TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing de Varejo

Por:   •  8/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.304 Palavras (14 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Cassiano lucas laudadio baião

lojas americanas

Cabo Frio

2018

SUMÁRIO

Histórico        3

Declaração estratégica        3

Missão        3

Visão        3

Valores        3

Estrutura        4

Participação de mercado        4

Modelos de loja        4

Tradicional        4

Express        5

Local        5

Pioneirismo e inovações        5

Premiações e reconhecimentos        5

Resultados        6

Estratégias de marketing        6

Localização        6

Ambiente        7

Produto        7

Preço        8

Promoção        9

Atendimento        9

Análise SWOT        10

Forças        10

Fraquezas        11

Oportunidades        11

Ameaças        11

Comparação Prática x Teoria        12

Recomendações para aprimoramento da empresa        13

Referências Bibliográficas        14


Histórico

        Fundada em 1929, a Lojas Americanas é, hoje, uma das maiores e mais tradicionais redes de varejo do Brasil. Veremos uma breve linha do tempo com os principais fatos da história da empresa:

  • 1940- A Lojas Americanas realizou a abertura de capital, tornando-se um Sociedade Anônima.
  • 2003- Aceleração do programa de expansão de lojas, com a inauguração de 16 novos pontos de venda, além da criação de um novo modelo de loja denominado Americanas Express.
  • 2009- Lançamento do programa “Sempre Mais Brasil – 80 Anos em 4”, tendo como meta a abertura de 400 novas lojas até 2013, dobrando o número de lojas da empresa e o número de cidades presentes. As metas foram devidamente alcançadas dentro do prazo proposto.
  • 2014- Com o sucesso do programa anterior, a Lojas Americanas lança um novo desafio “85 anos em 5 – Somos Mais Brasil”, dessa vez a meta é de abrir 800 novas lojas e 2 novos centros de distribuição até o ano de 2019.
  • 2016- Lançamento de um novo modelo de loja no fim do ano, uma loja de menor com produtos voltados para a conveniência alimentar, para denominar o novo modelo foi utilizada a marca “Local”;

Declaração estratégica

Missão

“Realizar os sonhos e atender as necessidades de consumo das pessoas, poupando tempo e dinheiro e superando suas expectativas”.

Visão

“Ser a melhor empresa de varejo do Brasil”. A melhor na visão dos clientes, acionistas, associados, fornecedores e sociedade.

Valores

  • Ter as melhores pessoas;
  • Ser um bom “dono do negócio”;
  • Buscar excelência na operação;
  • Ter foco no cliente;
  • Fazer mais e melhor a cada dia;
  • Ser obcecado por resultados.

Estrutura

        A empresa possui 1329 lojas distribuídas por 535 cidades, está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, além de 4 centros de distribuição localizados em Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

        Levando em consideração todas as lojas, a empresa conta com uma área de venda de 1.071 mil m² e um total de 23.495 associados.

Participação de Mercado

        A rede comercializa itens de 2.000 fornecedores diferentes, o que faz com que tenha uma grande participação de mercado em diversas categorias de produto. Além disso, também conta com as marcas próprias, tendo um total de 15 marcas próprias que oferecem desde produtos para animais de estimação até ferramentas ou materiais de escritório.

        Diariamente, cerca de 1 milhão de pessoas circulam pelas lojas da empresa, chegando a 2 milhões nos principais eventos, como natal e páscoa.

        O principal público da Lojas Americanas são mulheres de classe média com idade de 35 a 40 anos.

Modelos de Loja

  • Tradicional- área média de 1.500 m², aproximadamente 60.000 itens para venda em diversas categorias. Normalmente localizada em shopping centers e áreas de grande circulação de pessoas.
  • Express- área média de 400 m², aproximadamente 15.000 itens para venda. Normalmente localizadas em locais de menor circulação e com itens que variam entre as unidades para atender ao perfil do consumidor final.
  • Local- lojas de conveniência, contam com tamanho de loja menor, de acordo com os próprios executivos são “lojas do tamanho de um apartamento”, com itens voltados à conveniência alimentar. A empresa está estudando adotar o modelo de franquias para ajudar na expansão desse modelo a partir do ano de 2019, além de parcerias com escolas, hospitais e postos de gasolina para a abertura dessas lojas. Até o momento a empresa não deu maiores detalhes sobre esses planos.

Pioneirismo e inovações

  • A palavra “loja” no nome foi uma novidade, uma vez que todas as empresas da época se chamavam “casa”;
  • A Lojas Americanas é um grande ícone do varejo brasileiro, lançou novos hábitos no país desde a sua fundação, como por exemplo o cachorro quente, sundae, banana split e o milk shake;
  • Foi a primeira rede a empregar mulheres, em uma estratégia inovadora para atrair a atenção das donas de casa;
  • Apostando em um novo modelo de sucesso, a Americanas.com foi o primeiro grande portal a oferecer produtos pela internet no país;

Premiações e Reconhecimentos

        Segundo o Relatório de Divulgação de Resultados do primeiro semestre do ano de 2018, a Lojas Americanas recebeu as seguintes premiações até o momento:

  • Marcas Mais- alcançou o primeiro lugar na categoria “Lojas de Eletrodomésticos e Móveis”. A pesquisa é realizada pelo O Estado de São Paulo, em parceria com a consultoria TroianoBranding.
  • O Melhor de SP Serviços- conquistou o primeiro lugar na categoria “Loja de Departamento” no estudo publicado pela folha de SP, em parceria com o Datafolha.
  • Marcas Mais Valiosas do Brasil- a Lojas Americanas foi avaliada como a varejista mais valiosa do Brasil no ranking da IstoÉ Dinheiro. A premiação é resultado da parceria entre a IstoÉ Dinheiro, a Kantar Consulting e o Grupo WPP.

Resultados

        De acordo com o Relatório de Divulgação de Resultados do primeiro semestre de 2018, a receita líquida da empresa teve um aumento de 13% em relação ao primeiro semestre de 2017, chegando ao total de 4,9 bilhões contra 4,3 bilhões no ano anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (235.9 Kb)   docx (106 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com