TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Psicologicas no Trabalho

Por:   •  18/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Bruna Ferreira da Silva        

João

“Doenças emocionais e sua repercussão no ambiente de trabalho”

Taubaté – São Paulo

2019

Bruna Ferreira da Silva        

João

“Doenças emocionais e sua repercussão no ambiente de trabalho”

[pic 1]

Taubaté – São Paulo

2019

Sumário

1.        Introdução        4

2.        Desenvolvimento        5

2.1.        Principais problemas psicológicos ligados ao ambiente de trabalho:        6

  1. Introdução

O ritmo acelerado das empresas e seus respectivos ambientes de trabalho, exige dos cidadãos uma alta demanda de esforços nas suas atividades cotidianas, as exigências para atingir metas, constante mudanças e evoluções no ambiente de trabalho, desgastes emocionais, carga horária extensa( realizar muita hora extra), problemas financeiros e pessoais pode levar o profissional há um desgaste físico e psicológico, que pode colocar em risco a saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho, ocasionando algum acidente. As condições dos ambientes e dos processos de trabalho das pessoas podem desencadear esse tipo de adoecimento. 
Levando em conta que no ambiente de trabalho, o profissional tem que ser sério e responsável com a sua profissão, os sentimentos e sensações que eles no ambiente de trabalho acabam sendo escondidas. Elas são como forma de preservação do seu emocional, mas, infelizmente essa preservação leva há uma crise e um colapso interno, desencadeando transtornos e problemas psicológicos. Além do fato de escondem os sentimentos, muitos profissionais passam por problemas psicológicos e não conseguem identificar, acham que é apenas uma fase, devido ao fato de submeterem a trabalhos que os fazem exercer atividades que não os geram prazer, eles ficam preso a um trabalho que esgota suas forças psicológicas e não percebem que o seu trabalho coloca em risco a sua saúde mental, podendo ocasionar um acidente no seu local de trabalho, assim, não colocando em risco apenas a sua saúde mental, mas também física, e comprometendo seus colegas de trabalho, pois algumas reações de um transtorno psicológicos são agressivas, ocasionando uma situação desconfortável.
Portanto, quando se fala de saúde no trabalho não devemos pensar em apenas situações que comprometem o estado físico do colaborador, devemos cogitar o estado psicológico na qual o colaborador se encontra

  1. Desenvolvimento


Nos últimos anos, as doenças profissionais vem aparecendo com grande força nas estatísticas, os transtornos mentais relacionados ao trabalho estão muito presentes nas instituições atualmente, algo invisível que atinge aos poucos, mas vem sendo percebido a algum tempo pela Previdência Social como causa de afastamento do trabalho.
A OMS(Organização mundial de saúde), estimou que em 2020 a maior causa de incapacidade será causada por conta de problemas mentais.
Os transtornos mentais já aparecem nas estatísticas como a terceira causa de afastamento do trabalho no país, entre os transtornos está presente com maior ênfase o depressivo, que somente é desbancado pelos acidentes e lesões (conhecidas como LER/DORT, doenças causadas por movimentos repetitivos).
O funcionário acaba se submetendo a estar em um ambiente cheio de pressão, ritmo muito acelerado e acaba sendo exposto de maneira negativa por seus chefes, anos passam com essa rotina e de certa forma acaba sendo um ambiente de trabalho natural, aceita a situação por necessitar muito daquele cargo, o que o faz refém daquelas situações. Com esse acumulo, essa sobrecarga que acaba recebendo, os problemas emocionais vão aparecendo aos poucos, sem mesmo perceber, se a ansiedade, o desânimo e o medo aparecerem em alguns dias e não acaba atrapalhando a vida do trabalhador, ele ainda não está sofrendo com alguma doença psiquiátrica, mas se acaba atingindo a vida e comprometendo a sua saúde mental e física (taquicardia, hipertensão, dores de cabeça, insônia, por exemplo) pode ter uma chance de estar com algum sintoma. Com essas situações, é muito propício o desenvolvimento de transtornos mentais, entre eles transtorno do pânico, depressão, transtornos do sono, síndrome de burnout (esgotamento total) etc.
Desta forma, em 2017 a Justiça do trabalho colocou como prioridade, dar atenção os problemas psicológicos ligados ao ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com