TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps gestao de pessoas passo

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.463 Palavras (10 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 10

Passo 2.

    Atualmente quando falamos em Departamentos e Gestão de Pessoas sabemos da importância que essa função agrega dentro de uma empresa.

    A alguns anos atrás muitas empresas não visavam muito a qualidade dentro de sua organização, tão pouco preocupavam - se com seus funcionários o que realmente importava era gerar mais produção e retorno financeiro. Diante disso ocorreram diversos problemas com funcionários, pois eles passaram a perceber que eles não se preocupavam com a sua qualidade de vida e não eram reconhecido no seu local de trabalho.

    Com o surgimento cada vez maior de organizações algumas empresas fecharam as portas por estarem saturadas no mercado de trabalho, só assim elas perceberam a importância de investimentos em melhorias tais como; melhoria na qualidade de vida de seus funcionários, o reconhecimento, traçar um plano de carreira, interagir desde o funcionário que ocupa o cargo mais baixo ao diretores de dentro da empresa.

    Passaram a visar um ambiente de trabalho melhor, tornando mais difícil a perda de novos talentos dentro da organização.

    As empresas passaram a implantar o Departamento de Gestão de Pessoas, esse departamento se desenvolve através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos funcionários, sua função é humanizar as empresas e seu objetivo é a valorização de dos profissionais.

    O capital humano vem sendo cada vez mais valorizado pelas organizações, pois ele oferece o suporte necessário para que as pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que as mesma já possuem.

    A nova era da Gestão de pessoas permite oportunidades para os colaboradores possam participar ativamente das decisões e inovações dentro da empresa, dando a eles a oportunidade de compartilharem suas ideias para oferecer mudanças com o foco direcionado a melhoria de serviços e produtos dentro da empresa.

    São esses fatores importantes que um Gestor precisa visar para obter resultados satisfatórios do seu Planejamento Estratégico que foi planejado. Esse processo se inicia já na seleção desses funcionários, que por sua fez estão sendo cada vez mais exigindo a sua formação profissional, na habilidade, na condição de trabalhar em equipe, na agilidade e no poder de decisão sobre pressão, essas são as características que as empresas vem buscando de um candidato além de um conhecimento teórico e pratico.

    As empresas passam a oferecer vantagens e benefícios para atrair profissionais que tenham esse perfil e atendam as necessidades da empresa, além da remuneração ela também apresenta um plano de carreira despertando o interesse da moeda de troca, a empresa por sua vez investe nesse profissional com uma formação e ele retribui aplicando o conhecimento adquirido em benefícios na empresa.

     É muito importante que o Gestor conheça o diferencial de cada integrante de sua equipe, para poder saber extrair o melhor de cada um deles traçando melhor estratégia dentro de seu planejamento.

     Se torna indispensável a participação na nova administração, a atenção que as empresas dedicam aos seus funcionários é um investimento de retorno curto prazo que reflete nos resultados finais da empresa.

Os benefícios neste processo tem que ser bem trabalhado, pois, todos estão seguindo por onde querem e como querem sem um direcionamento, sem um líder, sem metas vai ser bem difícil mais não impossível.

 Começando com objetivos pré-estabelecidos, com um plano estratégico como orientado pelo consultor, com isso os colaboradores irão entender o real significado do seu trabalho.

Colocar em um quadro a missão, visão e valores da Gráfica Impress, para que todos os funcionários saibam.

Com um plano estratégico pré-estabelecido e as metas traçadas, fica fácil levar para o dono da gráfica as vantagens de colocar uma área de recursos humanos, dentro da empresa.

Com uma equipe de RH na gráfica, o objetivo principal é o resgate dos funcionários que sobrarão, fazendo uma avaliação por competência, pedir para o próprio funcionário se avaliar em seguida chama-lo para conversar, perguntar como ele esta se sentindo e qual seu objetivo na gráfica, visto que ele quer sim continuar, analisar suas faltas, atrasos, atestados e outras questões para o RH verificar se esse funcionário fica ou sai.

Assim com todas as avaliações aplicadas e analisadas o quadro de funcionários resolvidos, focar nos treinamentos para motivar os velhos e integrar os novos colaboradores, fazer reuniões semanais para deixar a equipe informada das metas e objetivos da gráfica se estão fazendo os trabalhos no tempo determinado, e trazer profissionais para dar palestras motivacionais, que ajuda e muito na motivação dos colaboradores, com isso o turnover da gráfica ira diminuir e os colaboradores irão aprovar as mudanças.

Dar feedback sempre que possível, focar nas metas e objetivos da gráfica trabalhar visão, missão e valores da empresa.

Missão: Serviços gráficos com qualidade que respeitem os interesses dos nossos clientes.

Visão: Ser a melhor gráfica no mercado, trabalhar com produtos sustentáveis com qualidade e o principal, pontualidade.

Valores: Integridade, valorização das pessoas, excelência e trabalho em equipe.

Passo 3

Problemas identificados na empresa Gráfica Impress:

A falta de vendedores é um grande problema para a empresa, falta de um plano de treinamento e incentivos  também são muito importantes .Não há um processo de recrutamento, ele é sempre feito de forma informal através de indicações de colaboradores. Dessa maneira não são estabelecidos critérios nem exigidos conhecimentos e habilidades necessárias, e a seleção é feita somente pelo proprietário, não havendo uma área de RH que além de trabalhar em conjunto com o gestor fazendo um descrição e análise de cargo necessária para aproveitar talentos e selecioná-los adequadamente de acordo com os conhecimentos necessários para as vagas dentro da empresa, não há uma pessoa responsável pela área de gestão de pessoas, a parte do DP é terceirizado para um escritório de contabilidade.

Possíveis intervenções:

>Criar uma Área de Recursos Humanos que será responsável pelo planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, dentre os quais destacamos Descrição e Análise de cargos, Recrutamento e Seleção de pessoal, Departamento de Pessoal, Avaliação de Desempenho e Treinamento e Desenvolvimento;

>Aumentar o número de posições de vendedor na empresa proporcional ao aumento de vendas dos últimos 5 anos;

 >Implementar entrevistas de desligamento para identificar possíveis erros na Gestão de Pessoas dos vendedores e funcionários da produção;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com