TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  2/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: 6

Aluno: Lucas

Turma: MBA Executivo – Gerenciamento de Projetos

Tarefa: Análise do caso da empresa CCC

INTRODUÇÃO 

O gerenciamento de projetos, é uma prática de extrema importância para o sucesso das organizações. Quando alinhado corretamente com a estratégia da empresa, aumentas as chances de alcançarem os objetivos estratégicos de uma forma mais assertiva, produtiva e eficiente. Pensando nisso, a empresa CCC, que sempre investiu em marketing para manter-se em evidência, criou, no ano passado, um programa de âmbito nacional a fim de patrocinar eventos culturais que fortaleçam a sua marca. Além disso, adquiriu a DT Produções com o intuito de usá-la como incubadora e executora de eventos.

Este programa é composto por subprojetos, projetos ou trabalhos, com um único propósito, que é fortalecer a sua marca.

O plano atual da CCC é promover um grande evento em Porto Alegre, com as principais bandas de rock da década de 80, no final do ano, gerando maior exposição da marca e engajamento de seu público e clientes. Para isso irá contar com o apoio de empresas do ramo de fast food, com a tecnologia em equipamentos para iluminação cénica já disponíveis pelo Centro Eventos FIERGS, onde o evento será realizado, e todo o know-how da equipe da DT Produções, além dos recursos que a própria CCC irá disponibilizar.

A DT Produções ficará responsável por conduzir os projetos relacionados ao evento. O gerenciamento de projetos segundo o PMI (2013ª:5) “é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas as atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos”.

DESENVOLVIMENTO

Analisando esse evento, podemos afirmar que se trata de um projeto, pois é temporário, ou seja, tem data de início e fim, é singular, pois é um evento único, progressivo, pois são realizados em etapas.

Um projeto pode ser dividido em fases, a fim de facilitar o seu desenvolvimento, e cada fase pode conter alguns ou todos os 5 grupos de processos: iniciação, planejamento, monitoramento e controle e encerramento.

No projeto evento, dividiremos em 6 fases: desenho do projeto, planejamento do evento, preparação e mobilização, evento, desmobilização e finalização.

Fase 1 - Desenho do projeto

Na primeira fase, teremos um grupo de processo, a Iniciação, onde realizaremos: o termo de abertura (TAP), que deve ser emitido por um patrocinador, e conter algumas informações como a situação atual e justificativa do projeto; produtos e requisitos, deve apontar um gerente do projeto; os recursos financeiros; riscos; premissas; restrições; objetivos e critérios de sucessos do projeto. Com o TAP publicado, o gerente de projetos já passa a ter autoridade para alocar recursos, em prol da realização dos objetivos definidos. Também a identificação das partes interessadas (stakeholders), que nesta fase são o gestor do projeto, departamento de marketing da CCC, o departamento de produções da DT Produções e os fornecedores.

Fase 2 – Planejamento do evento

Nesta fase, com o TAP já publicado, podemos citar o processo de Planejamento, onde o gerente de projeto deve: desenvolver o plano de gerenciamento de projeto, que segundo o Guia PMBOK® 5ª Edição, é o documento que descreve como o projeto será executado, monitorado e controlado; definir o escopo do projeto, quais bandas irão participar do evento, onde será realizado o evento, como será a distribuição do palco e área de alimentação; desenvolver o cronograma, quando vai começar cada fase, mobilização, montagem da estrutura, organização, realização, desmobilização; planejar o gerenciamento dos recursos humanos, quem vai participar do projeto; identificar os riscos, se chover no dia do evento, se uma banda faltar; planejar o gerenciamento dos riscos, montar tendas, contratar DJ’s para substituir a banda, alugar geradores de energia; planejar o gerenciamento das aquisições, o que vou precisar comprar ou alugar; planejar o gerenciamento das partes interessadas.

Temos o processo de Execução, onde devemos: conduzir as aquisições, fechar os contratos com as bandas e DJ, assinar contrato com empresas de fast food e locações de infraestruturas; gestão do engajamento das partes interessadas.

Também temos nesta fase, o processo de Monitoramento e Controle, onde devemos verificar se tudo o que está sendo, está de acordo com o escopo e orçamento, identificando algo que possa estar sendo feito errado ou que prejudique a realização do evento, e corrigindo da melhor maneira possível.

Fase 3 – Preparação e mobilização

Nesta fase, termos o grupo de processo de Planejamento, onde devemos: Identificar os riscos, principalmente os relacionados a segurança; Planejar as respostas aos riscos, caso tenha algum risco ao trabalhador em uma determinada tarefa, o que pode ser feito para garantir sua segurança;

Temos o processo de Execução, onde se deve: mobilizar a equipe do projeto; gerenciar a equipe do projeto na execução da preparação do espaço e montagem da infraestrutura; realizar a garantia da qualidade, se as infraestruturas estão montadas corretas seguindo as normas de seguranças; gerenciar as comunicações.

