TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades aquaticas

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTIONÁRIO 1 – ATIVIDADES AQUÁTICAS

1)  Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?

Resposta: De fato, o ser humano desde a pré-história sempre teve certa ligação com a água, pode-se destacar que para alimentar-se o homem teve que perder seu medo de entrar na água, devido a certos alimentos estarem nas proximidades da água, com isso ele aprendeu a locomover-se dentro dela.

Os fenícios que usavam o nado como tática de guerra, na Grécia e Roma também, os soldados exerciam essa prática de exercício para o seu treinamento, de acordo ANMPE (2014), por causa destes movimentos completos, simples e divertidos, podiam ajudar os soldados na recuperação terapêutica e de atrofia muscular. Embora que Platão afirma que essa prática foi deixada de lado por um tempo, devido a se achar que essa prática disseminava epidemias.

Quanto as competições de natação, existem registros históricos no século XIX, na Europa em torneios isolados e campeonatos nacionais, podemos citar também que a primeira aparição da natação nos Jogos Olímpicos foi em 1896. Já no Brasil, o primeiro campeonato nacional envolvendo a natação ocorreu em 1898, com a modalidade 1.500 metros, nado livre. (BORGES, 2014, p.13).

Com relação a Hidroginástica, conta uma lenda egípcia que os deuses nos presentearam com a água para nos compensar por termos corpos físicos, já os hebreus consideravam que o espírito de Deus se movia nas águas, os gregos antigos, por sua vez, faziam uso e difusão dos banhos em fontes naturais como tratamento para curas físicas e espirituais, além de considerarem a dimensão educacional do meio aquático, pois a aprendizagem do nadar estava no mesmo nível de relevância que a aprendizagem do alfabeto; os romanos consideravam que os banhos nas piscinas públicas eram momentos de limpeza, cura e fomento de diálogos. (BORGES, 2014, p. 14-15).

Os momentos de contato do homem com o meio aquático não só proporcionaram melhoras físicas ou espirituais, mas também possibilitaram novas construções teóricas, como indica o registro histórico envolvendo Arquimedes. Enquanto ele se banhava, descobriu que a massa de um corpo pode ser determinada pela quantidade de água que ele desloca. (BORGES, 2014, p.15).

2)  A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.

Respostas:

[pic 1]

Imagem 1: Benefícios da Natação

Fonte: G1 – Bem Estar

Percebe-se que a natação e hidroginástica é motivo de estudo dia após dia, pois seus benefícios para o corpo, alma e mente são maravilhosos. Podemos citar que em jovens (adolescentes e crianças), a natação traz certos benefícios, tais como: o desenvolvimento e manutenção dos ossos, músculos e articulações; auxílio no controle de peso e redução da gordura corporal; impedimento ou retardamento do desenvolvimento da pressão arterial alta; e auxílio na redução da pressão arterial em alguns adolescentes com hipertensão. (BORGES apud ROBERGS; ROBERTS, 2002).

No Geral, as atividades aquáticas, trazem benefícios sem iguais para o desenvolvimento humano em qualquer idade.


No aspecto cognitivo, desenvolve a decisão, o intelecto, a memória, a análise e o entendimento. No próprio banho de chuveiro, onde temos esse contando com água já podemos perceber que são momentos de reflexão, relaxamento, concentração.  No aspecto psicomotor, desenvolve-se a percepção e o controle do próprio corpo, controle e equilíbrio ligados ao esquema corporal e ao controle da respiração. As atividades aquáticas auxiliam na passagem progressiva do corpo em movimento e na representação mental, estimulando a criança em sua organização perceptiva.  No aspecto social e afetivo, auxilia na interação e no contato com outros colegas; contribui na construção da personalidade;  auxilia  em  uma  relação  de  empatia  entre  os colegas, evitando qualquer tipo de preconceito; melhora as relações interpessoais, aumentando os laços de amizade. Nos aspectos psicossociais, melhora a socialização, contribui no autoconceito e na autoestima, diminui o  estresse e a insônia. No aspecto físico e motor: auxilia no desenvolvimento das  capacidades  físicas  (força,  coordenação,  equilíbrio, resistência e flexibilidade), além de contribuir na aquisição de algumas habilidades motoras (caminhar, correr, saltar, elevar-se, arremessar, atingir, alongar-se, inclinar--se, girar, virar, balançar, apanhar e deslizar). Nos aspectos  fisiológicos  (antropométrico  e  metabólico):  reduz  a  gordura  corpórea,  aumentando  a  massa magra; melhora a mobilidade e a densidade óssea, tanto quanto a capacidade pulmonar e o volume sistólico; diminui a pressão arterial e melhora o perfil lipídico. No contexto recreativo: trabalha a criatividade e a imaginação.  No contexto da saúde: cabe ao professor trabalhar esses aspectos, com informações relacionadas aos hábitos de vida saudáveis e a importância dessas atividades no desenvolvimento e na manutenção do corpo. (BORGES, 2014, p. 42).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (58.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com