TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Fimle O vento Será sua herança

Por:   •  5/10/2015  •  Resenha  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

I N S T I T U T O D E C I Ê N C I A S B I O L Ó G I C A S

CURSO DE BIOLOGIA

[pic 2]

Resenha do filme: “O Vento será tua herança”

Diana Silva Pereira

Matrícula: 14/0000232

“Aquele que perturba sua própria casa herdará o vento" Provérbios 11:29

Esse filme é baseado numa história verídica que ocorreu nos EUA em 1925, conhecida popularmente como “O Julgamento do Macaco”, na cidade de Dayton estado do Tenesse, onde um professor foi julgado por ensinar a Teoria da Evolução de Darwin em uma escola pública. Nas telas do cinema essa história teve algumas mudanças como nos nomes dos personagens envolvidos e em alusão a cidade onde o fato realmente ocorrera.

Tudo começou quando na fictícia cidade americana de Hillsboro, um professor de Biologia do colégio público local, foi preso por ensinar “darwinismo e evolucionismo” aos seus alunos infringindo uma lei estadual que determinava que os funcionários públicos, não poderiam questionar o “criacionismo” ou trabalhar com os preceitos darwinistas. Ao ser preso, seu caso ganha notoriedade nacional, principalmente pela escolha dos famosos e polêmicos, promotor e advogado de defesa, os quais duelariam na tribuna para defender cada um seu argumento e suas convicções acerca desta disputa.

Toda a cidade em sua grande maioria, acostumadas com a cultura criacionista vendo sua fé ser questionada ficara contra o professor e apoiando o famoso promotor, o qual possuía como eles, uma devoção aos ensinos criacionistas. Os criacionistas, retratados no filme, baseavam a concepção da natureza e sua visão de mundo, na tradição judaico-cristã descrita e limitada apenas nos registros dos livros sagrados contidos na Bíblia tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento, sendo os evolucionistas chamados de hereges, ateus e pagãos, por contrariar pensar ou agir contra suas convicções.

Nessa cidade existiam alguns personagens que se destacaram nesse filme, devido a sua intolerância ao defender aquilo que achavam como modelo certo e imutável da verdade, como o prefeito e o reverendo local, que demostraram intenso fanatismo e intolerância às outras crenças e ao conhecimento científico.

Munidos desse pensamento que dominava a maioria dos habitantes daquela cidade, a promotoria utilizou isso como tática, ou seja, usando todo o fanatismo religioso aliado ao ódio e a ignorância, ao ponto de pedir que “não se questionasse as verdades da Bíblia” e “não confundir as coisas materiais com a realidade espiritual”. A estratégia do advogado de defesa inicialmente foi de defender o direito de ser diferente, de pensar e de ter conhecimento. Entretanto, ao prosseguir com o julgamento, a defesa foi impedida de usar cientistas evolucionistas como testemunhas.

A defesa parecia que estava atuando num processo onde o réu, o professor de biologia já estava condenado, pela cultura fanática e intolerante daquela cidade. Porém o brilhante advogado utiliza uma estratégia que mudou completamente o curso do julgamento, pois, se os peritos de ciência não puderam falar a favor da defesa, um perito em bíblia poderia falar, foi quando o advogado de defesa convoca o próprio promotor como sua testemunha de defesa. Ao fazer isso, o advogado inicialmente questiona ao promotor que se as “verdades” contidas na Bíblia devem ser consideradas ao pé da letra, então, como poderia de acordo com certos textos contidos na Bíblia, o homem ter sobrevivido no estomago de um peixe? Como poderia o sol ter parado, como o mundo foi criado em 5 dias se o sol foi criado no terceiro dia? Poderia o dia, referido no texto sagrado, ter uma contagem de tempo diferente dos que conhecemos hoje?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (54.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com