TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Fundamentos de gerenciamento de projetos

Por:   •  20/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de gerenciamento de projetos

Módulo: módulo 6

Aluno: Cristine Paim Dolwitsch Benetti

Turma: 2018/2

Tarefa: Análise caso empresa CCC

Características do projeto 

 Projetos podem ser definidos como uma combinação de recursos organizacionais para se criar algo que não existia anteriormente que irá fornecer uma melhoria na capacidade de desempenho, tanto no desenho quanto na execução de estratégias organizacionais. (Cleland e Ireland, 2012:10).

  Podemos caracterizar o projeto, independentemente de sua natureza e/ou propósito, como sendo temporário, ou seja, tem início meio e fim, faseado, pois é desenvolvido de forma gradativa e singular por entregar um produto/serviço único ao seu cliente.  

  Desta forma, o “evento musical em Porto Alegre” é considerado um projeto, pois as seguintes características são evidenciadas:

  • Ser finito: tem sua data de realização, com duração específica e com prazo para seu final.
  • Ser único: podemos considerar que o evento possui uma formatação única, com métodos e stalkeholders específicos para atender as demandas deste projeto. Futuramente, podem existir eventos similares ou edições futuras, porém este é único, pois o método, o plano e a implantação se darão de maneira exclusiva.  
  • Ser faseado: pois possui fases, que vão desde a aquisição da DT Produções, a determinação do escopo (evento de rock anos 80), planejamento evento (escolha do local, convite de empresas de fast food), sua execução (o evento em si) e seu encerramento (com a desmobilização da estrutura e equipe).

Também é possível verificar que o projeto “evento musical em Porto Alegre” está inserido em um programa de âmbito nacional da CCC que tem por objetivo patrocinar eventos culturais.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

EVENTO MUSICAL EM PORTO ALEGRE

  • INICIAÇÃO

   É o processo que formaliza a existência do projeto, define seus objetivos e escopo, nomeia seu gerente de projetos e dispõe de recursos para a sua realização. Neste processo temos o document TAP (termo de abertura do projeto), que formalmente autoriza o íncío do projeto ou fase.

  Segue, abaixo o TAP do projeto “evento musical em Porto Alegre”:

Termo de abertura do projeto (TAP)

Título do Projeto

 Evento musical em Porto Alegre

Objetivo Geral

 Fortalecer a marca CCC

Justificativa

 Justifica-se pelo objetivo estratégico da CCC que tem como posicionamento a utilização de marketing cultural para a obtenção de vantagem competitiva no mercado.

Premissas

 O gênero musical escolhido possui audiência de variadas faixas etárias, possibilitando uma maior lotação do evento.

Breve Descrição

 Trata-se de um evento musical em Porto Alegre com as principais bandas de rock da década de 80.

Patrocinador

 Empresa CCC

Estimativa de Investimentos

 R$: 4 milhões de reais

Estimativa de Prazo

 Janeiro de 2019

Fatores Críticos de Sucesso

 Autonomia do gerente de projetos, divulgação do evento de maneira adequada.

Principais Riscos

- Escolha das bandas de rock;

- A estrutura tecnológica estar centralizada na FIERGS;

Restrições

 A capacidade do evento é para 3 mil pessoas.

Stakeholders

 DT Produções, Empresa de fastfood, bandas e FIERGS

Comitê Executivo

- Diretor CCC;

- Diretor DT produções;

Gerente de Projeto

 Gerente de projetos DT Produções

  • PLANEJAMENTO

       O processo de planejamento estabalece o que deve ser feito e como deve ser feito. Pode ser entendido como um macroprocesso que visa o atendimento dos objetivos do projeto. É importante ressaltar que o planejamento permeia todo o ciclo de vida do projeto, pois definirá mais precisamente o escopo, o custo e o prazo do projeto, estabelecerá a organização do trabalho e fornecerá uma estrutura para revisão e controle de suas entregas.

     De acordo com o guia PMBOK® (2013), “o planejamento irá atuar sobre as 10 áreas do conhecimento de gerenciamento de projetos na forma de planos que detalham como a equipe irá se organizar para produzir as entregas do projeto”.

   Neste processo, é estabelecido a estrutura analítica do projeto (EAP), que segundo Xavier (2009) “trata-se de uma lista hierárquica que pode ser representada de forma gráfica e que deve conter subprodutos necessários ao gerenciamento do projeto”.

   Segue, o EAP do projeto evento musical em Porto Alegre:

[pic 1]

  • EXECUÇÃO

O processo de execução é colocar em prática o que foi definido no processo planejamento através do plano de planejamento do projeto.  Desta forma, a execução é a realização o evento musical, onde se dará a integração de pessoas (músicos das bandas, produtores, recepcionistas, seguranças, atendentes da praça de alimentação, colaboradores da Fiergs), organizações (CCC e DT produções) e recursos (alimentação, sonorização, multimídia, internet, telefonia), produzindo a entrega do projeto.

