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MARKETING DE VAREJO

Por:   •  18/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

MARKETING DE VAREJO

SALVADOR - BA

2019

MARKETING DE VAREJO

Trabalho avaliativo da disciplina marketing de varejo apresentado ao centro universitário Jorge Amado, como requisito acadêmico.

SALVADOR - BA

2019

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1. Histórico        4

1.2. Missão        4

1.3. Visão        4

1.4. Valores corporativos        4

1.5. Número de funcionários        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

2.1. Produto        5

2.2. Preço        5

2.3. Promoção        5

2.4. Localização        5

2.5. Ambiente        5

2.6. Atendimento        5

3.        ANÁLISE “SWOT”        6

3.1. Forças        6

3.2. Fraquezas        6

3.3. Oportunidades        6

3.4. Ameaças        6

4.        CONCLUSÃO        7

5.        REFERÊNCIAS        8


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre os conceitos e estratégias de marketing de um negócio varejista.

É propósito deste trabalho fazer o diagnóstico das ações de marketing de uma empresa varejista. Com foco em: variáveis do composto de marketing, analise SWOT, essência estratégica da empresa e as possibilidades de aperfeiçoamento na atuação da empresa.

Para tanto, seguem as cinco características do perfil corporativo da empresa (Atakadão Atakarejo):

1.1. Histórico: Fundada em 1979, inicialmente como uma barraca de frutas, pelo baiano Teobaldo Costa, o Atakarejo é hoje o principal supermercado da Bahia. Atualmente com 16 lojas a rede conta com um mix de produtos diversificados para oferecer uma experiência de compra completa.

1.2. Missão: “Garantir o menor preço e atender a expectativa dos nossos clientes, contribuindo assim para a redução do custo de vida da população e um futuro melhor para os nossos associados” (Atakarejo, 2016).

1.3. Visão: “Ser o maior atacarejo (atacado e varejo) na Bahia até 2020” (Atakarejo, 2016).

1.4. Valores corporativos: Atitude de dono, combate a quebra e redução de despesas, honestidade, produtividade, ser comerciante, atendimento ao cliente, simplicidade, disciplina, respeito e ser exemplo.

1.5. Número de funcionários: 4.000 empregos diretos e mais 5.000 indiretos.

  1. DESENVOLVIMENTO: Variáveis controláveis:

2.1. Produto: quantidade de categorias de produtos larga, abrangendo diferentes categorias de produtos. Grande quantidade de itens de uma mesma categoria resultando em maior profundidade e extensão mais ampla, comercializando cerca de 50 mil itens. Alto investimento em estoque e área de exposição em cada loja, afim de atender todas as necessidades dos consumidores.

2.2. Preço: adoção de um preço básico para poder alterá-lo de acordo com a necessidade da política de descontos da rede. Implementação da prática de redução de preço por meio do uso de números ímpares nas casas decimais (embora desgastada, ainda é uma prática usual e eficaz). Operar com um nível de preço intermediário – entre o básico e o promocional - em relação à concorrência assim, o preço sempre será baixo.

2.3. Promoção: anunciar e convencer o consumidor de que a rede é a melhor alternativa com a melhor localização, disponibilidade de produtos, preço, serviço e horário de atendimento. Fomentar o aumento no tráfego de clientes no estabelecimento. Atuar na imagem da rede construindo uma imagem positiva, reforçando os diferenciais competitivos, mantendo a marca constantemente na memória dos consumidores.

2.4. Localização: pode-se destacar os novos formatos que visam as operações dentro de bairros e periferias menos desenvolvidas devido à dificuldade de se encontrar bons pontos, com preços acessíveis, nos principais centros. Buscando sempre pontos que tenham o acesso facilitado para seu público alvo e que alcance um fluxo suficiente para gerar visibilidade.

2.5. Ambiente: os ambientes demográfico e sociocultural devem ser observados para que os grupos sociais e étnicos - atrelados a disponibilidade de crédito, taxa de endividamento e distribuição de renda - desejados pela rede sejam alcançados. Juntamente com o ambiente político-legal que regulamenta, fiscaliza e controla a gestão de negócios.

2.6. Atendimento: é importante ressaltar que as pessoas que entram em contato com os consumidores carregam a imagem da empresa por tanto, são responsáveis por criar uma experiência que encante e fidelize o cliente. Funcionário motivados e engajados com o propósito da organização

  1. ANÁLISE “SWOT”:

3.1. Forças: rede com maior número de lojas na capital. Preço mais agressivo que gera menor despesa com propaganda.

3.2. Fraquezas: perca do público A devido ao preço baixo, pois este reflete na percepção de qualidade. Maior demanda por promoção devido a maior área de influência.

3.3. Oportunidades: potencial para crescimento fora da capital do estado. Potencial para aumento do ticket médio afim de atingir a fatia de clientes A da região.

3.4. Ameaças: número de concorrentes em vertiginoso crescimento. Aumento de despesas com promoção devido ao grande número de concorrentes.

  1. CONCLUSÃO:

Dentre as práticas utilizadas pela empresa, que possuem semelhanças com as estudadas na disciplina, podemos citar diversas, como: o foco em atender as necessidades dos consumidores, sistema classificatório de produto e as técnicas na elaboração do preço. Já as diferenças, podemos citar: a falta de aplicação de processos inovadores, falta de planejamento de internacionalização e políticas de sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com