TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de Georg Simmel Trabalho de Sociologia

Por:   •  29/3/2019  •  Monografia  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 5

Biografia de Georg Simmel
Trabalho de Sociologia

[pic 1]


Sumario
Capa.................................................................................................1
Sumario............................................................................................2 Frases...............................................................................................3
Introdução.........................................................................................3
Vida de Georg Simmel......................................................................3
Sociologia(1908)...............................................................................4
Conclusão.........................................................................................6

Frases

“A metrópole é a sede desta cultura, que eliminou todas as características da pessoa.“

“Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe.”
Introdução

Nesta biografia falaremos um pouco sobre a vida do grande Georg Simmel, contando um pouco sobre sua vida, sua formação, obras, família, entre outros, mostraremos suas faculdades e trabalhos que ele mesmo realizou, sua participação em livros e outros.
a vida de Georg Simmel foi rápida, morreu aos 60 anos, em 1918, sua vida foi rápida, mas Georg não deixou de fazer parte na historia da sociologia.
teve apenas um filho, ao contrario de seus pais que tiveram sete filhos, casou-se com uma mulher de família respeitada e católica, já Simmel era batizado luterano, assim como sua mãe.

Vida de Georg Simmel

          Filho de Edward Simmel e de Flora Bodstein, Georg Simmel foi o ultimo de seus irmãos, eram em sete filhos do casal com ascendências judia tanto por seu pai quanto por sua mãe, apesar disso, a mãe tinha sido batizada luterana, assim como Georg.
         Em 1874, seu pai Edward, dono de uma fábrica de chocolates  morre, deixando uma grade fortuna como herança. Um amigo da família, Julius Friedländer, também dono de respeitável fortuna adquirida no ramo da música, torna-se tutor de Georg, deixando, mais tarde uma herança expressiva a qual possibilitou Georg seguir sua vida acadêmica.
         Cursou filosofia na Universidade de Berlim, sua tese em doutorado, também em filosofia, levou o titulo de
A Natureza da matéria segundo a monadologia física em kant e rendeu a ele o titulo do ano de 1881.
        Foi designado como
Privatdozent na mesma Universidade de Berlim, e ganhava apenas o que vinha das taxas pagas pelos estudantes que se inscreviam em seus cursos. Já em 1891, se tornou “professor extraordinário”, mas já foi incorporado de modo final e definitivo na academia berlinense.
         Casou com Gertrud Kinel em 1890, diplomata também em Berlim, de família católica. O casal teve apenas um filho, Hans Simmel.
         Já em 1914, foi nomeado professor de Estrasburgo, então uma cidade que pertencia ao Império Germânico. No entanto, morreu em 1918, aos 60 anos de idade.

Sociologia (1908)
          Tempos antes do grande tratado sociológico de Max Weber (economia e sociedade), a Alemanha já conhecia o desenvolvimento consistente de uma discussão epistemológica voltada para a determinação do objeto, métodos e temas da ciência sociológica: reunindo diversos escritos produzidos em tempos anteriores, Georg apresentou sua “Soziologie” em 10 capítulos ( e vários outros excursos) no ano de 1908 e contribuiu decisivamente para a consolidação desta ciência na Alemanha.
         Simmel desenvolveu a sociologia formal, ou das formas sociais, influenciado pela filosofia kantiana ( o neokantismo era uma corrente muito forte na Alemanha da época) que distinguia a forma do conteúdo dos objetos de estudo do conhecimento humano. Destinção pretendia tornar possível o entendimento da vida social já que no processo de sociação (
Vergesellschaftung, termo que cunhou para o estudo da sociologia) o invariante eram as formas em que os indivíduos se agregavam e não aos indivíduos em si.
         No entanto os processos qualitativos que assumiam tais formas também deveriam ser estudados pela sociologia geral, subproduto da formal, como a concebia Simmel. O autor não conferia aos grupos sociais unidades hipotasiadas, supervalorizadas com relação ao indivíduo (um distanciamento seu com relação a Durkheim, por exemplo). Antes via neste o fundamento dos grupos, dai que as formas para Simmel constituem-se em processo de interação entre tais indivíduos, seja por aproximação, seja pelo distanciamento, competição, subordinação, etc.

          As formas principais de sociação estudadas por Simmel em sua obra são:
        -determinação quantitativa do grupo: investigação entre o numero de indivíduos no seio das formas de vida coletiva, ou seja, o modo como o aspecto quantitativo afeta o tipo de relação social existente. Neste tópico, Simmel mostrou que estar isolado, em uma relação exclusiva entre duas pessoas e, por fim, entre três, produz, diferentes tipos de interação entre as pessoas.
         - a dominação e subordinação: as relações de poder não são unilaterais e é preciso explicar como as formas de comando e obediência estão relacionadas. Dentre os tipos de relação de poder, Simmel destacou a obediência do grupo a um indivíduo, ou a dominação de regras impessoais.
         - o conflito: os indivíduos vivem em relações de cooperação, mas também de oposição, conflitos são parte da mesma da constituição da sociedade, seriam momentos de crise, um intervalo entre dois momentos de harmonia, vistos, portanto, numa função positiva de superação das divergências. Influenciou assim as concepções do conflito presentes na obra de Lewys Coser e Ralf Dahrendorf.
         Assim, apesar de seu caráter fragmentado, o livro “sociologia” lançou as bases da orientação hermenêutica de sociologia (depois retomada e aprofundada por Max Weber), bem como explorou importantes temáticas da análise sociológica, como a questão do individuo e dos grupos sociais. Muitos entendem que sua abordagem foi vital para o desenvolvimento do que ficou conhecido como microssociologia, uma análise dos fenômenos no nível das interações diretas entre as pessoas.

A Obra de Simmel

Simmel tornou-se conhecido como um ensaísta, assim como autor de livros sociologiocs e filosóficos. Suas principais obras, no título original são:
-Über sociale Differenzierung, Leipzig: Duncker & Humblot, 1890 [Da diferenciação social]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (243.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com