TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Desempenho

Por:   •  20/3/2020  •  Artigo  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Adriana Hérica Araújo da Silva

RA:  305218

A avaliação de desempenho é um processo adotado por empresas para verificar o desempenho e o comportamento de seus colaboradores a partir de critérios comuns. Por este método, é possível acompanhar o desenvolvimento individual, e o andamento do trabalho em equipe. Com isso, o gestor descobre as potencialidades do colaborador, ou o que ele possui de talento para ser aplicado à empresa, identificando seus pontos fracos e capacitando-os para sanar os pontos de melhorias identificados.

Já a empresa, tem a oportunidade de formar uma equipe mais forte e eficiente treinada para trabalhar de acordo com as suas necessidades, o que favorece a boa colocação no mercado, uma imagem íntegra e a geração de lucros e poucas demissões. As consequências de uma avaliação inadequada, gera uma perda para o trabalhador e para empresa. O profissional não deve ter pressa ao aplicar a avaliação, deve se sentir seguro com o método que irá utilizar, passando para o colaborador certeza e confiança.

Avaliação de desempenho feita apenas uma vez no ano pela empresa , significa que ela está passando por sérios problemas internos como, rotatividade, colaboradores que não definem metas e mostra a reação de não aceitação, perda de oportunidades de aumentar suas vendas e manter sua equipe mais integrada com princípios da empresa.

Tudo isso gera os famosos efeitos Halo e Horn, onde o avaliador segue uma mesma linha de raciocínio ao longo de toda a sua avaliação, baseando-a unicamente em uma característica positiva ou negativa. A fadiga, onde a empresa que tem vários funcionários tem que fazer avaliações constantes. A melhor maneira de passar por situações desastrosas é definir as ações que serão tomadas, caso o desempenho permaneça insatisfatório, estabelecer medidas que permitam ao colaborador alcançar melhores padrões de desempenho, operacionalizar o tipo de apoio que o avaliador deverá oferecer, informar a necessidade do desempenho desejado, Fazer treinamentos, dar feedback, verificar se o colaborador está na função correta, fazer elogios quando alcançam suas metas se preocupar e entender como os colaboradores estão exercendo suas atividades é fundamental para fazer uma gestão de pessoas eficientes. Com isso, evita-se que a empresa passe por vários problemas, afetando-a como um todo.

Nas palavras de Chiavenato, “a avaliação de desempenho constitui um poderoso meio de resolver problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das empresas.

Com a avaliação por desempenho, a empresa também consegue enxergar problemas de supervisão de pessoas, integração de equipes, dissonâncias e desaproveitamento de talentos internos.”

Conclusão

 Para que uma gestão de pessoas tenha um resultado satisfatório, ela deve estar ligada a realização da avaliação de desempenho. A intenção é analisar as melhores práticas dos funcionários, fazendo com que ela tenha um crescimento profissional e pessoal, para poder desempenhar suas funções no ambiente de trabalho, se sentindo satisfeito e trazendo ao seu setor um clima de companheirismo. Dessa forma, o gestor descobre o potencial do colaborador, ou seja, o que ele realmente possui de talento para ser aplicado à empresa. Também é possível identificar os pontos fracos dos colaboradores e capacitá-los para sanar os pontos de melhorias identificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com