TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implementação de estratégias de gestão de pessoas

Por:   •  19/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

A implementação de estratégias de gestão de pessoas é fundamental para o alcance dos objetivos organizacionais. Quanto mais estratégias utilizadas na empresa, maiores e melhores são os resultados obtidos.

No estudo de caso da GE CELMA, podemos observar as estratégias utilizadas de comprometimento de gestão de pessoas, onde os colaboradores são o diferencial competitivo e são valorizados com ações diferenciadas de gestão, visando o equilíbrio organizacional entre objetivos pessoais e organizacionais. E quando se fala de diferencial competitivo sustentável, a GE CELMA tem o objetivo de mostrar que cumpre seu papel social, onde as principais políticas apresentadas como destaque é a de Responsabilidade Social.

Portanto, a responsabilidade social passa a ser uma oportunidade de mercado para a empresa, para que se possa desenvolver não apenas satisfação pessoal, mas também profissional.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Gestão de Pessoas I

A gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos funcionários de uma empresa. É nada mais nada menos do que uma estratégia organizacional. A gestão de Pessoas muitas vezes é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos utilizados pelo profissional e a gestão de pessoas, é a valorização dos profissionais. Essa grande estratégia organizacional são as providencias a serem tomadas pelos executivos para que as estratégias futuras sejam realizadas com sucesso.

O planejamento Estratégico é uma importante ferramenta em que busca orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros, crescimento, trace planos de ação para o cumprimento de objetivos corporativos tenha um satisfatório resultado.

Desenho de cargos envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. É fundamental para manter os processos a serem realizados na empresa para garantir sucesso da organização. Para alguns autores, a Gestão Estratégica é considerada como um pilar do planejamento estratégico, prospectiva estratégica. Os gestores, empresários utilizam o desenho de cargos como uma ferramenta para contribuir com o sucesso da organização.

Neste sentido, o desenho dos cargos define o grau de responsabilidade para identificar de forma especifica a quantidade de funcionários de cada cargo na empresa, para que possa ser realizado o recrutamento, atraindo candidatos qualificados para as vagas disponíveis e oferecidas pelas organizações.

O processo de seleção visa analisar o perfil de cada candidato em que será proativo para determinado cargo. O gestor que é responsável por essa seleção. A GE CELMA, sempre que possível, realiza esse desenvolvimento interno do seu quadro de colaboradores. É realizada a divulgação internamente através de e-mail corporativo e nos quadros de avisos. E outros colaboradores das demais unidades também podem participar da seleção.

A remuneração e os benefícios são estratégias para reconhecer o trabalho realizado pelo colaborador. Os benefícios são bônus que podem ser recebidos pela realização dos famosos ‘‘extras’’, que sempre é realizado pelo desempenho da função.

2.2 Gestão de Pessoas II

Investir em funcionários é a estratégia mais eficaz e o caminho mais seguro para que o objetivo seja alcançado. A organização depende do comportamento e modo de atender aos clientes para a prestação do serviço. Sendo assim, é extremamente importante que seus colaboradores estejam capacitados e principalmente motivados para a realização de suas tarefas. Uma equipe de trabalho motivada faz uma grande diferença em qualquer negócio, faz com que a nossa empresa tenha produtividade e seja competitiva, atendendo às necessidades dos clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com