TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Por:   •  24/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.850 Palavras (12 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 12

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Essa breve orientação e o modelo de relatório em anexo foram organizados com o objetivo de facilitar a elaboração do Relatório Final de Estágio Curricular Obrigatório, documento essencial à formalização do cumprimento de estágio, pré-requisito escolar para a conclusão dos Cursos Técnicos promovidos pela Rede de Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará – EETEPA’s.

O presente documento serve de embasamento à elaboração do relatório de estágio curricular obrigatório e contempla as partes mais comuns de um Relatório Técnico e/ou Científico, cabendo à responsabilidade do Professor Orientador-Supervisor de Estágio, os encaminhamentos cabíveis à inclusão de itens opcionais (conforme ABNT NBR 10719 ou alterações subsequentes) que se façam necessários, devendo de um modo geral, ser respeitadas, no entanto, as seguintes formatações:

  • Papel e Fonte: Todo o relatório deve ser apresentado em papel branco A4 (21,0 cm x 9,7 cm), cujas letras devem ser digitadas na cor preta. A fonte deve ter tamanho 14 para títulos – que aparecerão sempre em caixa alta e em negrito – e para subtítulos – que serão grafados com letra(s) inicial(is) maiúscula(s) e em negrito – e tamanho 12 para todo o restante do texto, inclusive para “tópico de subtítulo” (que, deve, no entanto, ser apresentado em itálico e em negrito). Fonte: Arial ou Times New Roman

  • Margem: As páginas do relatório devem apresentar as seguintes dimensões: margens esquerda e superior, 3 cm; direita e inferior, 2 cm.
  • Espacejamento e Parágrafos: A parte textual deve ser digitada com espacejamento entre linhas de 1,5. Os títulos das seções devem ser separados do texto anterior e do posterior por 02 espaços de 1,5. O indicativo de número de seção precede o título e é alinhado à esquerda, sendo separado por um espaço de caractere. Ex: 1. APRESENTAÇÃO.

O parágrafo deve ser recuado a 1,25 cm da margem esquerda.

  • Paginação: Todas as páginas do relatório de estágio, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas, numeradas somente a partir da parte textual (1 APRESENTAÇÃO), em algarismos arábicos, dentro da margem superior, à direita da página. Embora sejam contabilizadas no sumário, as seções opcionais: Anexo(s) e Apêndice(s), não são paginadas.

  1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

São elementos pré-textuais: capa, folha de rosto, agradecimentos (opcional), Folha de Aprovação, Sumário e Resumo com palavras-chave.

  1. Capa/Folha de rosto (Elemento obrigatório): É a cobertura externa de papel contendo os seguintes elementos:

Cabeçalho: deve conter o nome da instituição responsável, com subordinação até o nível de autoria (negrito, centralizado);

Título: título do relatório (negrito, Arial ou Times New Roman, 16, centralizado);

Local: da entrega do relatório. Ex.: BELÉM/PA

Data: da entrega do relatório. Ex.: SETEMBRO/2015

  1. Agradecimentos (Elemento opcional): Iniciar em folha distinta apresentando o título centralizado à margem superior, letra maiúscula, fonte tamanho 12 em negrito. O texto deve iniciar 30 pontos abaixo, com recuo especial de primeira linha de 1,25 cm.

Em folha distinta, o agradecimento pode ser dirigido à empresa pela oportunidade e ao (s) supervisor (es), orientador (es) e nomear aqueles que contribuíram de maneira relevante para a realização do estágio.

  1. Resumo/Palavras-Chave: Deve possuir entre 200 e 300 palavras (máximo).  Utilizar fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, em itálico, espaçamento entre linhas simples, com alinhamento justificado. O título desta seção deve ser  escrito  em  letras  maiúsculas,  em  fonte Times  New  Roman ou Arial, tamanho  12,  em itálico e negrito. As Palavras-chave devem vim logo abaixo do resumo, sem espaço entre linhas, devem ser informadas as palavras-chave, em número de três a cinco, separadas por ponto e vírgula, com primeira letra de cada palavra em maiúsculo e o restante em minúsculo. Estas palavras devem necessariamente estar contidas no resumo.
  2. Sumário: Em folha distinta, apresenta a enumeração das divisões e seções do relatório, na mesma ordem e grafia que aparece no corpo do trabalho e com a respectiva indicação de página.
  3. Glossário: É um dicionário com diversos termos desconhecidos, como palavras técnicas, em outro idioma, e etc., e é um termo oriundo do latim. O glossário é uma lista, geralmente em ordem alfabética, que dá o significado das palavras. Tem o objetivo de explicar palavras que foram utilizadas durante o relatório, e que não são todas as pessoas que conhecem seu significado. As palavras que aparecem no glossário são geralmente pouco conhecidas, em outros idiomas, termos tecnológicos, em línguas que já não existem mais, e etc. Exemplo: Drives: Conjunto de programas necessário para funcionamento das partes física do computador.

  1. ELEMENTOS TEXTUAIS

Os elementos que compõem a parte textual do relatório são: introdução; apresentação da empresa; síntese da carga horária; relatório descritivo e conclusão. Em ordem numérica deve aparecer da seguinte forma:

  1. APRESENTAÇÃO: Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numérico (1), alinhado à esquerda. Não exceder uma página.

O QUE É: Essa parte representa o início do Relatório, na qual se inicia o relato das vivências de estágio. Deve-se, nessa parte, dar uma visão geral do conteúdo do relatório, explicar claramente o objetivo geral, a importância dele e da realização do estágio; porém não deve dar detalhes sobre os resultados, nem antecipar as considerações finais e/ou recomendações, deve apresentar de forma resumida onde e quando se realizou o estágio, os envolvidos no processo (professor orientador-supervisor de estágio e do relatório, supervisor da instituição), bem como o período do estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (226.3 Kb)   docx (75.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com