TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NO COTIDIANO

Por:   •  2/5/2018  •  Artigo  •  4.882 Palavras (20 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 20

INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO VALE DO ACARAÚ-IVA[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA ESPECÍFICA EM LINGUA PORTUGUESA

EDIANE GONÇALVES LIMA

AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NO COTIDIANO.

AMONTADA – CEARÁ

SETEMBRO 2012.


EDIANE GONÇALVES LIMA

AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NO COTIDIANO ESCOLAR.

Artigo apresentado ao Curso de graduação em Licenciatura Especifica em português como parte dos requisitos para obtenção do titulo de Licenciado em Português da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, sob a orientação da Profª. Especialista Língua Portuguesa e Co-orientação da Profª. Maria de Fátima Medeiros Bruno.

AMONTADA – CEARÁ

SETEMBRO 2012.

Folha de Aprovação[pic 2]

Artigo apresentado à Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, como requisito principal para obtenção do título em especialista em Português.

Título do Trabalho: As dificuldades de leitura e escrita no cotidiano

Autor(a): Ediane Gonçalves Lima

Orientador(a): Maria de Fátima Medeiros Bruno.

Co-orientador(a): _________________________.

Aprovado em ____/ ____/ _____

Banca Examinadora

_____________________________________________

Orientadora

_____________________________________________

Co-Orientadora

PARECER[pic 3]

De acordo com a Resolução Nº 33/2006 do Conselho de Pesquisa e Ensino e Extensão – CEPE, da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA que dispõe sobre a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC como componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de Graduação, avaliamos o trabalho aqui apresentado, sob a forma de artigo científico e, considerando que este se encontra em consonância com a legislação vigente e as normas da Associação Brasileira de Norma Técnica – ABNT.

Somos pela: Aprovação (    ) e atribuímos a nota _________ (      ).

Não aprovação (    ) justificativa: _____________________________.

Itapipoca – CE, _____ de ___________________ de _________

_________________________________________________________

Orientadora – Profª Esp.

_____________________________________________________

Co-Orientadora – Profª Esp.

______________________________________________________

Prof. (a) Examinador (a)

AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NO COTIDIANO ESCOLAR.

Ediane Gonçalves Lima.

RESUMO: O presente trabalho tem como tema, as dificuldades de leitura e escrita no cotidiano e tem como objetivo de compreender quais os fatores que dificultam o processo de aprendizagem dos alunos, no que corresponde às habilidades de leitura e escrita. Partido-se da probabilidade de se compreender o que é leitura e o que escrita faz-se necessário antes de tudo, entendê-la como processo, como meio para a relação de aprendizagem. A pesquisa busca apontar várias causas como sendo responsáveis pela deficiência na escrita e na leitura, além de fornecer um embasamento teórico sobre o que são dificuldades de aprendizagem. As causas para essas problemáticas podem estar relacionadas às praticas desenvolvidas e que não estariam contribuindo para que não avance em sua capacidade e no desenvolvimento das suas potencialidades para aquisição da leitura e escrita. Diante disto, a partir do levantamento bibliográfico entender o que são dificuldades de aprendizagem, quais os fatores responsáveis, como a prática pedagógica contribui como estratégia de intervenção, qual deve ser a postura do professor quando identifica alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, como estes professores trabalham com os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem e se a prática pedagógica é suficiente para intervir com estes alunos.

Palavras-Chaves: Dificuldade aprendizagem; Leitura e escrita; Pedagogia.

  1. INTRODUÇÃO

O mundo moderno vem se constituindo no mundo da comunicação que se faz através de exigências de códigos, sinais, gráficos, ou seja, de leitura. Essas exigências são tantas que vêm se constituindo no elemento seletivo do processo de aculturação e socialização do homem. Dessa forma, o presente estudo pretende fazer uma abordagem reflexiva acerca da dificuldade de leitura e escrita.

São muitos os problemas e situações que afetam as crianças nas mais variadas formas e a escola, como mediadora das dificuldades de leitura e escrita, muitas vezes desprezadas até pela precariedade de material do ensino disponível, até nos próprios textos usados, deve questionar-se entender nesta situação do insucesso da leitura e escrita.

Muitos estudiosos pensadores e professores se fazem essas interrogações, mas é muito difícil encontrar respostas capazes de solucionar os problemas de aprendizagem que afetam os alunos não só no município de Amontada, mas todo o país, apesar de todas as pesquisas existentes na área.

É incrível ver como alunos de uma faixa etária que estão cursando o mesmo ano escolar apresentam um nível de aprendizagem tão diferenciado já que, enquanto uns conseguem ler, escrever, outros não conseguem escrever nem o seu próprio nome, não lêem nenhuma palavra ou até não reconhecem palavra ou até não reconhecem nenhuma letra do alfabeto ou os números.

Diante da realidade acima exposta, surge, então um questionamento: Quais são as deficiências que os alunos apresentam na leitura e na escrita?

É possível acreditar que as estratégias de leitura e escrita indicadas em sala de aula não sejam capazes de promover as competências comunicativas do aluno.

Algumas causas das dificuldades de aprendizagem são: problemas familiares, disortográfica, imaturidade, falta de perseverança na execução das tarefas, problemas de saúde, hiperatividade, distúrbio psicossociais, deficiência motora, relacionamento interpessoal, deficiência visual, deficiência auditiva, ou a escola que muitas vezes não oferece oportunidade diversificadas de alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (231.6 Kb)   docx (53.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com