TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  7/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.856 Palavras (28 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

DESAFIO PROFISSIONAL

TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

MARIA DAS GRAÇAS FELIPE SCHREDER        

RA: 3376566349

Tutora: Ariadne de Ataides Raquel

POLO PRESENCIAL DE TELÊMACO BORBA – PR

25 de Maio de 2017


Índice de ilustrações

Figura 1 - Mapa geográfico de Telêmaco Borba ................................................................5

Figura 2 - População Residente de Telêmaco Borba .........................................................7

Figura 3 - Sistema Isolado ................................................................................................15

Figura 4 - Sistema Híbrido ................................................................................................16

Figura 5 - Sistema de injeção na rede.............................................................................. 16


Índice de tabelas

Tabela 1 - Etnias x Percentual ..................................................................................................7

Tabela 2 - Estados x Potencial energético ..............................................................................13

Tabela 3 - Planejamento Ambiental para Usina Solar .............................................................28


Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 DADOS DA CIDADE ONDE SERÁ IMPLANTADA UMA NOVA GERAÇÃO ENERGÉTICA        4

2.1.1 Dados Geográficos        5

2.1.2 Ecologia e Meio Ambiente        6

2.1.3 Demografia        6

2.1.4 Composição étnica        7

2.1.5 Economia        8

2.2 EMPRESA KLABIN MONTE ALEGRE S/A        8

2.2.1 Histórico        8

2.2.2 Responsabilidade Ambiental        10

2.2.3 Responsabilidade Social        10

2.2.4 Política de Sustentabilidade        11

2.3 FONTES DE ENERGIA EÓLICA E SOLAR NO BRASIL        12

2.3.1 Energia Eólica        12

2.3.2 Energia Solar        17

2.4 INTRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NA INDÚSTRIA KLABIN        24

2.5 DISCUSSÃO DE RESULTADOS        25

3 CONCLUSÃO        30

4 REFERÊNCIAS        31


1 INTRODUÇÃO

        

Com a crescente preocupação com os impactos ambientais que são gerados por indústrias e usinas o governo brasileiro tem incentivado e ajudado as empresas e habitantes para adquirirem e utilizarem as fontes de energia renováveis.

As fontes de energia renováveis são aquelas que não possuem ou possuem impacto mínimo sobre o meio ambiente, como a energia eólica e a energia solar, que são obtidas de forma totalmente diferentes, mas produzem o suficiente para abastecer indústrias, cidades, ou até mesmo apenas uma casa, depende do tipo e do tamanho do investimento que será feito.

No Brasil atualmente nenhuma indústria do setor papeleiro possui geração de energia através de fonte solar ou eólica, a maioria compra ou produz através de hidrelétricas próprias. Seria uma inovação que uma fábrica de celulose e papel se mante-se através de uma energia renovável.

  1. Objetivo Geral

Este trabalho tem como principal objetivo abordar o tema de energias renováveis, além de realizar um estudo de caso para a implantação de uma Usina Solar para abastecimento de uma indústria de celulose e papel, através de um Sistema de Gestão Ambiental.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DADOS DA CIDADE ONDE SERÁ IMPLANTADA UMA NOVA GERAÇÃO ENERGÉTICA

2.1.1 Dados Geográficos

A cidade de Telêmaco Borba possui uma área territorial de 1.382,860 km² segundo dados do IBGE coletados em 2015, com uma população estimada de 76.550 habitantes e sua densidade demográfica são de 50,53 hab/km².

[pic 2]

Figura 1 - Mapa geográfico de Telêmaco Borba

O município está localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi, sendo que a sede da cidade fica na margem esquerda do rio. Os principais afluentes do rio são rio Imbau, rio Harmonia, rio Quebra-perna, rio Faisqueira, rio Imabuzinho, Ribeirão das Antas, rio Alegre, Arroio dos Setes Rincôes, Arroio Limeira, Arroio Mandaçaia, Arroio Santa Rita e Arroio Uvanaral.

O município está situado entre a região Cfa e Cfb, com temperatura média no mês mais frio inferior a 18ºC e temperatura média no mês mais quente acima de 22ºC, com verões quentes, geadas pouco frequentes e tendências de concentração de chuvas nos meses do verão, mas sem estação de seca definida. A umidade relativa do ar em média anual é de 78,75% sendo o outono com ar ligeiramente mais úmido, cerca de 83%, e a primavera com ar ligeiramente mais seco com índice de 75%. Os ventos possuem velocidades médias de 1,658 m/s com predominância de ventos ligeiramente mais fortes nos meses de novembro e dezembro com velocidade média de 1,9 m/s e predominância de ventos ligeiramente mais fracos nos meses de maio e junho com velocidade média de 1,4 m/s.

2.1.2 Ecologia e Meio Ambiente

        

A flora local reúne cerca de 130 espécies arbóreas pertencentes a mais de 40 diferentes famílias. A vegetação original de Telêmaco Borba era constituída por pastagens e mata com espécies como Araucária, Cedro, Peroba e Caviúna. Segundo o IBGE os biomas que compreendem o município são a Mata Atlântica e o Cerrado.

A fauna nativa da região é diversificada devido a uma grande área de florestas nativas preservadas, destaca-se a presença de pumas, lobos-guarás, antas, lontras, macacos-prego, bugios, capivaras, porcos-do-mato, catetos, veados, tamanduás-bandeira, tamanduá-mirim, tatus, jaguatiricas, gato-mourisco, gato-do-mato, cotias, quatis, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (467.3 Kb)   docx (155.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com