TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Sobre Psicologia

Por:   •  15/2/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

Dentro da “Psicologia do Desenvolvimento” o que me chamou a atenção foi a temática que se refere a “Teoria do Desenvolvimento Humano de Jean Piaget” caracterizada pelo 2º período.

O período ‘pré-operatório’ refere-se a 1º infância que vai dos 2 aos 7 anos, onde mostra-se um pouco da evolução da estrutura intelectual, afetiva e social da criança, surgindo principalmente a linguagem.

Tem-se o início de uma sequência lógica, onde o ponto de partida é a linguagem que aplica-se a interação e a comunicação entre os indivíduos; em decorrência o pensamento acaba se desenvolvendo e acelerando; posteriormente surge os sentimentos interindividuais.

Em relação ao desenvolvimento de formas para aplicação do conhecimento adquirido por essa temática vou falar em relação ao meu cotidiano tanto no ambiente de educação familiar e escolar do meu sobrinho de 7 anos de idade. Primeiramente olhando para a questão da linguagem procuramos conversar ao máximo com ele, pois a palavra possibilita correções e permite que a criança adiante algo que queira fazer. Em relação ao pensamento acelerado procuramos entender e compreender todas as situações e histórias que ele nos conta, dando continuidade à estas, corrigindo quando necessário, e também sempre estamos atentos a ler e contar as coisas para ele, pois ao se fazer isso notamos um interesse maior de sua parte, surgindo então os “porquês”. No aspecto afetivo, relacionando aos sentimentos interindividuais percebemos o seu respeito e obediência aos adultos, quando lhe é colocado e ensinado algum tipo de regra, algum passo a seguir e etc.

Por fim, conclui-se que ao decorrer de toda esta fase, a criança aos poucos consegue ter um maior domínio sobre si mesmo, visto que passa a se auto avaliar.  

O Behaviorismo também conhecido por teoria do comportamento foi criado inicialmente por Watson, e tem a sua dedicação totalmente voltada para estudar o comportamento do homem em relação ao ambiente, sendo então as suas ações e respostas (homem) e maneiras de aguçar (ambiente). Sendo assim, o comportamento de designa de uma iteração completa, fazendo com que haja um estudo sob o homem. O mais importante behaviorista que sucedeu Watson foi Skinner, este formulou uma linha de pensamento o qual estimulou muitos psicólogos, tendo como base um comportamento operante. Este comportamento abrange uma série de atividades desenvolvidas por humanos, desde o comportamento de um bebê até o de uma pessoa adulta.

Chamamos de reforço toda e qualquer consequência que é advinda de uma resposta, fazendo com que mais na frente possa ocorrer uma alteração de forma positiva desta resposta. Existe o reforço positivo que se refere ao fato de adicionar um estímulo de reforço, o qual seguindo a sequência de um comportamento faz com que este possa ocorrer novamente no futuro, quando o resultado se dá de forma favorável a resposta é reforçada, como exemplo em meu dia a dia na faculdade o fato de adquirir conhecimento em determinadas disciplinas faz com que eu me saia bem em uma avaliação ou trabalho, ou seja é algo que foi adicionado; já no reforço negativo se deve ao fato de que haja uma resposta ao comportamento reforçando o ato de parar, remover um resultado negativo, ou seja é algo que se subtrai de uma ação, por exemplo na sala de aula ao estar em um grupo de trabalho posso retirar algumas ideias que foram propostas por mim e que não foram aceitas pelo restante do grupo, evitando assim uma discórdia, briga. Têm-se também a punição que faz relação à consequência de uma resposta, podendo esta ser punida, para que seja feita de uma forma diferente e melhor, ajudando a melhorar a resposta dada que gerou tal consequência.

Portanto, a linha de raciocínio behaviorista torna-se muito importante não só em questão da educação, mas sim em tudo o que envolve o comportamento fazendo com que este possa vir a ser modificado, melhorado; como por exemplo em uma empresa, hospital etc.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com