TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIAÇÃO DA EMPRESA E DEFINIÇÃO DE PRÁTICAS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.661 Palavras (19 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Élida CARDOSO SILVA SOUZA, JOANA DA CRUZ BONFIM, JAQUELINE DAS VERGENS MEIRA, JOSÉ VASCONCELOS JÚNIOR, KAIK COSTA FRAGAS, PATRÍCIA REBOUÇAS SANTOS

CRIAÇÃO DA EMPRESA E DEFINIÇÃO DE PRÁTICAS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

[pic 3]

Itabuna Bahia

2015


Élida CARDOSO SILVA SOUZA, JOANA DA CRUZ BONFIM, JAQUELINE DAS VERGENS MEIRA, JOSÉ VASCONCELOS JÚNIOR, KAIK COSTA FRAGAS, PATRÍCIA REBOUÇAS SANTOS

CRIAÇÃO DA EMPRESA E DEFINIÇÃO DE PRÁTICAS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Trabalho apresentado ao Curso Superior em Tecnologia e Gestão de Recursos Humanos  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  de Auditoria em Recursos Humanos; Legislação e Rotinas Trabalhistas; Recrutamento e Seleção; Seminário III.

Professores Rinaldo Lima; Jossan Batistute; Alcides Jose da Costa Filho; Cláudia Cardoso M. Napoli; Fernanda M. Caleiro.

Itabuna Bahia

2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DESENVOLVIMENTO        

2.1.        DESCRIÇÃO E ANALISE DE CARGOS        

2.1.1.        CARGOS        

2.2.        RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DOS CARGOS        

2.2.1.        PROCESSO DE SELEÇÃO        

2.2.1.1.        DIRETOR DE RH        

2.2.1.2.        AUXILIAR DE RH        

2.2.1.3.        DEVOLUTIVA        

2.3.        LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS TRABALHISTAS        

2.4.        PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS        

2.5.        AUDITORIA DE GESTÃO        

2.5.1.        QUALIDADE DE VIDA        

2.5.2.        PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS        

3.        CONCLUSÃO        

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

O sucesso das organizações diante de um ambiente de grande competitividade pressupõe o entendimento de que o capital humano é o fator primordial para se obter a vantagem competitiva. São através das pessoas, com seus conhecimentos, competências e habilidades que a missão e visão das organizações são colocadas em prática.

O departamento de Recursos Humanos de uma empresa tem a função de potencializar esse capital humano promovendo a integração do indivíduo ao trabalho através de políticas de recursos humanos que estejam alinhadas aos objetivos da empresa. As melhores práticas administrativas de recursos humanos, consolidada no respeito à legislação vigente e tendo por base a execução de rotinas trabalhistas possibilitarão ao colaborador ter clareza nas informações solicitadas e qualidade nos serviços prestados. Silva (2002, p. 224) afirma que: “o principal interesse gerencial é motivar os funcionários a alcançar os objetivos organizacionais de um modo eficiente e eficaz”.

Este é o caso da Fox Informática, empresa situada no interior da Bahia em uma cidade pequena de pouco mais que 15.000 (quinze mil) habitantes na cidade de Nova Canaã.

A Fox Informática atua no ramo da Tecnologia da Informação, oferecendo serviços e vendas de equipamentos para toda a região que se estende de Vitória da Conquista até Itabuna. O principal serviço é a manutenção de equipamentos (desktops, notebooks, tablets, impressoras e equipamentos de redes) e consultoria em softwares voltados para o desempenho da administração dos seus clientes, além de fornecer treinamento especializado para as diversas soluções possivelmente adquiridas.

A empresa teve seu início em 24 de Maio de 2010 quando dois estudantes de Ciência da Computação na Universidade Estadual de Santa Cruz, desempregados e na faixa dos 22 anos analisaram uma necessidade no mercado de Itabuna e região: a falta de pessoas especializadas em manutenção de equipamentos na área de Tecnologia da Informação; e começaram a criar as bases para uma empresa com atendimento em domicílio no eixo Itabuna-Ilhéus.

Nos primeiros anos a empresa passou por momentos críticos na busca de fixar seu nome no cenário de atuação e pela cultura para este tipo de negócio que até então não era explorada. Hoje com 5 (cinco) anos no mercado e um total de 20 (vinte) funcionários espalhados entre as cidades de Vitória da Conquista e Itabuna algumas conquistas importantes foram alcançadas, como seus parceiros (Oi Telemar, Microlins Itabuna e Vitória da Conquista, Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Nova Canaã, Beneficiadora de Café de Barra do Choça entre outros), ganhou o prêmio melhor empresa na categoria Empresa Revelação 2014 sendo identificados dois fatores primordiais em sua analise: a velocidade para o atendimento dos chamados e o comportamento interpessoal com seus clientes e o prêmio de Empresa Cidadã 2013 por suas ações nas escolas públicas rurais de Nova Canaã, Iguaí e Ibicuí, levando a inclusão digital para as crianças e os pais nas localidades menos favorecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (226.6 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com