TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa da Europa

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Região centro oeste

A região centro oeste e formada por 4 estados: Mato Grosso, Mato  Grosso do Sul , Goiás e Distrito Federal, tem a população de 14.050.340. Os primeiros habitantes dessa região foram os indígenas, logo após teve a chegada dos bandeirantes onde descobriram as minas de ouro. O  seu relevo consiste em planaltos e planícies ,o verão e geralmente chuvoso e o inverno seco e frio, a vegetação e normalmente cerrado e pantanal, as arvores do cerrado são  preparadas para a queimada, as cascas são duras para não perderem nutrientes devido o calor excessivo e suas raízes são profundas para alcançar o lençol freático, o cerrado  e o bioma e o planalto central e o relevo. Além do pantanal e do cerrado o centro oeste tem vestígios da floresta amazônica . Temos a bacia amazônica, a bacia do rio Paraná e a bacia do Rio Paraguai , o Pantanal e considerado um patrimônio Natural   Mundial e Reserva de Biosfera.

1940 - Marcha para Oeste. Liderada por Getúlio Vargas, tivemos a ocupação e defesa do território, onde ouve a devastação dos indígenas.

Industrias – Temos relação com o Mercado interno. Mão de obra qualificada e barata, boas estruturas e grande proximidade com o mercado consumidor ( Sudeste).

Brasília -  1957 teve inicio com o governo de Juscelino Kubitschek (JK) . Mas foi em 1960 que foi inaugurada verdadeiramente. De 1964- 1985 ouve o governo militar e a firmação como capital, porém as atividades continuaram sendo no Rio de Janeiro.

O solo do centro oeste e bastante pobre, pois a o desenvolvimento de muito agrotóxico e fertilizante.  Maior plantação de soja se concentra nessa região, e 41% da produção de bovinos.

O turismo e bastante cobiçado nessa região, principalmente nos pantanais, em caldas novas Go, a cidade de Bonito , Goiás velho, chapada dos veadeiros ,essas são umas das principais escolhas de turismo na região.

Duas das principais atrações da região são: A Cavalhada que ocorre na cidade de Pirenópolis, que é uma celebração portuguesa tradicional que teve origem nos torneios medievais, onde os aristocratas exibiam em espetáculos públicos a sua destreza e valentia, e frequentemente envolvia temas do período da Reconquista. Era um "torneio que servia como exercício militar nos intervalos das guerras e onde nobres e guerreiros cultivavam a praxe da galantaria. E o Fogaréu que ocorre na cidade de Goiás é uma tradicional procissão católica realizada anualmente na quarta-feira santa. O fogaréu encena a prisão de Jesus.

A culinária no centro oeste se caracteriza por usar produtos típicos alguns exemplos de alimentos são o pato no tucupi, sopa Paraguaia, tutu com linguiça, arroz com pequi, pacu assado, peixe com banana da terra e caldo de piranha.

O Artesanato é mais um dos atrativos da região centro oeste.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com