TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Recrutamento e Seleção

Por:   •  12/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

Processo de Recrutamento e Seleção

Processo de Recrutamento e Seleção

Anteriormente, quando o inquirido entrou no fitness hut, o processo de recrutamento e de seleção não foi propriamente formalizado, porque este trabalhava á 16 anos com o atual superior hierárquico, e por esse motivo, demonstrou interesse em ocupar o cargo de diretor do clube em uma unidade, e pediu á sua chefia se poderia demonstrar esse interesse em desempenhar a função a um dos fundadores da organização. Após demonstrar esse interesse, foi convidado a desempenhar a função e continua até aos dias de hoje. Porém, com a evolução dos tempos e das formas como fazem o recrutamento e seleção, atualmente o processo é feito de forma diferente.

Atualmente, o processo de recrutamento e seleção consiste na abertura de Cursos PCM (Potencial Club Manager), onde entram os candidatos com as melhores notas, e este curso tem a duração de algumas semanas, onde os candidatos passam por diversas realidades, dentro do ambiente de um ginásio, como o trabalho administrativo, operacional e entre outros para adquirir uma panóplia de conhecimentos mais especificos para que consigam atuar em alguma altura, caso seja necessário e fazê-lo da melhor forma. Após demonstrarem as suas capacidades, são selecionados consoante o desempenho, os melhores candidatos, para desempenhar a função pretendida. O processo de integração, é feito de forma diferente, pois ainda é feito dentro do processo de recrutamento e seleção, isto é, após o curso ter terminado, a entrevista ter sido feita e o candidato selecionado, o candidato é integrado na equipa de trabalho, e são os seus colegas dessa mesma equipa que reportam ao diretor operacional, se o desempenho do candidato está a decorrer conforme o esperado, ou não. Só após esse mesmo reporte, é que é decidido se o candidato fica ou não.

Apreciação Crítica

Na nossa opinião, o processo pelo qual o inquirido passou, não é verdadeiramente um processo, porque foi como que “convidado” e não passou por um sistema de recrutamento e seleção, tendo por exemplo, entrevistas situacionais, de avaliação de competências ou biográficas. Passou sim por um convite, que foi feito devido ao seu próprio interesse, e por esse motivo, nem pode ser considerado um recrutamento interno. Consideramos assim que primordiamente o processo pelo qual passou não se refere a um processo de recrutamento e seleção, porque não se enquadra de forma alguma na matéria lecionada nas aulas, em relação ao processo de recrutamento e seleção.

Todavia, o processo de recrutamento que é feito na atualidade, já pode ser considerado como um processo de recrutamento e seleção, pois inicialmente são muitos candidatos a inscrever-se no curso, depois disso são recrutados os melhores, consoante as suas notas, e após o curso apenas são selecionados os melhores, consoante o seu desempenho, e não só, sendo que o critério que nos foi dado, como critério de seleção é para além do desempenho, os valores dos candidatos, pois para o fitness hut, os valores são algo essencial para poder desempenhar algum tip de função.

Consideramos interessante, que o processo de integração seja feito dentro do processo de recrutamento e seleção, pois é algo diferente, e faz com que o candidato tenha de continuar a esforçar-se, já mesmo dentro da organização, sendo que ainda está a ser avaliado.


Processo de Acolhimento e Integração

Processo de Acolhimento e Integração

Após entrar para o cargo, o processo de integração do inquirido, foi relativamente simples, e consistiu numa reunião, onde foi apresentado, conheceu a sua equipa de trabalho, que no fundo já conhecia, da sua experiencia anterior, e foi-lhe mostrado como funcionaria o cargo, e o trabalho com a sua equipa de trabalho. Este processo foi simples devido ao facto de o inquirido já conhecer a sua equipa de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com