TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O "SER PROFESSOR"

Por:   •  2/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DEPARTAMENTO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO

COMPONENTE CURRICULAR: PEC2000 – DIDÁTICA TURMA: 08

DOCENTE: DAYANA LÚCIA RODRIGUES DE FREITAS

DISCENTE: BRUNO EDUARDO DA SILVA MOURA

MATRÍCULA: 20220002565

REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O "SER PROFESSOR"

Acredito que a educação é uma das ferramentas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, como afirma Paulo Freire: “a educação sozinha não transforma a sociedade, mas sem ela tampouco a sociedade muda.” (FREIRE, 2000, p.67). E o professor é uns dos principais agentes desse instrumento.

        O professor é um profissional de grande relevância para sociedade, pois é através dele que se forma todas outras profissões, mas não resumimos o papel dele ao exercício do indivíduo que ensina uma disciplina ou uma profissão na intuição de ensino, indo além disso, o professor abre um leque de oportunidades de conhecimentos para os educandos, fazer-se entender a sociedade que estão inseridos e estimula o pensamento crítico dos conteúdos apresentados dentro de sala de aula.

        O desejo de ser professor surge muito cedo na minha vida, ainda nos anos inicias do ensino fundamental, e isso se refletia nas brincadeiras diárias como “Vamos brincar de escolinha?” e continua durante toda minha trajetória da educação básica, mas ao mesmo tempo tinha um sentimento de medo, pois entendi durante essa trajetória que esta profissão exigia muitas responsabilidades. Dentro dessa caminhada, compreendo também algumas características que são imprescindíveis para a formação de identidade profissional de um docente, como uma boa comunicação, empatia, criatividade e entre outras. A comunicação foi umas das características que sempre me deixou acanhado de seguir à docência, mas acredito que a minha trajetória não se resumiria a isso, o medo de me expressar, pois durante a licenciatura terei a possibilidade de ressignificar isso.

        O professor que quero ser, é aquele que incentive os alunos a serem protagonistas do seu aprendizado, que facilite o conhecimento, que coloque o fator humano a frente das decisões em sala de aula, que seja empático, que estimule o pensamento crítico.

REFERÊNCIA

VIANA, Letícia De Castro et al.. Que tipo de professor eu quero ser? percepções de licenciandos de ciências biológicas sobre a profissão. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/62346>. Acesso em: 06/09/2022 15:10

______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos.Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola.São Paulo: Editora UNESP, 2000.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com