A medida que a execução é realizada, o processo de planejamento provavelmente é afetado, pois imprevistos e situações inesperadas normalmente ocorrem no momento da execução e alteram os planos previamente estabelecidos, demonstrando a sobreposição dos processos durante o ciclo de vida do projeto.

                       Neste processo pode-se utilizar a matriz de responsabilidades, conforme sugestão:

Nome

Função no projeto

Planejamento

Cronograma

Qualidade

Custo

RH

Vera

Patrocinador - CCC

A

A

A

Joaquim

Gerente projeto

R

R

P

P

P

Lúcia

Time do Projeto

I

I

R

P

P

Anderson

Time do Projeto

I

I

P

R

P

Valentina

Time do Projeto

I

I

P

P

R

R= responsável      A= aprova      I= deve ser informado  P= participa da atividade

  • MONITORAMENTO E CONTROLE:

De acordo com o guia PMBOK® (2013a:449):

     O grupo de processos de monitoramento e controle consiste nos processos necessários para acompanhar, analisar e regular o progresso e o desempenho do projeto, identificar todas as áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes.

Tendo como premissa que a execução não ocorre 100% conforme o planejamento, o processo de monitoramento e controle vem para garantir que a execução do projeto cumpra os padrões de, por exemplo, tempo, custo e qualidade pré-estabelecidos.

No caso do evento musical, podemos considerar ferramentas deste processo relatórios de desempenho do trabalho, que, por exemplo, apontam o andamento do cronograma, do controle de custos e envolvimento das partes interessadas.

  • ENCERRAMENTO:

São os processos que finalizam todas as atividades do projeto, tais como: desmobilizar a equipe do projeto, encerrar contratos, divulgar resultados e analisar a entrega do projeto.

No caso do projeto analisado podemos considerar processos de encerramento as aseguintes ações: desmobilização da estrutura do evento, desmobilização da equipe, divulgação da lotação e dos feedbcaks em redes sociais.

Conforme abordado na disciplina, o processo de lições aprendidas é considerado essencial para a possibilidade de melhoria continua da organização, pois nele fica explicitado os fatores de sucesso e situações de fracassos do projeto, sendo deste forma, um valioso documento para prevenir a repetição de falhas em projetos futuros.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Realizando a análise da empresa CCC é possível determinar que sua estrutura organizacional é funcional, pois apesar de ter em sua estratégia de marketing um programa de patrocínio de eventos culturais para fortalecer sua marca, sua ação foi de adquirir a DT Produções e não de instituir em sua estrutura organizacional a área de projetos.

Com este posicionamento e conforme VALLE (2014), estabelecemos que a CCC trata-se de uma estrutura funcional,  baseada nas atividades tradicionais de uma organização, não havendo a posição de gerente de projetos e por consequência, não existindo uma visão do projeto como um todo, O que ocorre é que cada membro envolvido atua de forma parcial, somente com as ações que lhe competentem, sem a efetiva integração das áreas envolvidas no projeto.

Já a DT Produções tem sua estrutura projetizada, pois sua estrutura esta orientada a realização de eventos, ou seja, sua atividade essencial é gerenciar tais eventos, que sob a ótica da gestão de projetos e pela discussão até então realizada, são considerados projetos, pois atendem aos requisitos de características de projetos (ser finito, ter entrega única e ser faseado).

Conforme o conteúdo abordado na disciplina, a estrutura projetizada tem como produto a entrega de projetos, ou seja, seus outpts são exclusivamente entregas de projetos aos clientes. Na estrutura projetizada o gerente de projetos possui autonomia e autoridade na condução dos projetos, sendo que a equipe responde unicamente à ele, não havendo a posição de gerentes funcionais nesta estrutura organizacional.

Referências bibliográficas

CLELAND, D. I.; IRELAND, Lewis R. Gerência de projetos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2002.

MONTES, Eduardo, Grupos de Processos de Planejameto,

Disponível em:  02 de agosto de 2018 https://escritoriodeprojetos.com.br/grupo-de-processos-de-planejamento 

OLIVEIRA, Amauro, Fundamentos de gerenciamento de projetos, baseado no  PMBOK 5º edição, Disponível em:  02 de agosto de 2018 https://amauroboliveira.files.wordpress.com/2015/11/fundamentos-em-gerenciamento-de-projetos.pdf

VALLE, Andre. Fundamentos do gerenciamento de projetos / André Bittencourt do Valle...[et al]. – 3. ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014

XAVIER, Carlos Magno, Como criar a Estrutura Analítica de um Projeto (EAP)

Disponível em:  03 de agosto de 2018 http://ead2.fgv.br/ls5/centro_rec/docs/como_criar_estrutura_analitica_projeto.pdf 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (286.5 Kb)   docx (505.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com