Temos o processo de Monitoramento e Controle, onde devemos: monitorar e controlar o trabalho da equipe, afim de garantir que os trabalhos estão sendo realizados corretamente; realizar o controle integrado de mudanças, identificando eventuais problemas que possam afetar o projeto e propondo soluções; controlar o cronograma, afim de que estejam montando a infraestrutura de acordo com o tempo esperado; controlar o custo.

Fase 4 – Evento

Nesta fase temos o processo de Planejamento, onde devemos: Definir as atividades; identificar os riscos, como por exemplo, revistar o público na entrada do evento, afim de garantir que não entrem com nenhum objeto que possam utilizar para ferir alguém; planejar as respostas aos riscos, caso ocarram brigas, o que a equipe de segurança deve fazer;

Temos o processo de Execução, onde devemos: orientar e gerenciar a execução do projeto; gerenciar a equipe do projeto, orientando onde devem se posicionar e quais os trabalhos a serem feitos; gerenciar as comunicações entre as equipes; realizar a garantia da qualidade, para que o evento saia da melhor maneira possível;

Temos o processo de Monitoramento e Controle, onde devemos: controlar o cronograma, se as bandas estão se apresentando no horário marcado; controlar a qualidade, se os shows estão agradando ao público, se as empresas de fast food estão atendendo corretamente o público; Controlar os riscos, garantindo que os geradores estejão funcionando perfeitamente; controlar o escopo, afim de garantir que o que está sendo realizado, está de acordo com o escopo do projeto.

Fase 5 – Desmonilização

Nesta fase temos o processo de Planejamento, onde devemos: Identificar os riscos, principalmente os relacionados a segurança; Planejar as respostas aos riscos, caso tenha algum risco ao trabalhador em uma determinada tarefa, o que pode ser feito para garantir sua segurança; definir as atividades que serão realizadas; seuqncias as atividades a serem realizadas.

Temos o processo de Execução, onde se deve: mobilizar a equipe do projeto; gerenciar a equipe do projeto na desmontagem do espaço e infraestrutura; orientar e gerenciar a execução do projeto.

Temos o processo de Monitoramento e Controle, onde devemos: monitorar e controlar o trabalho da equipe, afim de garantir que os trabalhos estão sendo realizados corretamente; controlar o cronograma, afim de que estejam desmontando a infraestrutura de acordo com o tempo esperado.

Fase 6 - Finalização

Nesta última fase, temos o processo de Encerramento, onde é realizado um documento de validação do encerramento do projeto, se foram atendidas as especificações do escopo. Também é realizado um termo de aceite do projeto, onde a CCC avalia e aprova a execução do projeto. Uma parte interessante neste processo, é a criação de um documento contendo as lições aprendidas, as quais podem ser utilizadas em projetos futuros.

Analisando as estruturas das empresas citadas, conclui-se que a CCC é uma empresa de estrutura funcional, com departamentos e hierarquias bem definidos, mas que ao se deparar com um projeto de âmbito nacional, comprou a DT Produções para executá-lo, esta por sua vez, já tem uma estrutura organizacional projetizada, devido a sua característica principal que é conduzir projetos (eventos), desenvolvendo para este cenário o papel de um escritório de projetos (PMO).

CONCLUSÃO

Com base no estudo sobre a CCC, concluímos que a empresa busca vantagens competitivas no mercado, através do programa de âmbito nacional afim de patrocinar eventos culturais que fortaleçam a sua marca, e para ajudar nesse programa, adquiriu a DT Produções.

O evento musical promovido pela CCC, foi caracterizado com um projeto, devido as suas características quanto a singularidade, temporariedade e progressividade.

Neste projeto, foi possível identificar os 5 grupos de processos envolvidos: iniciação, planejamento, execução, controle e monitoramento e encerramento.

Através do gerenciamento de projetos, é possível as empresas aumentarem suas participações no mercado, diferenciando-se das outras, reduzindo custos, entregando os projetos dentro do orçamento, prazo, de acordo com o escopo e com maior qualidade.

Referências bibliográficas

DO VALLE, André Bittencourt et. al. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos. 3ª edição. Editora IDE.

PMBOK (PMI). PMKB. Disponível em: . Acesso em: 14 fev 2019.

 

FREITAS, Marcos André dos Santos. Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI. 2ª edição. Brasport.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (361.5 Kb)   docx (819 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com