TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Psicologia da Educação

Por:   •  27/8/2023  •  Resenha  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 7

                     

Assista o vídeo Psicologia da Educação - O que é psicologia: Um pouco da sua história” que está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sR-Bm2_VBrU e responda as seguintes perguntas:

  1. Qual o significado da palavra Psicologia?

De acordo com o vídeo a psicologia tem suas raizes da filosofia Sim, é correto afirmar que a psicologia tem suas raízes na filosofia e que a palavra "psicologia" tem origem grega. A palavra "psicologia" deriva do grego. Ela é composta pelos termos psyché, que significa "alma” e logos, que se refere ao “razão,estudo e conhecimento”. Portanto, a palavra psicologia pode ser traduzida literalmente como "estudo da alma".

  1. Apresente aspectos históricos sobre o surgimento da Psicologia no contexto da Grécia, Império Romano e Idade Médio, e no período do Renascimento.

O vídeo traz os seguintes aspectos}: Na Grécia Antiga, a psicologia teve suas raízes nos estudos filosóficos. Filósofos gregos deram importantes contribuições para a compreensão da mente e do comportamento humano. Sócrates (469-399 a.c.) foi um filósofo importante que se preocupou em distinguir os seres humanos dos animais irracionais. Ele acreditava que a razão era a característica humana mais importante. No entanto, mesmo nos dias de hoje, tendemos a dar mais importância à razão do que às emoções, especialmente na educação. Essa ênfase na racionalidade tem sido predominante ao longo dos séculos. Platão (427-327 a.c.), discípulo de Sócrates, tentou localizar a razão no corpo humano e definiu a cabeça como o lugar onde a alma estava situada. Para ele, a alma era separada do corpo. Já Aristóteles(384-322 a.c.), também discípulo de Platão, discordava dessa ideia. Ele acreditava que alma e corpo não poderiam ser separados e que todos os seres vivos possuíam alma. Assim, antes mesmo do surgimento da psicologia científica, os gregos formularam diferentes teorias sobre a alma: Platão defendia a imortalidade da alma, concebida como separada do corpo, enquanto Aristóteles acreditava na mortalidade da alma e sua ligação com o corpo.

Durante o Império Romano e a Idade Média, o cristianismo ganhou destaque, e a psicologia se relacionou com conhecimentos religiosos. Representantes desse período foram, Santo Agostinho (354-430), assim como Platão, acreditava na dissociação entre alma e corpo. Para ele, a alma era uma manifestação divina e imortal.Por sua vez, São Tomás de Aquino (1225-1274), por sua vez, baseou-se nas ideias de Aristóteles para distinguir essência e existência. Ele entendia que o homem, em sua essência, busca a perfeição, e essa busca pela existência é ontológica e existencial, ou seja, o homem procura encontrar sua verdadeira essência em si mesmo. Esses pensadores influenciaram a psicologia ao incorporar aspectos religiosos e filosóficos em suas concepções sobre a natureza humana.

No período do Renascimento, René Descartes (1596-1659) propôs a separação entre mente e corpo, afirmando que o ser humano possui uma substância pensante e uma substância material. Essa ideia ainda é discutida nos dias atuais e muitos professores, por exemplo, focam apenas no ensino do conteúdo disciplinar, separando a razão das emoções dos alunos. No entanto, a razão e as emoções não estão realmente separadas, pois aprendemos melhor quando nossas emoções são consideradas. Essa visão dualista também permitiu o estudo do corpo humano de forma mais objetiva, incluindo corpos mortos, o que era impensável anteriormente devido à sacralidade atribuída ao corpo pela igreja, que o considerava a morada da alma. Esse avanço na compreensão da fisiologia e anatomia contribuiu para o progresso da psicologia[a].

  1. Diferencie a teoria platônica da aristotélica.

Partindo do que se é abordado no video pude ver que a platônica defendia a imortalidade da alma, concebida como separada do corpo, enquanto a aristotélica acreditava na mortalidade da alma e sua ligação com o corpo. assim uma se contrapõe a outra[b].

  1. O que é Psicologia Científica e qual seu objeto de estudo?

Trazendo aspecto do vídeo e fazendo correlações com as informações na internet, a Psicologia é uma disciplina que se dedica ao estudo científico da mente, do comportamento humano e de outros animais. Seu objeto de estudo abrange uma ampla gama de fenômenos psicológicos, incluindo processos cognitivos, emoções, desenvolvimento humano, personalidade, motivação, saúde mental entre outros. Além de compreender como o ser humano funciona, a Psicologia busca aplicar seus conhecimentos em diversas áreas, como saúde, educação e políticas públicas. Na educação, por exemplo, a Psicologia contribui para entender como as pessoas aprendem, desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais, e como criar ambientes educacionais adequados. Em relação à saúde, a Psicologia oferece conhecimentos sobre os fatores psicológicos que influenciam o bem-estar e a doença, bem como técnicas de intervenção para promover a saúde mental[c].

  1. Cite as teorias abordadas evidenciando o que elas defendiam e os seus principais representantes (pesquisadores).

(Admito que não consegui compreender claramente a pergunta em questão, no entanto, irei tentar respondê-la com base em minha suposição sobre o que ela se refere[d].)

Apartir do que é evidenciado no vídeo, a Psicologia como ciência começou na Alemanha no final do século XIX, com Wilhelm Wundt, que fundou o primeiro laboratório de psicologia experimental. A disciplina se espalhou pelos Estados Unidos, onde surgiram as principais abordagens. O funcionalismo, liderado por William James, buscava entender como a consciência ajudava os indivíduos a se adaptarem ao ambiente. O estruturalismo, representado por Titchener, estudava a estrutura da consciência e como ela influenciava nosso comportamento. O associacionismo, com Thorndike como principal representante, formulou a primeira teoria de aprendizagem na psicologia. Segundo ele, a aprendizagem ocorre por meio da associação de ideias, desde as mais simples até as mais complexas. Essa teoria apoiou o behaviorismo, pois mostra que comportamentos recompensados têm maior probabilidade de se repetirem, enquanto comportamentos punidos tendem a não ser repetidos. Por exemplo, quando elogiamos um aluno por um bom trabalho, estamos aplicando um reforço positivo, o que aumenta a chance de ele repetir o comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (323 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com