TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PBL MARKETING FGV

Por:   •  15/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

Maio/2021

[pic 4]

Shineray

Elaborado por: Janike Mayara Salomão de Albuquerque Melo

Disciplina: Marketing

Turma: 13


Introdução

No ano de 2015, a Shineray do Brasil inaugurou no Cabo de Santo Agostinho a primeira montadora fora do país de origem e a única planta industrial do Brasil a fabricar motos fora da Zona Franca de Manaus. Um investimento de aproximadamente R$ 130 milhões e a unidade tem capacidade de produção total de 250 mil unidades por ano.

               [pic 5]        [pic 6]       [pic 7]

Os produtos como a “cinquentinha” traziam no slogan “facilidade”, “sem burocracia”, “autonomia”, “melhor design”, “econômicas” e “charmosa”. Atrativos que tiveram um alto nível de aceitação no mercado, as vendas da shineray em 2015 superaram as expectativas, a montadora ainda não tinha produção final prevista, chegando em 2016 a 150 mil unidades por ano. Para pilotar uma moto dessa não precisava ter habilitação (CNH), o uso de capacete não era obrigatório, eram motos econômicas e com designs diferenciados. Tinham modelos desde os mais modernos aos retrôs. Com a alta circulação das “ciquentinhas” o número de acidente de trânsito começou a subir, não havia pré-requisitos e regras de segurança para os usuários. Logo o Detran-pe, em 2016 adotou a obrigatóriadidade do uso de capacetes e do porte da habilitação. Também houve a obrigatoriedade de emplacamento e registro das cinquentinhas. “  

“FALTA DE HABILITAÇÃO DE 'CINQUENTINHA' DARÁ MULTA A PARTIR DE 1º DE NOVEMBRO”
(FONTE: G1.GLOBO.COM)

Em outubro de 2016 essa foi a manchete que circulava nos jornais do país, contrariando os slogans das mobiletes, não tinham mais a vantagem de não ter burocracia, sendo assim, as vendas começaram a cair no final de 2016. O produto tinha sofrido devido a uma alteração organizacional do trânsito, um fator que não foi previsto pela Shineray, e por isso a empresa perdeu espaço mercado e muitos clientes.

Sendo assim, será necessario inovar o conceito das motos, abordar segurança com um objetivo de desbucratizar os processos. Investindo no marketing através de ações sociais, ambientais e produtos inovadores para recuperar a positividade da imagem do produto. Portanto, vamos elaborar um plano para esta recuperação.


Desenvolvimento

Afim de retratar à imagem da Shineray Brasil, vamos realizar um estudo e proposta para as ações que devem ser tomadas de retratação da marca para com os consumidores.

  1. Análise ambiental da empresa

Firmado o compromisso do Brasil em reduzir as emissões de gás carbônico em 37% em relação às emissões de 2005. A data limite para isso é 2025, com indicativo de reduzir 43% das emissões até 2030 (Fonte: revistamodal.com.br). Aproveitando este momento de investimentos em enérgias e tecnologias renovaveis, o time de P&D trará um novo lançamento para o mercado. Que serão as “scooters elétricas”, sem usar combustivel fossil e 100% elétricas.  O novo modelo trará a praticidade de não necessitar de manutenção periodicas, sem ruídos e designes esportivos. Elas serão inspiradas nos patinetes, ou seja, já tem skytes elétricos e patins elétricos, agora virão os patinetes elétricos

A outra abordagem será para as campanhas sociais da marca. Para a Shineray do Brasil, o que não pode perder espaço no mercado duas rodas são as campanhas relacionadas à segurança do condutor e aos acidentes envolvendo motocicletas. Para isso, junto a empresa de transito (DETRAN) e as secretárias das Cidades e Saúde para promover campanhas educativas de trânsito.

[pic 8]

  1. Pesquisa de mercado e possiveis resultados

A crescente procura por veiculos sem utilização de combustivel fossil se da as altas no valores do pretoleo e na poluição. A praticidade de ter um veículo elétrico tras alem de inovação e gastor menor em relação a um convectional. As Scooters tem como alvo lazer e trabalho, através dos entregadores de aplicativos que tem um custo maior em manter as matriculas e documentais necessarios para estarem aptos a rodar com as motos. É um conceito mais clean sobre o uso do patinete, menos burocratico.  

  1. Análise competitiva

Para abordamos uma tecnologia da industria 4.0, sem uso de combustivel fossil, era preciso ter um preço diferenciado, pois não estaria alinhado com a missão da empresa de ser acessivel se os preços de cada patinete fossem elevados, pois limitariamos o publico alvo deste novo produto.  Para isso, vamos trazer a análise de SWOT para o negócio.

[pic 9]
(Tabela 1)

Logo percebemos que os pontos a serem avaliados serão focados na tecnologia de combustão elétrica, afim de garantir o diferencial competitivo do produto. E a capacitação do time de manutenção e pós venda para suprir a demanda do novo produto.

Com relação as normas de transito, até o presente momento, não há nenhuma norma no DETRAN que exija nenhum tipo de obrigatóriedade documental e de equipamentos para patinetes. Contudo, juntamente na campanha de lançamento do produto, iremos disseminar/incentivar o uso de capacetes junto, através brindes e propaganda. Afim de posicionar a empresa de maneira sempre segura em relação aos seus produtos.

  1. Proposta de comunicação de marketing

Para nossa proposta de marketing iremos adotar as midias sociais de internet, como Facebook, Instagram, Twitte. Como também, adotaremos promoções em radios e feiras, disseminando popularmente a “nova maneira prática” de se locomover, e linkando cada vez mais que a maneira é pratica de andar e de adquirir também. Os patinetes dispensam a obrigatoriedade de emplacamentos e EPI’s. Um dos slogans será “basta carregar e usar”, “Liberdade de ir e vir”, “Posto de gasolina nunca mais”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com