TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO

ROSEMARY FÁTIMA DE OLIVEIRA GOMES

DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA

BAURU

2017


ROSEMARY FÁTIMA DE OLIVEIRA GOMES

DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO NA LEITURA E ESCRITA

Projeto apresentado à disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa, sob responsabilidade da Profª Drª Luciana Ponce B. Giraldi.

BAURU

2017


RESUMO

A utilização da leitura e escrita como prática pedagógica garante um desenvolvimento significativo para essas crianças com esse tipo de dificuldades. O objetivo é trabalhar não só com leituras, mas com a escrita em sala de aula ou até mesmo em aulas de reforço, porque toda criança tem direito à educação numa instituição escolar e nela permanecer até concluir a etapa disponibilizada pela mesma. Trabalhar com criança com dificuldades na escrita tem incentivado a buscar por respostas, a compreender o que está acontecendo com elas. Encontrar saídas para esses problemas como as dificuldades na escrita e na leitura faz parte do cotidiano das escolas e muitas vezes os pais, diretores, professores ficam angustiados. A utilização da leitura e escrita como prática pedagógica garante um desenvolvimento significativo para as crianças com dificuldades. O objetivo é utilizar métodos adequados para esse tipo de dificuldade podendo usar jogos, alfabetos para ser trabalhado em salas de aulas e até mesmo em aulas de reforço. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, pois de posse desse conhecimento o professor poderá utilizar de maneira sucinta para que tenha êxito com esse aluno, porem a finalidade desse trabalho é instigar a leitura e consequentemente a escrita na vida dessa criança. O objetivo geral é analisar reflexivamente o processo de leitura e escrita, pois através da leitura e da escrita adquirem-se saberes e conhecimentos sociais, culturais, valores e experiências com o mundo e com os outros. No entanto o objetivo específico é ir fundo no entendimento sobre as dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita por parte de professores e alunos nos anos iniciais. Sendo assim o procedimento metodológico é de natureza qualitativa, desenvolvida através de pesquisa bibliográfica exploratória. Através dos resultados do assunto investigado, foi possível compreender, que há muitos desafios por parte da escola e dos educadores na busca de alfabetizar e letrar competentemente, como também, formar alunos leitores nos diversos. Nota-se ainda, que há como despertar o gosto e o prazer pela leitura/ escrita, caso, o professor/educador aja eticamente frente ao processo de ensino-aprendizagem e não desperdice obras literárias e estímulos na hora de praticar a leitura e a escrita.

Palavras-Chave: Leitura. Escrita. Aprendizagem

INTRODUÇÃO

A escrita é algo a mais que a leitura, precisa ter habilidades específicas, a qual precisa ser aplicada e ensinada. Garcia descreve da seguinte forma os problemas encontrados na escrita:

As dificuldades de aprendizagem da escrita poderiam ser conceitualizadas nos seguintes termos: trata-se de casos que, sem nenhuma razão aparente manifestam-se dificuldades na aprendizagem da escrita no contexto de uma inteligência normal bom ambiente familiar e socioeconômico, escolarização correta, normalidade na percepção e na motricidade, e suspeita-se que o déficit esteja em alguma disfunção na área da linguagem. Alem disso as áreas não linguísticas funcionam adequadamente, como, por exemplo, em raciocínio e calculo numérico. Igualmente é comum observar as dificuldades de aprendizagem da escrita associadas à leitura, ou ainda que, de alguma forma, se de dissociação (1998, p.98)

A criança com dificuldades na leitura e na escrita precisa de uma rotina. Almeida (2011, p.17) afirma que “estas crianças precisam de rotina, elas necessitam dos mesmos sinalizadores, do mesmo tom de voz, da mesma elaboração, da mesma abordagem, da mesma maneira de começar, desenvolver e finalizar uma atividade”.

O jeito que esse professor age com esse aluno permite que haja uma concentração e evite gastos de energia intelectual. Os recursos, de acordo com Almeida (2011) também devem ser simples e objetivos acompanhados de uma boa condução das atividades. Pode-se dizer que é um trabalho de longo prazo e inspira paciência da parte do professor dependendo do grau de dificuldade que apresenta essa criança e espera o tempo necessário para obter os resultados alcançados. A criança não nasce com dificuldade na leitura e escrita, mas elas aparecem ao longo do processo de aprendizagem e essa dificuldade tem sido reconhecida como um dos fatores que interferi no aprendizado e na autoestima dessa cria. Muitas dessas dificuldades poderiam ser resolvidas ou trabalhadas dentro da instituição escolar pôr para que isto ocorra de forma adequada é necessário que os processos de leitura e escrita das crianças sejam compreendidos de forma adequada. Os pais também podem participar do processo de desenvolvimento da leitura e escrita oferecendo apoio e condições de aprendizagem especialmente aquelas que têm mais dificuldades.

De acordo com Morais (1986),

“A falta de estimulação adequada, métodos de ensino inadequados, problemas emocionais, falta de maturidade e dislexia, são causas de dificuldades na aprendizagem”. (Morais, 1986)

 Para Morais (1986), a partir do momento em que a criança começa a sentir dificuldades para acompanhar é necessário um diagnóstico para detectar as causas do não aprender, porque a criança que apresenta dificuldades de aprendizagem possui uma autoestima negativa que é decorrente de constante fracasso escolar. A valorização desta autoestima deve ser motivo de preocupação em todos os envolvidos no processo educacional, para o sucesso de sua aprendizagem.

Para Simpson (1973), mesmo as crianças com dificuldades na leitura e escrita, podem desenvolver-se em outras áreas do conhecimento, As áreas de interesse da criança devem ser estimuladas para desenvolver sua autoestima.

“Crianças com dificuldade para ler e escrever têm geralmente habilidades para a música, pintura, Matemática, Ciências e cabe ao professor reforçar, auxiliando a utilizar com meio de compensar suas limitações.”

 (Simpson,1973, p. 13).

Fundamentar-se para a realização desta para que a criança tenha sucesso no processo de alfabetização. A pesquisa chegou à conclusão de que toda criança é capaz de aprender e que cada um tem o seu tempo certo, e a escola pode ajudar nessa evolução. Porque uma é diferente da outra cada uma tem um potencial e uma habilidade. Identificar causas e fatores que dificultam a aprendizagem dos alunos durante o processo de alfabetização e buscar estratégias que os professores podem utilizar em sua prática docente, contribuindo com as crianças para que possam evoluir de maneira significativa; analisar criticamente o processo de como acontece o ensino da leitura e da escrita. A pesquisa foi organizada e estruturada procurando entender os problemas levantados sobre a leitura e a escrita. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e os autores que a embasaram, entre outros são: Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Smith, Becker, Soares. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, sendo desenvolvida através de pesquisa bibliográfica exploratória (livros, metodologia científica, dicionários, pesquisa em obras de diversos autores, revistas, jornais, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (244 Kb)   docx (339.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com