TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.594 Palavras (11 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Polo de Jardim

Curso: Geografia Licenciatura

Disciplina: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Desafio Profissional

Crislaine Fatima Rios Alves RA: 1709990417

Monica Reche dos Santos RA: 2865972013

Série: 1º Semestre

Tutor: Ausdy Santos

Maria Clotilde Bastos

Tutor Presencial: Vera Lucia B. Cafure

Jardim – MS

2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho do curso de geografia na modalidade a distância da Universidade Anhanguera UNIDERP expressa à preocupação sobre o uso da tecnologia na área da educação, com qualidade necessária ao bom desempenho das futuras atividades organizacionais do educando. O desafio proposto neste trabalho tem como referência os projetos desenvolvidos na ONG Esperança, onde seu objetivo é analisar o uso da tecnologia no ambiente escolar.

A tecnologia atualmente tem influenciado significativamente na vida das pessoas, pois atualmente no trabalho, na escola, em casa ou até mesmo na rua as pessoas interagem constantemente com tecnologias, através de jogos, telefones celulares, internet, redes sociais, entre outros. As informações que as tecnologias disponibilizam são cada vez mais inovadoras e passam a influenciar em novas formas de pensar, agir e apreender. O computador é uma ferramenta estratégica da educação, sendo que através desta máquina, com acesso a internet, é possível oferecer uma grande fonte de conteúdo de varias áreas do conhecimento, contudo, o mesmo “se tornou uma ferramenta poderosa em recursos, velocidade, programas e comunicação. O computador nos permite pesquisar, simular situações, testar conhecimentos específicos, descobrir novos conceitos, lugares, ideias” (MORAN, 2000, p.44).

A tecnologia passou a ser tratada como uma importante ferramenta na vida social. O acesso à Internet e a variedade de diferentes usos como pesquisa, investimentos e comércio eletrônico, troca de mensagens como outro lado do planeta são hoje atividades comuns no mundo inteiro. Muitas crianças e adolescente ficam fascinados com as inovações, porém somente algumas delas têm frequentemente o contato com a tecnologia na escola. A tecnologia em sala de aula usada pelos docentes durantes suas aulas podem ajudar a estabelecer um elo entre conhecimento acadêmico com os adquiridos pelos alunos, ocorrendo assim uma troca de experiência entre o professor e o aluno.

Para melhor entender este desafio o mesmo esta dividido em quatro partes. No primeiro passo foi sugerido o recurso tecnológico, suas justificativa e estratégias de uso, objetivos e aplicação de tecnologias assistivas que poderá fazer parte do projeto da ONG Esperança. Já o segundo passo foi analisado o projeto “Esperança com tecnologias para educação”, como contribuição para formação das crianças. No terceiro passo foram propostos alguns conteúdos virtuais que podem ser utilizados na capacitação dos docentes. Nesta parte do trabalho poderão ser encontradas as páginas online de cursos e ainda a justificativa da escolha de cada um bem como sua sinopse. E por fim, as considerações finais deste trabalho.


Passo 1

Ambiente/ Sala Temática: Sala de Informática

Usuários: Crianças de 6 a 12 anos

Recursos Tecnológicos: Computadores, notebooks e tablets.

Justificativa e estratégias de uso: Fazer com que as crianças e adolescentes aprendam o manuseio básicos dessas ferramentas, fará com que o processo de aprendizagem da escrita e leitura aconteça rapidamente, devido à facilidade de identificar as letras no teclado. Através de computadores, notebooks e tablets a criança terá uma melhor compreensão na diferenciação destes recursos que apesar de serem diferentes formatos possuem programas e aplicativos que são utilizados da mesma forma. Ambos os recursos tecnológicos permitirá que a criança aprenda conteúdos educativos de forma lúdica através de jogos e atividades interativas e ainda poderá auxiliar no desenvolvimento de suas habilidades com criatividade e coordenação.

Objetivos: Apresentar as crianças um novo conceito de tecnologia, através dos recursos tecnológicos que mais são utilizados atualmente.

Aplicação de Tecnologias assistivas: É um termo relativamente novo, que visa utilizar todo tipo de recursos ou serviços que possam ampliar as habilidades de pessoas com deficiência. Existem diversos equipamentos modificados para dar melhor assistência para pessoas com deficiência. Por exemplo, os computadores possuem diversos tipos de dispositivos de entrada e saída que auxiliam pessoas com deficiência. O software leitor é usado para produzir efeitos sonoros conforme os dados são digitados, assim o deficiente visual poderá navegar na internet com mais facilidade. Este recurso faz com que o deficiente desempenhe melhor sua função de forma mais independente. Além das tecnologias atuais existe um grande número de recursos simples e de baixo custo utilizados como tecnologias assistivas que podem ser disponibilizados durante as aulas. Filho (2012, p. 68) menciona algumas delas: suportes para visualização de textos ou livros; fixação do papel ou caderno na mesa com fitas adesivas; engrossadores de lápis ou caneta confeccionados com esponjas enroladas e amarradas, ou com punho de bicicleta ou tubos de PVC “recheados” com epóxi; substituição da mesa por pranchas de madeira ou acrílico fixadas na cadeira de rodas; órteses diversas, e inúmeras outras possibilidades.

Passo 2

ONG Esperança: formando crianças e adolescente

As ONGs (Organizações Não Governamentais) têm contribuído para o aprendizado de muitas crianças, adolescentes e também adultos. Elas surgiram como uma nova peça na construção de uma entidade mais eficiente e aberta à sociedade. Durante o tempo surgiram diversos centros de ensino no mundo, porém as organizações não governamentais se tornaram um importante meio para a formação de pessoas mais carentes, pois abriram espaços para discutir diferentes temas como forma de aprendizado. As ONGs se caracterizam por atuarem a favor da cidadania, transformado a vida de indivíduos que se entravam sem perspectiva de trabalho e até mesmo em situação de extrema desigualdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (334.8 Kb)   docx (202 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com