TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme o Vento Sera sua Herança

Por:   •  20/10/2020  •  Resenha  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                                              [pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Análise do filme

Filme: O vento será sua herança

Professor: José Antônio Feitosa Apolinário

Discente: Juliana Henrique de Lima

1 Descrição da obra:

 

O filme, “O vento será sua herança”. Reino Unido, 7 de julho de 1960

2 Credenciais do autor:

Stanley Kramer nasceu em Hell's Kitchen, Nova York, em 29 de setembro de 1913. Ele é um produtor e diretor de cinema americano. Durante sua carreira foi indicado a 9 óscares por filme e direção, ganhou 23 prêmios e recebeu mais 21 indicações para outros prêmios do cinema.

3 Credenciais da resenhista:

Juliana Henrique de Lima, discente do curso bacharelado em ciências biológicas pela universidade federal rural de Pernambuco- UFRPE, unidade acadêmica de Serra talhada-PE.

4 Resumo do filme

O filme é composto por diversos fragmentos de intolerância, tentativas de dominação religiosa e alienação cristã que leva a vida pela interpretação estreita da bíblia.

O mesmo é sobre um fato real acontecido no ano de 1925, com um professor de biologia que decidiu durante a sua aula fala sobre “Darwin”, por este ensinamento em sala de aula o professor foi preso e julgado, neste caso ficou conhecido como“ julgamento do macaco”, ganha este nome por explicar aos seus discentes que os homens são a evolução do macaco.

5 Resenha

  O filme traz uma reflexão e uma inquietação sobre as crenças religiosas que era imposta aquela sociedade que ao menos tinham o direito de questionar essa realidade, o mesmo mostrar a oposição de ciência e fé, ciência e religião. É um filme provecto mais atual, além de trazer muita polêmica pós-feri o direito da liberdade de expressão e de pensamento, crença ou religião.

Na análise da época que o filme foi lançando, o mesmo traz um grande impacto a sociedade, pó que naquele tempo era muito mais complexo do que nos dias atuais de mudar os conceitos e visões alienadas dos indivíduos, é tanto que durante a cena do sermão do pasto nota-se um extremismo e uma alteração comportamental por parte do mesmo, onde ele pragueja a sua filha por divergir da sua opinião, o fanatismo religioso tratado no filme é assustado, pois, causa estragos mentais e físicos naquela sociedade.

O senhor Bertram Cates é um biólogo e professor que leciona em escola pública onde é proibido ensinar outra forma de criação do mundo a não ser o criacionismo, Cates decidi em uma das suas aulas abordar o tema sobre a teoria da evolução de Darwin, o mesmo traz aos discentes, uma nova visão que o homem evoluiu do macaco e de como tudo a nossa volta no universo foi criando, como este ensinamento ele infringiu uma lei local que proíbe o ensinamento dos preceitos do darwinismo, e por este motivo o educador foi preso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (227.8 Kb)   docx (104.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com