TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing de Serviços e Varejos

Por:   •  16/8/2023  •  Ensaio  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 4

AP2 Marketing de Serviços e Varejos - 2021

Questão 1

marketing de serviços difere do marketing de bens por causa das quatro diferenças fundamentais envolvidas nos serviços:

Peço que examine tais diferenças e exponha elas aqui nessa questão, explicando cada uma delas.

Resposta:

Intangível

Inseparável

Variável

Perecível

Além das explicações

Questão 2

Uma empresa varejista dispõe de várias alternativas estratégicas. Sua escolha normalmente depende do modo como ela interpreta a equação de valor de seus clientes, que é resultado da relação entre benefícios e custos que cada alternativa estratégica fornece.

Identifique e comente sobre as três estratégias predominantes abordadas no nosso material.

Resposta:

As três estratégias varejistas predominantes no material são: ênfase em preços baixos, ênfase em benefícios e ênfase em proximidade. 

Ênfase em preços baixos: Preços competitivos, e para isso acontecer, as instalações são mais simples, atendimento é reduzido, e há menor variedade de produtos. Assim, através dessa estratégia, os varejistas conseguem custos operacionais muito baixos. E atraem clientes pelo preço dos produtos. 

Ênfase em benefícios: Há a inversão da equação de valor. Nessa estratégia, a empresa busca conquistar a preferência dos clientes através de pacotes atraentes de benefícios, com atendimento satisfatório, boa variedade de produtos e instalações agradáveis. São ótimas vantagens para atrair consumidores.

Ênfase em proximidade: Há a proximidade física da loja com os potenciais consumidores, além de se ter um relacionamento mais íntimo com eles. Geralmente essa estratégia é adotada por varejistas de pequeno porte. Está localizado em um local próximo ao público, com fácil acesso e bastante fluxo de pessoas. A proximidade gera a vantagem de deslocamento menor, assim os produtos e serviços podem ser mais caros do que dos concorrentes mais distantes, pois dessa forma, os clientes não pagarão a locomoção. Essa estratégia gera domínio da região e dificuldade da entrada de novos concorrentes. 

Questão 3

Você é dono de uma fazenda onde existem muitos jacarés, decidindo, então, produzir sapatos de couro de jacaré. Como o trabalho é realizado de forma artesanal, cada peça será exclusiva, e portanto, com muito valor agregado incluso. Você precisa decidir em qual modelo de formato varejista irá distribuir seus produtos.

Assinale a alternativa CORRETA sobre qual modelo de formato varejista mais adequado para distribuir seus produtos de couro de jacaré.

  1. Feiras livres
  2. Lojas de Departamentos
  3. Lojas especializadas
  4. Minimercados
  5. Lojas de Descontos

Questão 4

Nós estudamos em nosso material sobre a escala de tangibilidade nas empresas. De acordo com a escala de tangibilidade de bens e serviços, qual alternativa CORRETA, que compreende uma adequação correta do uso de tal escala.

  1. Refrigerantes, automóveis e fast-foods são predominantemente tangíveis
  2. Produtos de consumo doméstico, tais como sal, arroz e feijão, são predominantemente intangíveis por estarem ligados ao consumo pessoal.
  3. Ensino, linhas aéreas e perfumes são predominantemente intangíveis.
  4. Todos os bens e serviços existentes podem, em algum momento, obter características tangíveis ou intangíveis na escala.

Agências de propaganda, investimentos e consultorias são predominantemente intangíveis.

Questão 5

Dentre as afirmativas abaixo, marque a ALTERNATIVA CORRETA que aborda os fatores necessários aos padrões apropriados de serviço.

  1. A padronização de serviços, os objetivos e as metas formais para o serviço e os padrões definidos pelo cliente, não pela empresa.
  2. Nenhuma das alternativas está correta
  3. A padronização de comportamentos e ações no serviço, os objetivos e as metas formais para o serviço e os padrões definidos pelo cliente, não pela empresa
  4. A padronização de comportamentos e ações no serviço, os objetivos e as metas propostas para o produto e os padrões definidos pelo cliente, não pela empresa.
  5. A padronização de comportamentos e ações no serviço, os objetivos e as metas formais para o serviço e os padrões das necessidades do cliente.

Questão 6

Em nosso material sobre estratégias de varejo, vemos que os varejistas se utilizam muito dos 4Ps, o famoso mix de marketing, e que através dele eles conseguem aumentar o valor dos bens e serviços oferecidos aos consumidores.

Assinale a alternativa CORRETA que define outra vantagem que esse mix de marketing pode proporcionar ao empresário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com