TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação e desempenho

Por:   •  9/12/2015  •  Artigo  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação e Planejamento

Em alguns casos a avaliação com o objetivo de fornecer dados de estimativa de impacto - saber se houve resposta positiva da população - só tem como ser feita após a prestação do serviço, como por exemplo, a vacinação contra uma doença específica. Porém, muitas vezes ocorre discussão sobre a avaliação em saúde no que relaciona ao seu objeto, aos seus atributos, compreendendo a eficácia e a efetividade.

Conforme citado no enunciado da tarefa em questão quase sempre a avaliação é tratada como última etapa do planejamento, quando na maioria das vezes o plano não tem êxito e não cabe no momento avaliar as possíveis causas dos erros, pois o prejuízo já ocorreu. E o que aconteceu foi perda de credibilidade junto aos atores sociais envolvidos no projeto, perda de tempo, de dinheiro e o pior de tudo, frustação de não ver o projeto concretizado. O ideal é que a avaliação ocorra logo no princípio do planejamento. Por isso muitos autores e usuários dessa prática já a utilizam como melhoria da qualidade dos serviços e a fazem como uma atividade que envolva geração de conhecimento e valor sobre diversas situações e processos, como programas sociais, podendo ser realizadas por profissional externo ou os participantes do projeto.

O Ministério da Saúde tem desenvolvido esforços para que ocorram práticas de monitoramento e avaliação na atenção básica, principalmente na equipe de saúde da família, pois essas atividades servem para alimentar os processos de planejamento e de decisão nos setores. Quando o monitoramento e a avaliação são utilizados no decorrer do projeto eles retroalimentam-se com informações que possibilitam ajustes necessários para que os objetivos sejam alcançados. Processo muito usado em empresas privadas para obter vantagem competitiva.

 Como são atividades institucionais, contribuem para a melhoria do desempenho da equipe, para a qualidade dos serviços prestados e para o aumento da satisfação dos componentes do projeto ao ver a realização de seu trabalho. Portanto, é necessário que a população cobre qualidade dos serviços ofertados na área da saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com