TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Por:   •  24/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: CAMPO LIMPO PAULISTA

CURSO:LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Disciplinas norteadoras:

 

Ludicidade e educação

FLÁVIA OLIVEIRA IZIDORO DA SILVA

 3068913402

TEMA:

GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

TUTOR A DISTÂNCIA:

MARIA CLOTILDE PIRES BASTOS

CAMPO LIMPO PAULISTA/SP

FLÁVIA OLIVEIRA IZIDORO DA SILVA

GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota do semestre.

Campo Limpo Paulista

2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................. 4

DESENVOLVIMENTO...................................................................... 5, 6 e 7

PLANO DE AULA............................................................................. 7, 8 e 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................... 10

REFERÊNCIAS................................................................................... 11


INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo tratar a importância e os benefícios da gamificação em atividades da Educação Infantil.

Buscamos cada vez mais a gamificação como uma alternativa para renovar as práticas que já se desgastaram e ainda estão em sala de aula. Ainda não há uma definição correta sobre o tema, pois ele é bem interativo.

A BNCC reconhece o papel importante que a tecnologia tem na educação e estabelece que o aluno deve fazer o uso correto das ferramentas e compreender o impacto da tecnologia na sociedade e nas pessoas.

Os professores devem buscar formas de despertar a curiosidade e motivar a participação dos alunos nas atividades escolares e a gamificação é um recurso que possui bastante eficácia, pois ajuda na aprendizagem e no desenvolvimento da criança, colabora para o desenvolvimento de novas habilidades como a autonomia, capacidade para solucionar problemas e para trabalhar em equipe de uma maneira colaborativa.

Introduzir jogos na Educação Infantil permite a ligação entre o lúdico da infância, com brincadeiras, sonhos e regras do mundo dos adultos. A ludicidade atua como a maneira que as crianças entendem tudo o que acontece ao seu redor, entendem sobre o mundo. Conhecimentos, normas e acordos são estabelecidos através de jogos.

A gamificação pode ser explorada de várias formas, para atrair a atenção do aluno e fazer com que participe das atividades. O professor pode fazer várias dinâmicas com a turma, trabalhando a partir de missões e desafios, utilizar elementos de games para promover atividades, como por exemplo: criar missões, desafios, rankings, pontuações e muito mais...

Incluir a gamificação na Educação Infantil é uma estratégia para tornar todo o processo de aprendizagem mais engajador, eficiente e chamativo, o problema é que nem todas as escolas, professores e a equipe pedagógica sabem como utilizar e usufruir da melhor maneira essa ferramenta com as crianças em sala de aula.

Nesse trabalho mostrarei maneiras de aplicar a gamificação na educação infantil, explicarei como funciona a gamificação, todos os seus benefícios e irei abordar as possibilidades de trabalho a partir de sua utilização.

DESENVOLVIMENTO

Por muitos anos a educaçao era vista sob olhares rígidos. Não havia espaço para momentos descontraídos com brincadeiras e jogos, os alunos deveriam passar a maior parte do tempo sentados, ouvindo tudo o que o professor dizia e copiando tudo o que passava no quadro. Atualmente, com o avanço da tecnologia, os processos educacionais passaram a permitir uma liberdade para os professores e alunos, criando conteúdos e materiais para ter uma forma de aprendizado mais amigável.

Com o passar do tempo foram criadas diversas metodologias para tornar a sala de aula um ambiente mais dinâmico e melhorar a aprendizagem dos estudantes em todas as idades. No meio de tantos avanços e com a criação de diversas metodologias, a ferramenta que está ganhando cada vez mais destaque é a gamificação.

A gamificação é uma alternativa aos pontos negativos que afetam a educação, como o desinteresse, ela pode ser entendida a partir da compreensão de ludicidade. Utilizamos a expressão no conjunto de jogos e brincadeiras aplicados, principalmente na Educação Infantil. Gamificar é criar dinâmicas e recursos para engajar os alunos para atingirem um determinado objetivo, ela torna a aula mais atraente e produtiva, ajuda a promover na resolução de conflitos, interatividade, no alcance de objetivos e na linguagem tecnológica. A BNCC já compreende os jogos como parte do universo das crianças e adolescentes dessa nossa nova geração.

Ela é uma estratégia, incorpora o universo dos games no processo de educação, estimula na busca pelo conhecimento, motiva a criança para aprender, os alunos aprendem fazendo a ligação da atividade ao jogo e acabam sentindo prazer ao passar de fase, receber recompensas e descobrir coisas novas e dessa forma ocorre a aprendizagem.

Para aplicar a gamificação na Educação Infantil o professor pode incluir vários tipos de jogos e estratégias que apresentem elementos de jogos para despertar o interesse dos alunos. A ludicidade presente em cada atividade deve ser aplicada de acordo com a faixa etária de cada público. Outra forma de aplicar a gamificação é a inserindo personagens na sala de aula, pois são um ótimo atrativo.

A gamificação para as crianças pode incluir um jogo que tabuleiro em que jogando, avancem casas para formar palavras, e essa será uma maneira de auxiliar na alfabetização, uma caça ao tesouro com várias pistas escondidas na escola ou sala de aula também despertam a curiosidade dos alunos, levando-os a ir em busca da recompensa do jogo. O ato de brincar proporciona às crianças oportunidades de interagir, explorar, expressar, entre outras coisas, e os professores devem disponibilizar espaços que promovam o desenvolvimento de cada aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com