TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MARKETING NO SETOR DE VAREJO

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.438 Palavras (14 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        PROPOSTA DE CONSULTORIA EM MARKETING        4

2.1        RESUMO/ SUMÁRIO EXECUTIVO        4

2.2        ATUAL SITUAÇÃO DO MARKETING (DIAGNÓSTICO)        4

2.3        ANÁLISE DE AMEAÇAS E DAS OPORTUNIDADES        8

2.4        ESTRATÉGIAS        11

2.5        PROGRAMA DE AÇÃO        13

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16



  1. INTRODUÇÃO

Na contemporaneidade, a concorrência e a busca por maior rentabilidade vêm fazendo com que as empresas busquem maior expansão e tenham estratégias para estarem à frente dos outros comerciantes. Há uma grande tendência na utilização de estratégias de mercado que deem uma maior ênfase na satisfação do consumidor, pois seguindo a linha de raciocínio de Kotler et al (2007, p. 40), as empresas “devem ganhar os clientes na disputa com os concorrentes e, então, mantê-los e cultivá-los com a entrega de maior valor”. Hoje, o ideal é saber fidelizar o cliente, como conquistá-lo.

Assim, as empresas, grandes ou pequenas, têm o desafio de tomar decisões de acordo com a variação do mercado, fazendo-se presente e em ascensão. O planejamento estratégico caracteriza-se como uma das ferramentas que podem dar o auxílio necessário, já que orienta a empresa a adaptar seus processos e sua estrutura organizacional ao ambiente mutável e competitivo, buscando o seu desenvolvimento e crescimento perante o mercado.
        Por isso, o presente estudo visa realizar um trabalho de marketing com a empresa Amazon, descrevendo seu público, quais seus pontos fortes e fracos, como atingir o público alvo para e empresa, como ter boa visibilidade no mercado.


  1. PROPOSTA DE CONSULTORIA EM MARKETING
  1. RESUMO/ SUMÁRIO EXECUTIVO

A proposta para o presente estudo é avaliar a qualidade e instigar planos operacionais que mostrem a importância da loja Amazon Go para o mercado. Com um estudo qualitativo, que possam propor táticas operacionais que mostrarão a importância da loja. Descrevendo os pontos fortes e fracos da empresa, destacando também a relevância do plano estratégico para a instituição.

  1. ATUAL SITUAÇÃO DO MARKETING (DIAGNÓSTICO)

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Sendo responsável não apenas por suprir as necessidades de um público, mas também por criar estratégias que façam a empresa obter vantagens sobre o concorrente e saber quem são seus consumidores e como alcançá-los positivamente.

Segundo o American Marketing Association, a definição do termo é a seguinte: “O Marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER, 1998).

A administração de marketing é a arte e a ciência de escolher mercados-alvo e obter, manter e multiplicar clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente (KOTLER e KELLER, 2006).

Segundo dados do site da Amazon Go coletou-se que o empresário Jeff Bezos incorporou a Amazon em julho de 1994, lançando o site no ano seguinte, sendo a mesma fundada apenas em 05 de dezembro de 2016. De acordo com a empresa Quora, o nome original seria "Cadabra", mas o fundador alterou o nome.

A empresa nem sempre esteve em alta, também teve fases difíceis e hoje se encontra em alta. No começo, a Amazon não era uma varejista de "todas as coisas". Em vez disso, a empresa concentrou-se principalmente em livros, o primeiro dos quais foi vendido na garagem de Jeff Bezos.

Hoje, a empresa realiza o comércio de diversos produtos de diferentes ramos, como vestuário, móveis, brinquedos, etc. Apesar do fato de que a Amazon tinha um sólido plano de negócios, os investidores começaram a se preocupar com o futuro devido ao fato de a empresa não tinha nenhuma intenção de obter lucro nos primeiros cinco anos.

Na época, esse plano era mirabolante para os investidores, porém, se tornou um ótimo plano, pois a Amazon foi capaz de estar a frente de outras no espaço do comércio eletrônico. No primeiro trimestre de 2001, a Amazon se tornou lucrativa, registrando uma receita de 01 bilhão de dólares com um lucro de 05 milhões de dólares. Apesar de ter sido um pequeno lucro para a empresa, ele justificou o plano que Jeff Bezos estabeleceu desde o primeiro dia.

Diante disso, a Amazon Go é um aplicativo móvel de comércio eletrônico que permite que os consumidores comprem itens em lojas físicas sem esperar filas, está na categoria de “Empresa do Futuro”.

O Amazon Go usa aprendizado de máquina, tecnologia de sensores, visão de inteligência artificial (IA) semelhantes aos encontrados em carros autônomos. A versão da Amazon apelidada de "Just Walkout Technology", usa sensores inteligentes e um aplicativo móvel Amazon Go no telefone do comprador para identificar quais itens um consumidor removeu de uma prateleira, podendo oferece-los posteriormente pelo e-mail cadastrado como item de interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (567.9 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com